Editorial
Opinião
Crónica Internacional

A crise de quem???

A passada segunda-feira foi marcada pelas perdas acentuadas na bolsa de Xangai a que se sucedeu um efeito «dominó» com...
Actual

Arranjos

Neste tempos em que foi declarado o estado de alerta nas hostes da política de direita com vista à sua sobrevivência,...
Actual

1082

1082 euros – foi esse o valor que, em média, cada família com crianças gastou em educação em 2014....
Actual

Os marcianos!

António Costa foi entrevistado um dia destes por um semanário nacional a propósito do próximo acto eleitoral....
A talhe de foice

A ver se fogem

Ao afirmar a semana passada que «são as empresas que criam empregos; não são os partidos, não são os...
PCP

Um passo na luta pela alternativa

As eleições para a Assembleia da República, no próximo dia 4 de Outubro, assumem uma inegável importância. Pelo que representam em si mesmo e nos objectivos que lhe estão associados, ou seja a eleição dos 230 deputados em disputa e a escolha dos que efectivamente podem assegurar a defesa dos interesses e direitos do povo português.

Em Foco

A propósito da evolução<br>da situação na Grécia

Quando, ao contrário de esperanças abertas pelas eleições de 25 de Janeiro – em que o povo grego expressou a rejeição das ruinosas e desumanas políticas dos «memorandos», a condenação dos partidos que no governo conduziram o país a uma dramática situação e a sua profunda vontade de mudança – a Grécia se confronta com um terceiro programa de resgate, é oportuno procurar sintetizar os principais traços da evolução da situação desde aquelas eleições e os principais ensinamentos que comporta para a nossa própria luta por uma alternativa patriótica e de esquerda em Portugal e por uma outra Europa de cooperação entre estados soberanos e iguais em direitos, de progresso e de paz, uma Europa dos trabalhadores e dos povos.

Legislativas

Mais votos na CDU <br>para derrotar <br>política da direita

Na segunda-feira, 24, dia em que terminou o prazo para a apresentação de candidatos a deputados à Assembleia da República (AR) para as eleições de 4 de Outubro, a Coligação PCP-PEV realizou uma iniciativa em Almada para dar a conhecer a composição global e as características das listas da CDU, força política que concorre em todos os círculos eleitorais do continente, das regiões autónomas da Madeira e dos Açores, da emigração, na Europa e Fora da Europa.
Jerónimo de Sousa apelou ao voto na CDU para impor uma das maiores derrotas de sempre à política de direita.

Gente de confiança

As listas da CDU combinam experiência, provas dadas, renovação, rejuvenescimento e ligação à realidade do País, afirmou, em Almada, o Secretário-geral do PCP.

Esclarecimentos e respostas

Numa carta enviada aos três canais de televisão, dia 24, a CDU reafirmou a sua posição relativa aos debates eleitorais e comunicou, em particular, a sua decisão quanto ao conjunto dos debates propostos – o grande debate e os frente-a-frente – face às decisões tornadas públicas pela coligação PSD/CDS.

Derrotar a política de direita

Na apresentação dos candidatos da CDU pelo círculo eleitoral de Aveiro, Miguel Viegas, cabeça de lista, manifestou confiança num bom resultado eleitoral no distrito. Jerónimo de Sousa defendeu o desenvolvimento soberano do País.

Proposta com soluções

Centenas de pessoas participaram quinta-feira, 20, na Figueira da Foz, num comício com Jerónimo de Sousa onde foi apresentada a lista da CDU pelo círculo eleitoral de Coimbra.

Força a quem tem soluções

Com confiança no reforço da CDU e a convicção de que é possível um novo rumo para o País, duas centenas de pessoas estiveram presentes, dia 18, em Serpa, na sessão pública de apresentação dos candidatos da CDU pelo círculo de Beja às eleições para a AR.

Reforçar a CDU

No sábado, 22, realizou-se na Mata do Paraíso, em Vialonga (Vila Franca de Xira), o Piquenique CDU, que contou com a...

Périplo pelo Algarve

Num comício realizado no dia 18 na zona ribeirinha de Portimão, Paulo Sá, primeiro...

Valorizar os trabalhadores

A situação dos trabalhadores, fragilizada pela política de direita, foi o tema principal de um encontro da CDU com a...

Low-cost não são solução

Em conferência de imprensa, realizada no dia 20, no Porto das Pipas, em Angra do Heroísmo, Paulo Santos, candidato da CDU pelo...

CDU nas redes sociais

A CDU está, desde Abril, presente nas redes sociais Facebook, Twitter e Google+. Para encontrá-la basta acrescentar...

Breves

Trabalho e honestidadeAnteontem, 25, no Parque Aquilino Ribeiro, teve lugar a apresentação da lista de candidatos da...

Apoiamos a CDU

Ana Biscaia – ilustradora  António Azevedo – Núcleo de Ciências...
PCP

Governo responsável por sufoco

O aumento do preço dos manuais escolares imposto pelo executivo PSD/CDS aprofundou as dificuldades das famílias com filhos em idade escolar, acusa o PCP, para quem a Educação é «um valor estratégico fundamental para o desenvolvimento do País».

Basta de prejuízos

«A anulação do processo de “subconcessão” – eufemismo para privatização –...

Sanha privatizadora

A «concessão» do serviço de transportes até agora assegurado pela MoveAveiro e a cedência da quota...

PCP recebe ANF

O PCP recebeu uma delegação da Associação Nacional das Farmácias (ANF), composta pelo seu presidente e pelo...
Trabalhadores

Lutas apontam às eleições

Depois das greves e manifestações dos últimos dias, trabalhadores e sindicatos da enfermagem, Administração Local, forças de segurança, transportes, hotelaria e comércio anunciaram acções para o período pré-eleitoral.

Crise é desigual

O crescimento das desigualdades, que Passos Coelho diz agora querer combater, é «um resultado da política dita de austeridade e não propriamente algo inesperado, alheio à política de direita e às práticas governamentais».

Acidentes mortais

«É preciso intensificar a luta por melhores condições de vida e de trabalho, pela afirmação da...

Concursos e mentiras

Avaliando os anúncios de abertura de concursos para selecção de pessoal não docente, divulgados nas...

Horários de risco

Trabalhar 55 horas ou mais por semana aumenta consideravelmente o risco de enfarte, revelou um estudo publicado, dia 20, pela revista The...
Nacional

Urge pôr fim à escalada

O CPPC manifesta preocupação sobre «o aumento da violência» contra o povo palestiniano», ilustrando-a com diversos exemplos e fazendo um apelo à denúncia dos crimes cometidos por Israel.

Pelo fim do bloqueio

Numa moção aprovada por unanimidade, o município de Palmela salienta que o levantamento do bloqueio a Cuba é «fundamental para o reforço da sua independência» e o «desenvolvimento económico e bem-estar dos cidadãos cubanos».

Europa

Violência xenófoba

Grupos neonazis envolveram-se, no sábado, 22, em confrontos com a polícia para impedir a instalação de imigrantes num centro de refugiados nos arredores de Dresden.

Dívida, dúvidas, certezas

Não passaram ainda dois meses desde que o povo grego rejeitou de forma clara, em referendo, os chamados...
Internacional

Mais direitos, mais democracia

Centenas de milhares de pessoas manifestaram-se, dia 20, em várias cidades do Brasil, pela democracia, contra o golpe, pela retoma do crescimento e a preservação os direitos dos trabalhadores.

Temas

O euro aflige as almas piedosas

Um dia far-se-á a história da história do euro. A responsabilidade político-partidária é bem conhecida: PS e PSD (o CDS estava numa de PP, e deixou para mais tarde a sua viragem a favor do euro). As forças sociais e económicas que incentivaram e exigiram essa decisão também: as forças do grande capital monopolista, as principais confederações patronais, o capital financeiro (ver composição da «Associação para a União Monetária europeia», com a participação dos principais bancos portugueses e cujo director para Portugal era Belmiro Azevedo). As mesmas que já tinham aberto caminho à «europa Connosco» e à adesão à CEE.

Argumentos
TVisto

Sardinhas, quotas e gente

Ao longo do ano em curso, por várias vezes a televisão nos informou de que pescadores perderam a vida no mar quando,...
Um Livro por Mês

Ironia, mordacidade, reinvenção

Fernando Assis Pacheco, quando autografava os seus livros – não sei se todos, ou sempre – tinha por hábito...
Memória
Festa do Avante!

É fácil ir, voltar e usufruir da Festa

Ao longo de três dias de um intenso programa político, cultural, artístico e desportivo, é possível desfrutar de um espaço tranquilo e seguro, gozar do convívio aprazível com os amigos e a família, criar novas e duradouras amizades, tudo num local de excelência com diversos serviços para uma Festa melhor e mais cómoda.

Aconteceu

Faleceu António Gaio

António Gaio faleceu, dia 20, aos 90 anos. No seu funeral realizado, dia 23, em Espinho, o PCP fez-se representar por Tiago Vieira,...

Teatro em Setúbal

Quase 40 espectáculos, mais de metade dos quais peças de teatro, compõem o programa da 17.ª edição da...

Bronze na canoagem

Fernando Pimenta conquistou, dia 22, a medalha de bronze na final de K1 1000 metros do Campeonato do Mundo, em Milão.Com este...

Reuniões e outras iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP Sexta-feira, 28 20h00...

A semana em resumo

Frases

“O meu mandato de 25 de Janeiro expirou. Agora o povo deve pronunciar-se. Vocês,...