Candidatos apelam ao reforço eleitoral

Viseu precisa da CDU

No dia 28 foram apresentados os primeiros candidatos da CDU à Câmara de Viseu, Francisco Almeida, e à Assembleia Municipal, Filomena Pires.

As populações de Viseu podem continuar a contar com a CDU

Na iniciativa, Francisco Almeida salientou que, para estas eleições, a CDU tem dois grandes objectivos, que passam por «continuar a contribuir para uma mudança política no plano nacional e derrotar o pacto de agressão que tem vindo a empobrecer os portugueses e o País», e por «levar a voz a CDU aos órgãos autárquicos do concelho de Viseu, contribuindo também dessa forma para elevar o bem estar e a qualidade de vida de todos os viseenses».

«Um objectivo não está primeiro do que o outro. Estes dois objectivos estão interligados. Sem o derrubar do Governo e uma mudança de política não é possível mobilizar investimentos públicos centrais para acudir às necessidades em infraestruturas e equipamentos essenciais às populações. Sem eleitos da CDU nos órgãos autárquicos do concelho de Viseu, os interesses das populações continuarão a ser esquecidos e a ficar à porta desses órgãos», referiu o candidato à Câmara Municipal.

Na intervenção proferida na esplanada do Restaurante «A Colmeia», Francisco Almeida salientou que o concelho precisa de autarquias que «se envolvam em defesa da criação da Universidade Pública de Viseu», que «assumam a luta contra as portagens como uma questão estratégica para os cidadãos e as empresas desta região», que promovam «o debate em torno da necessidade do caminho-de-ferro para a cidade de Viseu», assim como do «matadouro de Viseu».

«Na Câmara e na Assembleia Municipal de Viseu, a CDU assumirá a questão da construção ou reconstrução do matadouro como uma matéria de grande prioridade», prometeu o candidato, considerando ainda prioritário a «revitalização do centro histórico da cidade de Viseu».

A CDU vai ainda bater-se, entre outras medidas, pela candidatura do centro histórico de Viseu a Património Mundial da Humanidade. «As populações do concelho de Viseu podem continuar a contar com a CDU para, nos órgãos autárquicos e no plano da luta social, defender os seus direitos e interesses, para lutar por melhores condições de vida nesta região», sublinhou.

Fazer política

Por seu lado, Filomena Pires valorizou o «excelente trabalho autárquico» realizado pelos eleitos da CDU nas assembleias, enquanto membros de órgãos executivos. «Bem perto de nós, Real, no concelho de Penalva do Castelo, ilustra o que é fazer política, no âmbito deste projecto. Outros exemplos do nosso distrito poderiam ser aqui citados», referiu.

A candidata à Assembleia Municipal, na sua intervenção, falou ainda do ataque ao Poder Local, concretizado na extinção de um número significativo de freguesias, que, também em Viseu, «não está desligado do caminho escolhido pelos partidos de direita que estão no Poder Central».

«Nunca umas eleições autárquicas estiveram tão ligadas às questões gerais do País. A ofensiva contra o Poder Local é parte integrante do processo de exploração e empobrecimento, limitação democrática, saque fiscal, restrições de políticas públicas que o Governo tem em curso. Uma ofensiva contra as populações, os seus direitos, as suas condições de vida, a sua dignidade», alertou, frisando: «É na CDU e no seu reforço que os portugueses têm a oportunidade mais sólida de olhar com confiança para o futuro do seu País e das suas vidas».



Mais artigos de: Nacional

Libertar Portugal

A Aula Magna, em Lisboa, acolheu, no dia 30, um debate sob o lema «Libertar Portugal da Austeridade». A iniciativa contou com intervenções de Mário Soares, João Ferreira, Rosário Gama, Cecília Honório, Ramos Preto e Sampaio da Nóvoa. Publicamos na íntegra a intervenção do deputado do PCP no Parlamento Europeu, intitulada «Pôr fim ao pacto de agressão e aos seus resultados dramáticos para o povo e para o País».

Confiança na CDU

Jerónimo de Sousa participou nas apresentações dos candidatos da CDU aos órgãos autárquicos dos concelhos do Seixal e de Beja.

«Caos urbanístico» em Aveiro

Os candidatos à Câmara e Assembleia Municipal de Aveiro, respectivamente Miguel Viegas e Filipe Guerra, acompanhados por diversos candidatos e activistas da CDU, iniciaram, no dia 26 de Maio, um périplo pelo concelho com uma visita à Freguesia de Oliveirinha.

Novo rumo para Miranda do Corvo

Em Miranda do Corvo a CDU apresenta duas mulheres, ambas independentes, como cabeças de lista às eleições autárquicas de 2013. Ana Grade, empresária, licenciada em Sociologia, presidente do Clube Recreativo Mirandense desde 2007, é a primeira candidata à...

CDU de Guimarães recolhe opiniões

Uma delegação da CDU de Guimarães, compostas por José Torcado Ribeiro, candidato à Câmara Municipal, por Mariana Silva, do Partido Ecologista «Os Verdes», por Balbina Pimenta, presidente da Junta de Freguesia de Selho, e Manuel Pinto, candidato da CDU à...

Construir uma terra solidária

No dia 10 de Maio, a CDU, representada por Joaquim Judas, candidato à presidência da Câmara de Almada, e Joaquim Gonçalves, vereador na autarquia, visitou a Comissão Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos de Charneca de Caparica (CURPIC), tendo sido recebida pela...

Casa cheia no Montijo

A Galeria Municipal do Montijo encheu por completo, na sexta-feira, para a apresentação dos candidatos às presidências da Câmara e Assembleia Municipal do Montijo, respectivamente Carlos Jorge de Almeida e Francisco Salpico. A iniciativa, onde foi também apresentado José...

São João da Madeira

A CDU apresentou, no dia 27 de Maio, em conferência de imprensa, os seus primeiros candidatos aos órgãos autárquicos do município e freguesia de São João da Madeira. Rita Susana Mendes, 34 anos, professora, encabeça a lista da CDU à Câmara Municipal e...

«Povo unido contra a troika»

Dezenas de cidades portuguesas, incluindo Lisboa, aderiram, no sábado, ao protesto europeu do movimento «Povos unidos contra a troika». Realizada em 102 cidades europeias de 18 países, a manifestação visou contestar as políticas que se têm desenvolvido nos...

Protesto em Coimbra

Sob o lema «Nem exames, nem cortes, nem troikas. Luta!», a JCP vai realizar, hoje, às 13.30 horas, uma acção em frente à Escola Secundária D. Duarte, em Coimbra. No protesto os alunos vão exigir, entre outras medidas, o fim dos Exames Nacionais e dos testes...

Vasco Gonçalves

A Associação Conquistas da Revolução (ACR) vai realizar no dia 11 de Junho, às 11 horas, uma romagem à campa do General Vasco Gonçalves, no Cemitério do Alto de São João, em Lisboa. No final terá lugar uma intervenção de Manuel...

18.º Piquenicão

A Confederação Nacional de Reformados (MURPI) vai realizar, no dia 30 de Junho, no Crato, o seu 18.º Piquenicão Nacional. Este ano, a iniciativa conta com a participação de mais de 40 grupos de cantares e de associações de reformados.