Editorial

O CAMINHO DA LUTA

A última semana ficou marcada pelo atentado ocorrido em Paris, na sede do jornal Charlie Hebdo. Atentado que o PCP condenou, de forma...
Opinião
A talhe de foice

Vivamos

A exemplo do que sucede com algumas canções, que sem razão aparente ou por um errático processo de...
Actual

Custos e lucros

O PCP denunciou recentemente o ataque ao Serviço Nacional de Saúde que o Governo vem aprofundando e que é a verdadeira...
Actual

A cópia e o original

Em Marinho e Pinto mora quase tudo o que caracteriza o populismo em termos de demagogia e inconsistência. Ouvindo-o, ou lendo-o,...
Actual

Lógica de classe

Um deputado da maioria afirmou recentemente que o PCP defende opções ideológicas enquanto o Governo defende as...
Crónica Internacional

Solidários com Cuba

O primeiro dia do ano é também a data do triunfo da Revolução Cubana. Passaram 56 anos do momento...
PCP

Ruptura ou adaptação

A Revolução portuguesa, inacabada é certo, foi uma revolução democrática, profundamente popular, antimonopolista, antilatifundista e anti-imperialista que o PCP definiu e a prática confirmou, como uma «Revolução Democrática e Nacional».

Em Foco

OE 2015 visa perpetuar a exploração

O Orçamento do Estado, que entrou em vigor no passado dia 1 de Janeiro, representa uma tentativa do Governo, com a cumplicidade activa do Presidente da República, de prosseguir, não só em 2015 mas por décadas, a política de exploração, injustiça e empobrecimento dos PEC e da troika.

PCP

Uma tarefa multifacetada

A conclusão da acção de contacto com os membros do Partido para entrega do novo cartão, actualização de dados e elevação da militância é uma das tarefas prioritárias que está colocada ao colectivo partidário. Dela depende, em grande medida, o reforço da organização e intervenção do Partido aos mais variados níveis. 

Avançar passo a passo

A acção de contactos com os membros do Partido não se concretiza da mesma forma em todo o...

Factor de unidade e mobilização

Em muitas empresas e locais de trabalho, o PCP é não apenas uma voz ouvida e respeitada como também um factor de unidade e de mobilização para a luta. 

Defender a Saúde

O PCP vai realizar amanhã, sexta-feira, uma audição pública sobre a situação dos cuidados de saúde no distrito de Santarém.

Afirmar a alternativa

O PCP esteve reunido, nos dias 8 e 13, com o Partido Ecologista «Os Verdes» e com o Bloco de Esquerda, respectivamente.

Centenário de Pedro Soares

O PCP evoca, hoje, o centenário do nascimento de Pedro Soares, destacado militante comunista e resistente antifascista, nascido a 13 de...
Trabalhadores

CGTP-IN reafirma <br>linhas de acção

Realizar «uma forte campanha de reivindicações directas, a apresentar às empresas, em articulação com o fortalecimento e alargamento da organização sindical de base» é a primeira das orientações estratégicas saídas do Plenário Nacional de Sindicatos da CGTP-IN.

Empresas confrontadas

Os trabalhadores e os seus sindicatos apresentam propostas reivindicativas, exigem melhores salários e o pagamento do trabalho suplementar pelos valores definidos na contratação colectiva.

Fenprof nega «excedentes»

Perante os perigos do processo de municipalização e a perspectiva de aplicação aos professores do regime de mobilidade especial, o Secretariado Nacional da Fenprof reafirma que todos os docentes são necessários.

Na rua pelas 35 horas

Pela reposição imediata das 35 horas como duração máxima da semana de trabalho...

Demissão pela saúde

«Não há desculpas para uma política que põe em causa a vida das pessoas», comentou a CGTP-IN, na...

Faltam funcionários nas escolas

Agravou-se neste ano escolar a falta de pessoal não docente nas escolas, sem que haja a necessária resposta do Governo e do...

Não pode haver esquecimentos

Estava agendada para ontem uma reunião dos sindicatos da administração pública com o Governo para discutir a...

Desemprego cresceu

«A realidade é mais dramática do que a indicada por estes números», assinalou a CGTP-IN, ao comentar os...
Assembleia da República

Da política velha nada vem de novo

«Vida velha», com acrescidas dificuldades para quem trabalha, eis o que o Governo tem para oferecer aos portugueses em 2015. A avaliação é do PCP, para quem o anunciado «fim das nuvens negras» propalado pelo primeiro-ministro não passa de pura propaganda com intuitos eleitoralistas.

Desinvestimento na Saúde

Sob a crítica cerrada de Paula Santos esteve a política de desinvestimento na saúde, cujas consequências...

O caos das urgências

Faz hoje uma semana, no dia seguinte à declaração política do PCP onde o tema da saúde estivera em...

É desarmar os pequenos viticultores

Foi rejeitado pela maioria PSD/CDS-PP o projecto de resolução do PCP que visava cessar a vigência do decreto-lei do Governo que extingue o estatuto de associação pública da Casa do Douro e permite a transformação desta em associação de direito privado.

Condenação e pesar da AR

Um voto de condenação e pesar pelo atentado ao jornal francês Charles Hebdo, subscrito por todos os grupos parlamentares e...

PCP quer ouvir ministros

O PCP requereu a presença dos ministros dos Negócios Estrangeiros e da Economia na Assembleia da República para abordar a...
Nacional

À espera de publicação

A Portaria n.º 286-A/2014, que actualiza em um por cento as pensões por incapacidade permanente, e por morte, resultante de doença profissional, ainda não foi publicada. A situação agrava a vida dos milhares de sinistrados no trabalho e as suas famílias.

Ovibeja 2015

Em homenagem ao Cante Alentejano, ou canto da terra, a 32.ª edição da Ovibeja vai mostrar,...
Europa

PCP condena crime <br> e rejeita manipulação

O PCP repudiou «firmemente o atentado ocorrido na sede do jornal Charlie Hebdo», expressou «a sua consternação e solidariedade ao povo francês» e chamou a atenção «para os perigos de instrumentalização de genuínos sentimentos de indignação».

Governo insensível

Os deputados comunistas no Parlamento Europeu (PE) questionaram a Comissão Europeia (CE) sobre se o Governo português solicitou compensações para armadores e pescadores impedidos de capturar sardinha, os quais sublinham não ter alternativa.

Milhares na rua <br> em toda a Alemanha

Cem mil pessoas saíram às ruas em várias cidades alemãs, dia 12, em reposta às manifestações semanais de cariz xenófobo e racista promovidas pelo denominado movimento Pediga.

«Asas cortadas» em Chipre

O ministro da Economia cipriota anunciou, sexta-feira, 9, o encerramento imediato da Cyprus Airways. O fim da empresa pública,...

Ucrânia e fascismo

Esta semana será comemorado, no Parlamento Europeu, o 70.º aniversário da libertação do campo de...
Internacional

Combates enterram <br> cessar-fogo

Intensos bombardeamentos registados desde sexta-feira, 9, na região de Donetsk enterraram definitivamente a frágil trégua no Leste da Ucrânia e parecem confirmar os planos de Kiev para impor a solução violenta do conflito, que várias organizações dizem saldar-se já numa catástrofe humanitária.

Temas

O «milagre» da queda do desemprego

Na mensagem do Natal de 2014 aos portugueses, Passos Coelho afirmou: «Entramos numa nova fase. Uma fase de crescimento, de aumento do emprego e de recuperação dos rendimentos das famílias». Será que estas palavras têm alguma correspondência com a realidade? Para responder a esta pergunta vamos utilizar dados do próprio Governo.

<i>Sabes como morreu o valente Militão?</i>

A morte de Militão Bessa Ribeiro na Penitenciária de Lisboa, no dia 2 de Janeiro de 1950, constitui uma frontal acusação do fascismo e dos seus crimes. Não porque não tenha havido outros – que houve, e muitos – mas porque ele, pela sua brutalidade e crueldade, bastaria para revelar a natureza criminosa do regime que vigorou em Portugal até à madrugada de 25 de Abril de 1974.

Unidade dos camponeses<br>para uma vida melhor

A 29 de Dezembro de 1974 e a 5 de Janeiro de 1975 realizavam-se, respectivamente, no Porto e em Santarém, a I Conferência dos Camponeses do Norte e a I Conferência dos Camponeses do Sul, convocadas e dirigidas pelo PCP mas tendo como perspectiva uma ampla participação unitária.

Argumentos
Defesa Nacional

O caso dos submarinos

Nem tudo o que pode ser contado conta,e nem tudo o que conta pode ser contado. Albert Einstein   Como é sabido, o...
TVisto

Os lugares da morte

Foi, como bem se sabe, não apenas nos diversos canais da televisão portuguesa mas em maior ou menor grau nas televisões...
Sociedade

Uma história colorida

Num dos encontros promovidos pela CDU, em Loures, no âmbito da campanha eleitoral para as autárquicas, um grupo de...
Aconteceu

Utentes não se resignam

As Comissões de Utentes da Saúde e Serviços Públicos do Médio Tejo anunciaram, em conferência de...

Aumentam os despejos

O Balcão Nacional de Arrendamento (BNA) registou nos primeiros dois anos de funcionamento a entrada de mais de oito mil pedidos de...

Governo entrega Pousadas

O Governo quer privatizar 25 Pousadas da Juventude. A informação foi avançada no sábado, 10 de Janeiro, pelo...

TAP bate recordes

Em 2014, a TAP transportou 11,4 milhões de passageiros, um aumento de 710 mil em relação a 2013. Em comunicado, a...

Bola de Ouro para Ronaldo

O futebolista português Cristiano Ronaldo conquistou na segunda-feira, pela terceira vez, a Bola de Ouro, prémio...

Reuniões e outras iniciativas

Secretário-geral do PCP Jerónimo de Sousa   Hoje, 15...

A semana em resumo

Frases

“Serão cerca de 15 mil utentes a quem foi atribuído um médico de...