Faleceu António Gaio
António Gaio faleceu, dia 20, aos 90 anos. No seu funeral realizado, dia 23, em Espinho, o PCP fez-se representar por Tiago Vieira, membro do CC e responsável da DORAV, a quem coube dizer algumas palavras sobre o falecido.
Em nota divulgada, a Direcção da Organização Regional de Aveiro do PCP salientou o percurso exemplar de António Gaio e o seu contributo para a construção de um Portugal democrático, tanto antes como depois do 25 de Abril.
Atleta e dirigente do Sporting Clube de Espinho e da Associação Académica de Espinho, activista do movimento associativo e do jornalismo local, António Gaio integrou a Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Espinho, após o 25 de Abril, foi candidato pela FEPU, APU e CDU, tendo exercido o cargo de vereador e de membro da Assembleia Municipal. Foi fundador e dirigente da Nascente – Cooperativa de Acção Cultural, assim como do seu jornal Maré Viva. Dirigiu ainda o semanário Defesa de Espinho.
Foi igualmente fundador do Cinanima, Festival de Cinema de Animação, e autor da «História do Cinema Português de Animação – Contributos», obra de referência na matéria. O seu trabalho foi reconhecido com a atribuição da Comenda de Mérito, pela Presidência da República, e com a Medalha de Honra da Cidade de Espinho.
A DORAV manifestou profundo pesar e dirigiu à sua família do falecido as mais sentidas condolências.