Editorial

LUTAS CARREGADAS DE FUTURO

A situação nacional continua impressivamente marcada pela aplicação do pacto de agressão –troikas...
Opinião
Actual

10 anos

Cumpriram-se ontem dez anos sobre a abertura da prisão ilegal de Guantanamo. Foi no dia 11 de Janeiro de 2002 que os primeiros 20...
Actual

As greves

Os trabalhadores dos transportes são tratados na Comunicação Social Dominada, grosso modo, como uns parasitas: ganham...
Actual

Vemos, ouvimos e lemos…

Vemos – o nosso vizinho, o nosso colega, o nosso amigo e até o nosso familiar lutarem cada vez com mais dificuldades...
Crónica Internacional

A urgência da luta pela paz

Nos últimos dias do ano que findou, os Estados Unidos tornaram pública a venda à Arábia Saudita de 84...
PCP

Defender a Educação Pública, Gratuita e de Qualidade

Numa recente acção do Partido em Cantanhede foi possível constatar e conhecer os problemas de duas escolas do concelho, que derivam do ataque à escola pública. No Agrupamento de Escolas de Cantanhede os problemas são evidentes.

A talhe de foice

Aos milhões

«Onde vão buscar os chineses tantos milhões?» perguntava na capa a revista Visão da semana passada,...
Em Foco

Luta sem tréguas pelo trabalho com direitos

Na senda dos acordos assinados pela troika nacional (PS, PSD e CDS) com a troika estrangeira (UE, FMI e BCE) está a ser levada a cabo uma brutal ofensiva contra os trabalhadores, o povo e o País que tem no projecto de alteração à legislação laboral um dos seus elementos principais.

O Governo quer impor – a pretexto do combate ao défice e da competitividade da economia – o agravamento desenfreado da exploração, de forma a satisfazer as pretensões do grande capital e das grandes potências da União Europeia.

A esta política de terrorismo social visando conduzir as relações de trabalho a um retrocesso social e civilizacional sem precedentes responde o PCP com uma campanha nacional de esclarecimento e mobilização dos trabalhadores, para que dêem combate e derrotem o intento de liquidar o direito ao trabalho com direitos tão duramente conquistado pela luta de sucessivas gerações.

A proposta de lei sobre o aumento do horário de trabalho está em apreciação pública até 18 de Janeiro, mas o que está em causa vai muito para além desta iniciativa legislativa.

PCP

Travar a exploração e o empobrecimento

«Demonstrar o profundo descontentamento», o «protesto» e a «luta contra aquilo que está acontecer ao povo português», nomeadamente «sobre aqueles que menos têm e menos podem», foram as palavras iniciais da intervenção do Secretário-geral do PCP, definindo o mote do desfile de protesto realizado no Porto, no passado dia 6.

Governo quer Saúde a duas velocidades

As medidas que têm sido implementadas nos últimos meses no sector da Saúde evidenciam que está em marcha um «projecto de destruição do Serviço Nacional de Saúde», acusa o PCP.

Novas medidas à vista?

O Banco de Portugal (BdP) acredita que será necessário adoptar novas medidas de «austeridade» este ano. No seu...

Defender as oficinas do Barreiro

As oficinas do Barreiro da EMEF, que o Governo quer encerrar, poderiam constituir um elemento central do desenvolvimento da rede ferroviária e da própria economia nacional.

Novo ataque ao Alentejo

O novo ano iniciou-se com novas supressões de comboios no Alentejo: no dia 1 de Janeiro fechou o serviço Abrantes-Elvas e a...
Trabalhadores

CGTP-IN persiste na luta

O Conselho Nacional da CGTP-IN decidiu promover acções de luta a breve prazo, para contrariar a ofensiva ideológica que apresenta a austeridade como inevitável.

Greves em marcha para dia 2

Organizações representativas dos trabalhadores das empresas públicas de transportes e comunicações decidiram marcar para 2 de Fevereiro um dia de greves.

Dependentes sem direitos

O Governo vem reconhecer que os «trabalhadores independentes economicamente dependentes» são, afinal, trabalhadores por conta de outrem, a quem são negados direitos elementares.

CGTP-IN rejeita ilusão

Depois de a Intersindical ter protestado publicamente por Álvaro Santos Pereira a excluir das negociações bilaterais, o ministro convocou uma reunião, mas nada de novo adiantou.

Seis passos imediatos

No boletim de Janeiro, editado pela Fiequimetal/CGTP-IN e pelos seus sindicatos, apela-se a uma acção de resistência...

Há contrato nos seguros

O Sinapsa, num «esclarecimento urgente aos trabalhadores», veio recordar que o contrato colectivo de trabalho do sector de...

18 de Janeiro de 1934

No âmbito do programa de comemorações do 18 de Janeiro de 1934, o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria...
Assembleia da República

São os pobres que pagam a crise

Além de mostrar «para onde está a ir o dinheiro», elucida, de uma vez por todas, a falsidade da tese segundo a qual os sacrifícios tocam a todos – assim interpreta o PCP a decisão do grupo Jerónimo Martins de deslocalizar para a Holanda lucros e dividendos ganhos no País.

Não à lei dos despejos

A proposta governamental de revisão do regime jurídico do arrendamento urbano foi alvo da mais dura crítica do PCP, que afirma estar-se perante uma verdadeira «lei do despejo».

Apagão vira negócio gigantesco

Coincidindo com o desligar da emissão analógica na faixa litoral, inicia-se hoje a primeira fase de introdução da Televisão Digital Terrestre (TDT). Centenas de milhares de pessoas vão porém ficar privadas de aceder e fruir o seu direito à televisão.

Saúde pela hora da morte

O líder parlamentar do PCP admitiu que as alterações anunciadas no sentido da contenção nos preços...
Nacional

Defender a produção nacional

Mais de três mil agricultores manifestaram-se, sábado, no Porto, com o objectivo de denunciar certas práticas comerciais e especulativas utilizadas pela grande distribuição e comercialização, e apelaram aos órgãos de soberania a regulamentação e correcção, urgente, dessas actividades.

Porto cada vez mais pobre

A propósito dos dez anos de gestão PSD/CDS na Câmara do Porto, a CDU lamenta que, em pleno século XXI, milhares de portuenses continuem a viver em condições indignas, muitos dos quais em «ilhas», uma marca da cidade.

MDM promove Conferência

Por ocasião da Reunião do Conselho Directivo da Federação Democrática Internacional das Mulheres em...

Mora aposta no desenvolvimento

Os incentivos camarários à natalidade no concelho alentejano de Mora atingiram no ano passado os 21 mil euros, o segundo valor...

Vigílias em Sintra

Com o objectivo de informar os utentes sobre as medidas implementadas pelo Governo para a área da Saúde, a Comissão de Utentes da Saúde do Concelho de Sintra (CUSCS) vai realizar, durante o mês de Janeiro, vigílias nos centros de Saúde do concelho, nomeadamente no de Belas (16), Queluz (17), Agualva (18), Rio de Mouro (23) e Mem-Martins (24). No dia 28 terá lugar uma concentração de utentes, às 18 horas, no Hospital Amadora-Sintra.
Europa

110 mil a uma só voz

Um mar de gente manifestou-se, sábado, em Bilbau, contra as medidas excepcionais aplicadas aos presos políticos bascos e em defesa dos seus direitos e repatriamento. A esquerda independentista qualificou o protesto como «histórico».

Precariedade sustenta «milagre» alemão

A Alemanha é apontada como um exemplo excepcional de crescimento económico e combate ao desemprego no actual contexto de crise mundial. Na verdade, a sustentar o «milagre» alemão está a velha receita capitalista de aumento da exploração sobre quem trabalha.

Força e fraqueza

Se há evidência que salta à vista com a actual situação na UE é a...
Internacional

Ameaça contra o Irão avoluma-se

EUA, Grã-Bretanha e França reforçaram, durante o fim-de-semana, a sua presença militar junto ao Irão, país ameaçado por se recusar submeter à dominação imperialista.

Dez anos de barbárie

Uma década depois de ter sido inaugurado, Guantanamo permanece um exemplo da barbárie que o imperialismo norte-americano impõe ao mundo.

Venezuela não cede a pressões

O presidente venezuelano anunciou que o país pode sair do Centro Internacional para a Arbitragem de Investimentos (CIADI) e lembrou que...

PCP saúda centenário do ANC

A propósito do centenário do Congresso Nacional Africano (ANC, na sigla inglesa), fundado a 8 de Janeiro de 1912, o Secretariado...
Temas

Os <i>conflitos esquecidos</i>

Os «conflitos esquecidos» (e chamo-lhes propositadamente «esquecidos» porque de tão banalizados que foram, já ninguém fala deles), os «conflitos esquecidos», dizia, na África sub-sahariana, matam em média três mil pessoas por ano, representando um dos maiores dramas que a humanidade atravessa hoje.

Argumentos
Correspondência

Engels a Conrad Schmidt<br>(em Berlim)

[…] Vi o livro de Paul Barth (1) recenseado na Deustche Worte (2) de Viena pela ave de mau agoiro Moritz Wirth, e esta crítica...
TVisto

Clandestinidade, quase

1.Como bem se sabe, durante as décadas da ditadura fascista não houve propriamente deputados: havia uns sujeitos escolhidos a...
Aconteceu

Faleceu Joaquim Santinhos

No sábado, dia 7, faleceu o Comissário da PSP Joaquim Santinhos, com 81 anos. O Comissário ganhou destaque público...

Adeus a Pedro Osório

O maestro e compositor Pedro Osório morreu, quinta-feira, aos 72 anos, em Lisboa. «Sou pianista,...

Salas sobrelotadas em Valongo

Honório Novo, deputado do PCP à Assembleia da República, visitou, segunda-feira, a Escola Secundária de Valongo,...

Desempregados vulneráveis

Segundo o Movimento dos Trabalhadores Desempregados (MTD), o projecto de decreto-lei apresentado pelo Governo com o propósito de...

Reuniões e outras iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP   Sábado, 14...

A semana em resumo

Frases

«Apesar do euro caro ser muito conveniente às economias do Norte da Europa, que...