Editorial

GREVE GERAL

A situação económica e social agrava-se e degrada-se todos os dias e todos os dias o País dá mais um passo...
Opinião
Actual

Macro astrologia

A julgar pelo que dizem, ser-se-ia levado a pensar que neste governo tudo se baseia em matéria de condução das...
Actual

«Fazer pela vida»

Há dois anos, as eleições legislativas, após a derrota e auto-demissão do governo PS, da política de...
Actual

Depois do «fim da História»

O realizador Henry-Georges Clouzout perguntou certa vez a Jean-Luc Godard se não achava que os filmes deveriam ter um princípio,...
A talhe de foice

Sem remo nem rumo

A «caça ao palhaço», aberta pelo PR com a averiguação criminal duma frase onde Sousa Tavares lhe...
PCP

Derrubar o Governo<br> construir a alternativa

«A todos os trabalhadores roubados nos seus salários e direitos, ao povo português amarrado a um futuro de empobrecimento, às forças e organizações sociais que resistem em defesa dos que representam, às camadas não monopolistas condenadas por esta política à ruína, aos jovens cujo única perspectiva de futuro é deixar o seu País, a todos os patriotas que não aceitam ver o País transformado num protectorado, a todos os democratas que têm nos valores de Abril e no regime democrático a referência indispensável para a construção de um outro rumo, o PCP apela: Façam ouvir a vossa voz, ergam o vosso protesto contra a exploração, o empobrecimento, as injustiças e o declínio nacional, multipliquem a luta em defesa da demissão do Governo, pela convocação de eleições, pela rejeição do pacto de agressão e a derrota da política de direita, por uma política alternativa patriótica e de esquerda vinculada aos valores de Abril.»

Crónica Internacional

A revolução defende-se

Passaram 90 dias da morte do Comandante Hugo Chávez. Para ninguém é segredo, dentro e fora da Venezuela, que o...
Em Foco

A resposta necessária

Num momento marcado por inúmeras iniciativas de resistência e reivindicação, a Intersindical convocou para 27 de Junho uma greve geral, considerando que esta «é a resposta necessária à grave situação em que o País está mergulhado».

Uma visita que milhares jamais esquecerão

Mais de 20 mil pessoas visitaram a exposição central do centenário de Álvaro Cunhal, que esteve patente no Terreiro do Paço durante pouco mais de um mês e que encerrou no domingo: por lá passaram militantes comunistas, independentes e gente dos mais variados quadrantes políticos ; personalidades da cultura, das artes e das letras e anónimos; resistentes ao fascismo e combatentes dos dias de hoje, que de lá saíram mais conhecedores do percurso e da obra de Álvaro Cunhal e do seu Partido de sempre, o PCP, e – quando foi esse o caso – mais confiantes na possibilidade real de transformar a vida, mesmo quando tal parece impossível.
A exposição poderá ser visitada na Festa do Avante! nos dias 6, 7 e 8 de Setembro, e, entre 30 de Novembro e 15 de Dezembro, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.

PCP

Desfile do PCP

O PCP promove hoje às 18 horas, junto à estação do Rossio, em Lisboa, o desfile «Derrotar este Governo e...

Constituição, desenvolvimento e soberania

«Cumprir a Constituição, assegurar o desenvolvimento soberano do País» foi o mote do debate realizado no dia 28 no âmbito da campanha do PCP «Por uma política alternativa, patriótica e de esquerda».

PCP recebeu PS

O PCP recebeu anteontem uma delegação do PS, a pedido desta, dirigida pelo seu...

Sindicalistas comunistas

Um convívio de activistas e dirigentes da Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgicas,...

Solidariedade com o povo turco

As grandes manifestações realizadas na Turquia e a repressão que sobre elas se abate não passam ao lado das organizações progressistas portuguesas, que estão solidárias.

Dinamizar a actividade portuária

O PCP defende a dinamização da actividade portuária no Algarve, fundamental ao desenvolvimento da região, e leva hoje o assunto ao Parlamento.

Trabalhadores

Todas as lutas<br>não são de mais

O dia 30 de Maio, primeiro dos quatro feriados roubados aos trabalhadores portugueses, foi uma grande jornada de acção colectiva contra o trabalho gratuito, contra a exploração, por outra política e outro Governo.

Alarme no Casino Estoril

No final deste mês vão ficar sem qualquer meio de subsistência dezenas de trabalhadores que não aceitaram o despedimento colectivo imposto pela Estoril Sol há três anos, o que suscita grande preocupação.

Polícias gritam «demissão!»

Depois de um encontro nacional, que reuniu mais meio milhar de dirigentes associativos e outros profissionais das várias forças...

Greve nos hotéis VIP

Durante a greve de 30 de Maio, dezenas de trabalhadores dos dez hotéis do Grupo VIP em Lisboa concentraram-se junto do VIP Executive...

Falta um passo

Os ex-trabalhadores da Salus, em Setúbal, decidiram ir ontem ao Tribunal do Comércio, para reclamarem maior celeridade na...

Caravana pela escola pública

Termina esta tarde, na Praça Luís de Camões, em Lisboa, a caravana da Federação Nacional dos Professores em...

Em greve amanhã

A Fenprof, em convergência com outras organizações sindicais de professores, convocou greve ao...
Assembleia da República

Afundamento em toda a linha

O Governo está a conduzir o País para uma tragédia e isso é a cada dia uma realidade mais evidente. As últimas previsões da OCDE aí estão a confirmar esse cenário negro, adverte o PCP.

Não há «rectificativo» que a salve

Numa primeira análise ao orçamento rectificativo entregue na AR pelo Governo sexta-feira passada, o PCP considera que se trata de «mais do mesmo» e que as novas medidas só trarão mais recessão, desemprego e pobreza.

Os Correios são do Povo

A maioria PSD/CDS-PP chumbou o projecto de resolução do PCP que pugnava pela manutenção do carácter totalmente público dos CTT e pela melhoria da qualidade do serviço público postal.

Flagelo alastra

A taxa de desemprego no nosso País alcançou um novo máximo – 17,8 por cento, em Abril –, com o desemprego...

Transparência, precisa-se!

O Parlamento aprovou recentemente, na generalidade, com os votos a favor da maioria PSD/CDS-PP, a abstenção do PS e os votos...

PCP pede explicações ao Governo

A deputada comunista Carla Cruz instou o ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, a esclarecer factos...

Na selva da precariedade

O Parlamento aprovou no passado dia 24 de Maio, com os votos favoráveis do PS, PSD e CDS-PP e os votos contra do PCP, PEV e BE, o...

Apoio aos bailarinos

O Parlamento aprovou dia 24 de Maio, na generalidade, com a abstenção do PSD e CDS-PP e os votos favoráveis das restantes...
Nacional

Libertar Portugal

A Aula Magna, em Lisboa, acolheu, no dia 30, um debate sob o lema «Libertar Portugal da Austeridade». A iniciativa contou com intervenções de Mário Soares, João Ferreira, Rosário Gama, Cecília Honório, Ramos Preto e Sampaio da Nóvoa. Publicamos na íntegra a intervenção do deputado do PCP no Parlamento Europeu, intitulada «Pôr fim ao pacto de agressão e aos seus resultados dramáticos para o povo e para o País».

Confiança na CDU

Jerónimo de Sousa participou nas apresentações dos candidatos da CDU aos órgãos autárquicos dos concelhos do Seixal e de Beja.

Viseu precisa da CDU

No dia 28 foram apresentados os primeiros candidatos da CDU à Câmara de Viseu, Francisco Almeida, e à Assembleia Municipal, Filomena Pires.

«Caos urbanístico» em Aveiro

Os candidatos à Câmara e Assembleia Municipal de Aveiro, respectivamente Miguel Viegas e Filipe Guerra, acompanhados por diversos candidatos e activistas da CDU, iniciaram, no dia 26 de Maio, um périplo pelo concelho com uma visita à Freguesia de Oliveirinha.

Construir uma terra solidária

No dia 10 de Maio, a CDU, representada por Joaquim Judas, candidato à presidência da Câmara de Almada, e Joaquim...

Casa cheia no Montijo

A Galeria Municipal do Montijo encheu por completo, na sexta-feira, para a apresentação dos candidatos às...

São João da Madeira

A CDU apresentou, no dia 27 de Maio, em conferência de imprensa, os seus primeiros candidatos aos órgãos...

«Povo unido contra a troika»

Dezenas de cidades portuguesas, incluindo Lisboa, aderiram, no sábado, ao protesto europeu do movimento «Povos unidos contra a...

Protesto em Coimbra

Sob o lema «Nem exames, nem cortes, nem troikas. Luta!», a JCP vai realizar, hoje, às 13.30 horas, uma...

Vasco Gonçalves

A Associação Conquistas da Revolução (ACR) vai realizar no dia 11 de Junho, às 11 horas, uma romagem...

18.º Piquenicão

A Confederação Nacional de Reformados (MURPI) vai realizar, no dia 30 de Junho, no Crato, o seu 18.º Piquenicão...
Europa

Contra a troika, pelo futuro

Milhares de pessoas protestaram em várias cidades europeias contra a austeridade. Para além de Portugal, as maiores acções tiveram lugar em Espanha e na Alemanha.

Receita única

O Banco de Espanha reconhece que a reforma laboral não travou a destruição de emprego nem criou postos de trabalho, mas conclui que é preciso medidas mais audaciosas.

Os efeitos da especulação

Os preços da habitação em Espanha quase triplicaram entre 1997 e 2008, impulsionados pelo crédito barato e...

Novo máximo histórico

A taxa de desemprego na zona euro atingiu o novo valor recorde de 12,2 por cento em Abril. Dados divulgados dia 31 pelo Eurostat reflectem...
Internacional

«Derrotar o AKP <br> é justo e mobilizador»

Os protestos que eclodiram nos últimos dias na Turquia resultam da confluência de descontentamentos com diversas origens, mas expressam um denominador comum: a rejeição popular do projecto reaccionário que o governo procura impor no país, disse ao Avante! o membro da Associação de Paz da Turquia e do CC do Partido Comunista da Turquia (TKP), que esteve em Portugal a propósito das reuniões do Secretariado e da Região Europa do Conselho Mundial da Paz.

Mais força à paz

O CPPC acolheu, no fim-de-semana, as reuniões do Secretariado e da Região Europa do Conselho Mundial da Paz (CMP), das quais saiu a firme intenção de reforçar o movimento num momento em que ele é tão necessário.

Manning, Assata, liberdade

Começou na segunda-feira o julgamento de Bradley Manning, o soldado estado-unidense de 25 anos que,...

Maioria aprova <br> ex-dirigentes soviéticos

Um inquérito realizado entre 19 e 22 de Abril pelo Instituto Levada indica que a maioria dos russos avalia positivamente os dirigentes soviéticos, e negativamente os mais conhecidos protagonistas locais do derrube da URSS. O imperador Nicolau II, deposto pela Revolução de 1917, recolhe um total de 48 por cento de opiniões favoráveis.

Apesar da intensa campanha de intoxicação pública contra a ideologia comunista, os comunistas e o seu projecto de sociedade, a União Soviética e a construção do socialismo, Lénine e Stáline recolhem avaliações positivas de 55 e 50 por cento, respectivamente. Valores semelhantes, segundo o inquérito do Levada, são obtidos por Khruchov (45 por cento) e Brejnev (56 por cento).

Já Gorbachov e Iéltsin são considerados pela maioria como figuras de acção perniciosa, motivando avaliações negativas da parte de 66 e 64 por cento dos questionados, e o valor de aprovação mais baixo entre as figuras consideradas, 22 por cento.

Desigualdade brutal

Metade dos rendimentos mundiais é controlado por oito por cento dos mais ricos, afirma um dos principais investigadores do Banco Mundial. Desvendando algumas das conclusões que fará publicar num artigo na revista «Global Policy», Branko Milanovic revelou, igualmente, que «a desigualdade mundial é muito maior que a desigualdade em qualquer país concreto».

Os dados apurados permitiram ao economista constatar também que um por cento mais ricos do planeta possuem quase 50 por cento do conjunto dos activos pessoais. Este grupo restrito é composto em grande medida por norte-americanos e europeus oriundos de famílias que acumularam fortunas ao longo de décadas, passando-as de geração em geração.

Milanovic afirma ainda que aquela elite viu o respectivo património aumentar em mais de 60 por cento entre 1988 e 2008, ao passo que os ingressos dos 5 por cento mais pobres ao nível global não registaram alterações significativas.

Temas

Meio século de luta pela paz

O comunicado conjunto divulgado em Havana no dia 26 de Maio pelas delegações das FARC-EP e do governo de Bogotá assinalou a abertura de um novo ciclo dos diálogos de paz iniciados naquela cidade. Após seis meses de conversações difíceis, os representantes da guerrilha e do executivo colombiano assinalaram um acordo para uma «Reforma Rural Integral», primeiro ponto da Agenda em debate.

O azar de não nascer europeu

Exibe um sorriso cheio de dentes brancos, que combina com a camisa que traz vestida e contrasta com a cor da sua pele. Com quase quarenta anos, Abdul Kadir fugiu do Chade, país onde nasceu, para encontrar asilo político na Líbia. Há dois anos a guerra na Líbia obrigou-o a fugir também do país que o acolheu. Desde então Abdul é um dos refugiados com direito a um litro de água potável por dia no deserto do Saára, onde os termómetros à sombra atingem os 48 graus Celsius.

A mentira do oásis aplicada à agricultura

Se a demagogia se traduzisse em produção o nosso País seria, sem dúvida, um país auto-suficiente no plano alimentar. É o discurso do «oásis» aplicado à agricultura, agora fomentado pelo Governo. Mas tal oásis só existe no mundo virtual.

Argumentos
TVisto

Dar de comer a quem tem fome

Vão muito longe os tempos da minha frequência de lições de catequese na igreja de S. Pedro, no Seixal, localidade...
Pontos Cardeais

Cantiga da rua

Estas crónicas no Avante! são-me gratas. Nasceu, a ideia delas, quando o Armando Baptista Bastos vociferou, contra mim e a meu...
Desporto

A teoria utilizador-pagador

O utilizador-pagador: eis a base segura que dá plena razão a quem deseja voltar atrás, a uma antiga história de...
Aconteceu

Mais Desemprego em Portugal

A taxa de desemprego em Portugal atingiu o novo máximo de 17,8 por cento, em Abril, taxa que já vai nos 42,5 por cento entre os...

Auto-estradas perdem tráfego

O tráfego médio diário nas 11 auto-estradas concessionadas pela Brisa desceu 8,8 por cento no primeiro trimestre, em...

Desigualdades nos países ricos

As desigualdades de rendimentos agravaram-se na maioria dos países mais desenvolvidos, revelou, dia 3, a Organização...

China ombreia com EUA

A economia chinesa deverá ultrapassar, nos próximos anos, a norte-americana, assumindo a liderança mundial. Por seu...

Novo romance de Modesto Navarro

Depois da primeira apresentação em Vila Flor, em 12 de Maio, terra Natal do autor, Modesto Navarro apresenta hoje, em Lisboa, na...

Seixal tem praia classificada

A praia de Ponta dos Corvos, no concelho do Seixal, é a primeira praia do Estuário do Tejo a ser classificada pela...

Faleceu Boavida Amaro

Faleceu recentemente, aos 77 anos, o artista plástico Boavida Amaro. Membro do PCP desde 1975 foi um lutador antifascista, tendo...

Reuniões e outras iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP   Hoje, 6  ...

A semana em resumo

Frases

“No Executivo já se admite a possibilidade de um segundo [Orçamento]...