Low-cost não são solução
Em conferência de imprensa, realizada no dia 20, no Porto das Pipas, em Angra do Heroísmo, Paulo Santos, candidato da CDU pelo círculo eleitoral dos Açores, afirmou que, em relação às deslocações para fora da Região, as low-cost não constituem a «solução apregoada», uma vez que estes operadores regulam-se em função do mercado e com uma visão apenas em função do lucro, que não se compadece com as necessidades do serviço público. Como se tem verificado, estes apenas vieram satisfazer um grupo de interesses localizado e não resolvem os problemas da mobilidade dos açorianos.
Paulo Santos defendeu também a necessidade de existirem ligações marítimas de passageiros durante todo o ano e não apenas na época de Verão, tendo referido que esta medida seria importante para a dinamização da economia local, principalmente nas ilhas do grupo central.
A CDU exige um serviço público de transportes marítimos de passageiros que ligue os açorianos de todas as ilhas, a par de um serviço de transportes aéreos inter-ilhas, prestado pela transportadora açoriana, com ligações e horários que tenham em conta as necessidades e expectativas dos cidadãos que vivem nas ilhas mais pequenas.