CDU visita Freguesia de Oliveirinha

«Caos urbanístico» em Aveiro

Os candidatos à Câmara e Assembleia Municipal de Aveiro, respectivamente Miguel Viegas e Filipe Guerra, acompanhados por diversos candidatos e activistas da CDU, iniciaram, no dia 26 de Maio, um périplo pelo concelho com uma visita à Freguesia de Oliveirinha.

Image 13332

Esta Freguesia rural, segundo a CDU, «representa bem o caos urbanístico que caracteriza as sucessivas gestões autárquicos do concelho de Aveiro durante as últimas décadas».

«Na falta de qualquer preocupação de ordenamento, o que salta à vista é um crescimento urbano fragmentado, feito à beira dos eixos viários, a maior parte dos quais em péssimo estado de conservação», salienta, em nota de imprensa, a Coligação, que não vislumbra «qualquer esforço [por parte da autarquia] no sentido de consolidar as estruturas urbanas pré-existentes, com criação de centralidades, numa lógica racional de aproveitamento dos solos».

«Assim, sucedem-se de forma completamente desordenadas casas de habitação, comércio, quintas agrícolas, fábricas e equipamentos diversos, num caleidoscópio urbanístico que expressa bem a incapacidade de quem geriu a autarquia de Aveiro nas últimas décadas», acusa a CDU.

Inoperância

No final da visita, a delegação esteve à porta da EB1 de Oliveirinha, outro exemplo de completa inoperância e desprezo pelos serviços públicos. «Com efeito, faz agora dois anos que esta escola foi encerrada apressadamente para lá se instalar, segundo foi dito aos encarregados de educação, a GNR». Tal não aconteceu, lamenta a CDU, informando que, agora, as cerca de 110 crianças deslocadas para a EB23 Castro Matoso partilham o espaço com jovens adolescentes, numa solução provisória que se há-de arrastar indefinidamente até à construção do previsto centro escolar.

Perante esta situação, a CDU compromete-se a levantar este problema junto das instâncias responsáveis e a esclarecer a população sobre o engano a que foi levada.


CDU repudia encerramento

Em nota de imprensa, a CDU de Aveiro alertou para o iminente encerramento no concelho de três estações dos CTT, nomeadamente em Eixo, São Bernardo e Aradas. Estas estações, de acordo com os objectivos da empresa e do Governo, juntar-se-ão a uma lista de outras que encerraram recentemente em Aveiro, durante os anos de 2011 e 2012.

«A experiência resultante dos anteriores encerramentos de estações dos CTT comprovou o afastamento e um grave prejuízo no acesso das populações aos diversos tipos de serviços prestados nestas estações [com particular gravidade no caso dos idosos que a eles recorrem], um aumento geral da morosidade e uma perda generalizada de qualidade nos serviços», refere a CDU que, no documento enviado às redacções, denuncia o despedimento de «mais quatro postos de trabalho no concelho, a juntar aos outros que entretanto já foram perdidos nos últimos dois anos».



Mais artigos de: Nacional

Libertar Portugal

A Aula Magna, em Lisboa, acolheu, no dia 30, um debate sob o lema «Libertar Portugal da Austeridade». A iniciativa contou com intervenções de Mário Soares, João Ferreira, Rosário Gama, Cecília Honório, Ramos Preto e Sampaio da Nóvoa. Publicamos na íntegra a intervenção do deputado do PCP no Parlamento Europeu, intitulada «Pôr fim ao pacto de agressão e aos seus resultados dramáticos para o povo e para o País».

Confiança na CDU

Jerónimo de Sousa participou nas apresentações dos candidatos da CDU aos órgãos autárquicos dos concelhos do Seixal e de Beja.

Viseu precisa da CDU

No dia 28 foram apresentados os primeiros candidatos da CDU à Câmara de Viseu, Francisco Almeida, e à Assembleia Municipal, Filomena Pires.

Novo rumo para Miranda do Corvo

Em Miranda do Corvo a CDU apresenta duas mulheres, ambas independentes, como cabeças de lista às eleições autárquicas de 2013. Ana Grade, empresária, licenciada em Sociologia, presidente do Clube Recreativo Mirandense desde 2007, é a primeira candidata à...

CDU de Guimarães recolhe opiniões

Uma delegação da CDU de Guimarães, compostas por José Torcado Ribeiro, candidato à Câmara Municipal, por Mariana Silva, do Partido Ecologista «Os Verdes», por Balbina Pimenta, presidente da Junta de Freguesia de Selho, e Manuel Pinto, candidato da CDU à...

Construir uma terra solidária

No dia 10 de Maio, a CDU, representada por Joaquim Judas, candidato à presidência da Câmara de Almada, e Joaquim Gonçalves, vereador na autarquia, visitou a Comissão Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos de Charneca de Caparica (CURPIC), tendo sido recebida pela...

Casa cheia no Montijo

A Galeria Municipal do Montijo encheu por completo, na sexta-feira, para a apresentação dos candidatos às presidências da Câmara e Assembleia Municipal do Montijo, respectivamente Carlos Jorge de Almeida e Francisco Salpico. A iniciativa, onde foi também apresentado José...

São João da Madeira

A CDU apresentou, no dia 27 de Maio, em conferência de imprensa, os seus primeiros candidatos aos órgãos autárquicos do município e freguesia de São João da Madeira. Rita Susana Mendes, 34 anos, professora, encabeça a lista da CDU à Câmara Municipal e...

«Povo unido contra a troika»

Dezenas de cidades portuguesas, incluindo Lisboa, aderiram, no sábado, ao protesto europeu do movimento «Povos unidos contra a troika». Realizada em 102 cidades europeias de 18 países, a manifestação visou contestar as políticas que se têm desenvolvido nos...

Protesto em Coimbra

Sob o lema «Nem exames, nem cortes, nem troikas. Luta!», a JCP vai realizar, hoje, às 13.30 horas, uma acção em frente à Escola Secundária D. Duarte, em Coimbra. No protesto os alunos vão exigir, entre outras medidas, o fim dos Exames Nacionais e dos testes...

Vasco Gonçalves

A Associação Conquistas da Revolução (ACR) vai realizar no dia 11 de Junho, às 11 horas, uma romagem à campa do General Vasco Gonçalves, no Cemitério do Alto de São João, em Lisboa. No final terá lugar uma intervenção de Manuel...

18.º Piquenicão

A Confederação Nacional de Reformados (MURPI) vai realizar, no dia 30 de Junho, no Crato, o seu 18.º Piquenicão Nacional. Este ano, a iniciativa conta com a participação de mais de 40 grupos de cantares e de associações de reformados.