Palestina em escombros

LUSA


Mi­lhares de ha­bi­ta­ções nos ter­ri­tó­rios pa­les­ti­ni­anos estão total ou par­ci­al­mente ar­ra­sadas. A mai­oria situa-se na Faixa de Gaza, onde três quartos das casas atin­gidas pelos bom­bar­de­a­mentos is­ra­e­litas du­rante a agressão mi­litar ocor­rida em 2014 per­ma­necem em es­com­bros e, por isso, ina­bi­tá­veis.

Nesse con­texto de de­vas­tação, a Ofi­cina de Co­or­de­nação de As­suntos Hu­ma­ni­tá­rios da ONU cal­cula que sejam ne­ces­sá­rios cerca de 571 mi­lhões de dó­lares para ace­lerar os pro­cessos de re­cons­trução mais ur­gentes, e alerta para a emer­gência de res­posta a uma ca­rência sen­tida por de­zenas de mi­lhares de fa­mí­lias.

A maior parte do valor re­cla­mado (65 por cento) des­tina-se a pro­jectos no ter­ri­tório blo­queado por Is­rael desde 2007 e pe­ri­o­di­ca­mente atin­gido por ofen­sivas pu­ni­tivas si­o­nistas de larga en­ver­ga­dura, mas na Cis­jor­dânia o nú­mero da­queles que não têm um tecto também tem vindo a crescer.

Essa foi, aliás, uma pre­o­cu­pação ma­ni­fes­tada re­cen­te­mente pelo se­cre­tário-geral das Na­ções Unidas, or­ga­ni­zação que es­tima em 18 mil o con­junto das ha­bi­ta­ções que em ambos os ter­ri­tó­rios ca­recem de in­ter­venção.

A este ce­nário, acresce a in­ten­si­fi­cação por parte de Is­rael da po­lí­tica de ex­pulsão dos pa­les­ti­ni­anos e de cons­trução de co­lo­natos nos do­mí­nios his­tó­ricos da­quele povo. Ainda no final do mês de Ja­neiro, Te­la­vive aprovou a cons­trução de mais de 153 novas ha­bi­ta­ções na Cis­jor­dânia, onde, se­gundo a ONG Peace Now, Is­rael pre­tende ins­talar um total de 53 mil casas para co­lonos ju­deus.

A 11 de Fe­ve­reiro, o exér­cito is­ra­e­lita des­truiu 75 casas (so­bre­tudo) e infra-es­tru­turas de pa­les­ti­ni­anos na Cis­jor­dânia. As au­to­ri­dades pa­les­ti­ni­anas afirmam que este tipo de ac­ções se re­pete quase di­a­ri­a­mente.

 



Mais artigos de: Internacional

Mais gasolina para a fogueira

Tur­quia e Arábia Sau­dita pre­tendem en­viar tropas para a Síria, ini­ci­a­tiva que os ali­ados da Re­pú­blica Árabe ad­vertem que pode levar a uma es­ca­lada da guerra para lá das fron­teiras do Médio Ori­ente.

China e Rússia denunciam ameaça

Pe­quim e Mos­covo acusam o go­verno norte-ame­ri­cano de ma­ni­pular a questão nu­clear na pe­nín­sula co­reana para ali ins­talar um sis­tema de mís­seis que, dizem, ameaça a sua se­gu­rança.

A crise venezuelana <br>em perguntas e respostas

Muito se fala na crise económica pela qual atravessa a Venezuela. Os jornais da direita mais reaccionária quando se referem à revolução bolivariana é para noticiar as dificuldades da população para conseguir alimentos, medicamentos ou produtos de higiene...

Recorde de vítimas afegãs

O nú­mero dos que mor­reram ou re­sul­taram fe­ridos em re­sul­tado da guerra no Afe­ga­nistão atingiu, em 2015, a maior cifra dos úl­timos anos, ad­verte a ONU.

Bolívia enfrenta <br>campanha de direita

Cerca de 6,2 milhões de bolivianos estão convocados a decidir no próximo domingo, 21, se aceitam ou rejeitam que o artigo 168 da Constituição da Bolívia seja alterado. A mudança, proposta por organizações políticas e sociais que apoiam o processo...

Acordo restabelece voos regulares <br> entre Cuba e os EUA

Delegações de Cuba e dos EUA assinaram, anteontem, em Havana, a capital cubana, um memorando de entendimento para o reestabelecimento de ligações aéreas regulares entre os dois países. Os voos comerciais directos devem ser retomados já no próximo Outono, pondo fim...