Crónica Internacional
A crise de quem???
Actual
Arranjos
Actual
1082
Actual
Os marcianos!
A talhe de foice
A ver se fogem
PCP
Um passo na luta pela alternativa
As eleições para a Assembleia da República, no próximo dia 4 de Outubro, assumem uma inegável importância. Pelo que representam em si mesmo e nos objectivos que lhe estão associados, ou seja a eleição dos 230 deputados em disputa e a escolha dos que efectivamente podem assegurar a defesa dos interesses e direitos do povo português.
A propósito da evolução<br>da situação na Grécia
Quando, ao contrário de esperanças abertas pelas eleições de 25 de Janeiro – em que o povo grego expressou a rejeição das ruinosas e desumanas políticas dos «memorandos», a condenação dos partidos que no governo conduziram o país a uma dramática situação e a sua profunda vontade de mudança – a Grécia se confronta com um terceiro programa de resgate, é oportuno procurar sintetizar os principais traços da evolução da situação desde aquelas eleições e os principais ensinamentos que comporta para a nossa própria luta por uma alternativa patriótica e de esquerda em Portugal e por uma outra Europa de cooperação entre estados soberanos e iguais em direitos, de progresso e de paz, uma Europa dos trabalhadores e dos povos.
Mais votos na CDU <br>para derrotar <br>política da direita
Na segunda-feira, 24, dia em que terminou o prazo para a apresentação de candidatos a deputados à Assembleia da República (AR) para as eleições de 4 de Outubro, a Coligação PCP-PEV realizou uma iniciativa em Almada para dar a conhecer a composição global e as características das listas da CDU, força política que concorre em todos os círculos eleitorais do continente, das regiões autónomas da Madeira e dos Açores, da emigração, na Europa e Fora da Europa.
Jerónimo de Sousa apelou ao voto na CDU para impor uma das maiores derrotas de sempre à política de direita.
Gente de confiança
As listas da CDU combinam experiência, provas dadas, renovação, rejuvenescimento e ligação à realidade do País, afirmou, em Almada, o Secretário-geral do PCP.
Esclarecimentos e respostas
Numa carta enviada aos três canais de televisão, dia 24, a CDU reafirmou a sua posição relativa aos debates eleitorais e comunicou, em particular, a sua decisão quanto ao conjunto dos debates propostos – o grande debate e os frente-a-frente – face às decisões tornadas públicas pela coligação PSD/CDS.
Derrotar a política de direita
Na apresentação dos candidatos da CDU pelo círculo eleitoral de Aveiro, Miguel Viegas, cabeça de lista, manifestou confiança num bom resultado eleitoral no distrito. Jerónimo de Sousa defendeu o desenvolvimento soberano do País.
Proposta com soluções
Centenas de pessoas participaram quinta-feira, 20, na Figueira da Foz, num comício com Jerónimo de Sousa onde foi apresentada a lista da CDU pelo círculo eleitoral de Coimbra.
Força a quem tem soluções
Com confiança no reforço da CDU e a convicção de que é possível um novo rumo para o País, duas centenas de pessoas estiveram presentes, dia 18, em Serpa, na sessão pública de apresentação dos candidatos da CDU pelo círculo de Beja às eleições para a AR.
Reforçar a CDU
Périplo pelo Algarve
Valorizar os trabalhadores
Low-cost não são solução
CDU nas redes sociais
Breves
Apoiamos a CDU
Governo responsável por sufoco
O aumento do preço dos manuais escolares imposto pelo executivo PSD/CDS aprofundou as dificuldades das famílias com filhos em idade escolar, acusa o PCP, para quem a Educação é «um valor estratégico fundamental para o desenvolvimento do País».
Basta de prejuízos
Sanha privatizadora
PCP recebe ANF
Gerardo Hernández vem à Festa
Lutas apontam às eleições
Depois das greves e manifestações dos últimos dias, trabalhadores e sindicatos da enfermagem, Administração Local, forças de segurança, transportes, hotelaria e comércio anunciaram acções para o período pré-eleitoral.
Crise é desigual
O crescimento das desigualdades, que Passos Coelho diz agora querer combater, é «um resultado da política dita de austeridade e não propriamente algo inesperado, alheio à política de direita e às práticas governamentais».
Precariedade, desemprego e pobreza
Acidentes mortais
Concursos e mentiras
Horários de risco
Urge pôr fim à escalada
O CPPC manifesta preocupação sobre «o aumento da violência» contra o povo palestiniano», ilustrando-a com diversos exemplos e fazendo um apelo à denúncia dos crimes cometidos por Israel.
Pelo fim do bloqueio
Numa moção aprovada por unanimidade, o município de Palmela salienta que o levantamento do bloqueio a Cuba é «fundamental para o reforço da sua independência» e o «desenvolvimento económico e bem-estar dos cidadãos cubanos».
Conviver e apresentar propostas
Sanidade animal e segurança alimentar em risco
Violência xenófoba
Grupos neonazis envolveram-se, no sábado, 22, em confrontos com a polícia para impedir a instalação de imigrantes num centro de refugiados nos arredores de Dresden.
Municípios espanhóis resgatam água
Dívida, dúvidas, certezas
Mais direitos, mais democracia
Centenas de milhares de pessoas manifestaram-se, dia 20, em várias cidades do Brasil, pela democracia, contra o golpe, pela retoma do crescimento e a preservação os direitos dos trabalhadores.
Crise política na Guiné-Bissau
O euro aflige as almas piedosas
Um dia far-se-á a história da história do euro. A responsabilidade político-partidária é bem conhecida: PS e PSD (o CDS estava numa de PP, e deixou para mais tarde a sua viragem a favor do euro). As forças sociais e económicas que incentivaram e exigiram essa decisão também: as forças do grande capital monopolista, as principais confederações patronais, o capital financeiro (ver composição da «Associação para a União Monetária europeia», com a participação dos principais bancos portugueses e cujo director para Portugal era Belmiro Azevedo). As mesmas que já tinham aberto caminho à «europa Connosco» e à adesão à CEE.
TVisto
Sardinhas, quotas e gente
Um Livro por Mês
Ironia, mordacidade, reinvenção
28 de Agosto de 1963<br>– Marcha sobre Washington
É fácil ir, voltar e usufruir da Festa
Ao longo de três dias de um intenso programa político, cultural, artístico e desportivo, é possível desfrutar de um espaço tranquilo e seguro, gozar do convívio aprazível com os amigos e a família, criar novas e duradouras amizades, tudo num local de excelência com diversos serviços para uma Festa melhor e mais cómoda.