«Asas cortadas» em Chipre

O mi­nistro da Eco­nomia ci­priota anun­ciou, sexta-feira, 9, o en­cer­ra­mento ime­diato da Cy­prus Airways. O fim da em­presa pú­blica, fun­dada em 1947 e que ac­tu­al­mente voava para 41 des­tinos a partir de Lar­naca, foi im­posto pela Co­missão Eu­ro­peia (CE), que exigiu a de­vo­lução das ajudas es­ta­tais, su­pe­ri­ores a 100 mi­lhões de euros.

«Em vez de uma pri­va­ti­zação rá­pida, quando houve a opor­tu­ni­dade, es­co­lheu-se a via das ajudas ile­gais», disse o membro do exe­cu­tivo de Ni­cósia, pro­cu­rando alijar res­pon­sa­bi­li­dades para o an­te­rior go­verno e re­pe­tindo, dessa forma, a ar­gu­men­tação da CE.

Para Bru­xelas, a trans­por­ta­dora aérea «não tem uma pers­pec­tiva re­a­lista de vi­a­bi­li­zação sem sub­sí­dios es­ta­tais con­ti­nu­ados». Desde 2007, o Es­tado ci­priota pro­cedeu a um au­mento de ca­pital de 31,3 mi­lhões de euros e in­jectou cerca de 73 mi­lhões de euros na Cy­prus Airways, algo que a CE diz vi­olar a le­gis­lação eu­ro­peia.



Mais artigos de: Europa

PCP condena crime <br> e rejeita manipulação

O PCP re­pu­diou «fir­me­mente o aten­tado ocor­rido na sede do jornal Charlie Hebdo», ex­pressou «a sua cons­ter­nação e so­li­da­ri­e­dade ao povo francês» e chamou a atenção «para os pe­rigos de ins­tru­men­ta­li­zação de ge­nuínos sen­ti­mentos de in­dig­nação».

Governo insensível

Os de­pu­tados co­mu­nistas no Par­la­mento Eu­ropeu (PE) ques­ti­o­naram a Co­missão Eu­ro­peia (CE) sobre se o Go­verno por­tu­guês so­li­citou com­pen­sa­ções para ar­ma­dores e pes­ca­dores im­pe­didos de cap­turar sar­dinha, os quais su­bli­nham não ter al­ter­na­tiva.

Milhares na rua <br> em toda a Alemanha

Cem mil pes­soas saíram às ruas em vá­rias ci­dades alemãs, dia 12, em re­posta às ma­ni­fes­ta­ções se­ma­nais de cariz xe­nó­fobo e ra­cista pro­mo­vidas pelo de­no­mi­nado mo­vi­mento Pe­diga.

Bascos acusam <br> Madrid de rejeitar paz

A Audiência Nacional espanhola adiou o julgamento de 35 acusados de pertenceram à ETA depois de a Guarda Civil ter detido 16 pessoas ligadas ao colectivo de defesa dos arguidos, entre os quais vários advogados e, entre estes, uma das porta-vozes do partido independentista Sortu. A...

Nova Democracia <br> perde em todas as sondagens

O partido do actual primeiro-ministro grego, Antonis Samaras, deverá perder as eleições no país, agendadas para o próximo dia 25. É o que indicam todas as sondagens publicadas no último fim-de-semana na Grécia. De acordo com informações compiladas...

Ucrânia e fascismo

Esta semana será comemorado, no Parlamento Europeu, o 70.º aniversário da libertação do campo de concentração de Auschwitz. Quase em simultâneo haverá uma discussão sobre a situação na Ucrânia. De um lado dir-se-á que nunca...