Acampamento da Ecolojovem no distrito de Aveiro

Conviver e apresentar propostas

Começou ontem, 26, e prolonga-se até dia 30 o acampamento de Verão que a Ecolojovem – «Os Verdes» organiza no Parque de Campismo de Cortegaça (Ovar), sob o lema «Acampamento pela Biodiversidade». 
Numa nota, a juventude de «Os Verdes» afirma que, ao inserir-se na campanha eleitoral, o acampamento é «um momento de reafirmação do projecto ecologista e da CDU (PCP-PEV), e conta com a presença de candidatos do PEV (alguns da Ecolojovem) que integram as listas da Coligação pelo distrito de Aveiro. Também eles participam nas diversas iniciativas agendadas para o distrito, como tertúlias, caminhadas, passeios de bicicleta e de transporte público, acções de rua, visitas e workshops.
Com o acampamento deste Verão, a Ecolojovem – «Os Verdes» pretende «alertar para as políticas erradas dos sucessivos governos que prejudicam o ambiente e a biodiversidade» e, em simultâneo, «apresentar propostas que permitam promover o desejável equilíbrio entre a conservação da natureza, o desenvolvimento e o direito a ter uma vida melhor».

Programa

Hoje, o programa inclui: viagem na Linha do Vouga entre São João da Madeira e Espinho (10h) e posterior contacto com a população desta cidade; workshop sobre elaboração e colocação de ninhos; debate no Furadouro sobre a erosão da orla costeira, com a presença de Miguel Viegas, primeiro candidato da CDU por Aveiro (17h). Para amanhã, 28, estão agendados: caminhada em Estarreja (9h15) e passeio de bicicleta pela Murtosa, com visita ao Museu da Comur (14h). No sábado, o programa inclui: contacto com a população e iniciativa sobre a monocultura do eucalipto em Águeda (10h), ida à praia da Barra/Costa Nova (14h), visita à cidade de Aveiro (18h) e debate na Junta de Freguesia de Vera Cruz (21h30). No domingo, 30, será feito o balanço do acampamento na praia da Cortegaça.




Mais artigos de: Nacional

Urge pôr fim à escalada

O CPPC manifesta preocupação sobre «o aumento da violência» contra o povo palestiniano», ilustrando-a com diversos exemplos e fazendo um apelo à denúncia dos crimes cometidos por Israel.

Pelo fim do bloqueio

Numa moção aprovada por unanimidade, o município de Palmela salienta que o levantamento do bloqueio a Cuba é «fundamental para o reforço da sua independência» e o «desenvolvimento económico e bem-estar dos cidadãos cubanos».

Sanidade animal e segurança alimentar em risco

A sanidade animal, «componente da maior importância para a pecuária», está a ser posta em causa pelos atrasos do Governo no pagamento da comparticipação pública aos produtores pecuários, afirma a Confederação Nacional...