Ciclo homenageia Henrique E. Santo
A Cinemateca Portuguesa presta homenagem ao produtor Henrique Espírito Santo com a exibição de um ciclo de cinema que recorda as várias facetas de «uma das figuras incontornáveis do Cinema Novo português».
Os promotores da iniciativa descrevem o homenageado, hoje com 84 anos, como um «cineclubista de formação, antifascista militante por convicção, director de produção e produtor de profissão e, 'last but not the least', formador de toda uma geração de profissionais de cinema, na área da produção».
A programação iniciou-se na segunda-feira, 15, com «O Recado» (1971), de José Fonseca e Costa, com Maria Cabral, o primeiro filme no qual Henrique Espírito Santo assina a direcção de produção.
Até ao final do mês serão projectados mais cerca de 30 filmes, de que se destaca «Veredas» (1977), de João César Monteiro; «Jaime» (1974), de António Reis; «Ardiente Paciencia» (1983), de Antonio Skármeta, e «A promessa» (1972), de António de Macedo.
No próximo dia 26, a Cinemateca exibirá o filme «As desventuras do Drácula von Barrreto, nas Terras da Reforma Agrária», de 1977, no qual Henrique Espírito Santo participa como actor.