Editorial
Opinião
Actual

Micael morreu a trabalhar

O turno de oito horas na mina já tinha acabado às 15 horas de segunda-feira, dia 10, mas Micael Lopes, e o seu ajudante, Ricardo...
Actual

Mais nem menos já é demais

O Governo PSD/CDS e o banco BIC acordaram, em 31 de Julho, a negociata do BPN. O termo «negociata» é intencional, já...
Actual

Não nos assustam…

No passado dia 1 de Outubro, cerca de 200 000 pessoas manifestaram-se nas ruas das cidades de Lisboa e Porto – 180 mil pessoas que...
A talhe de foice

O «sistémico»

O quase ex-presidente do BCE, Claude Trichet, decidiu despedir-se da ribalta financeira europeia declarando que «a crise é...
PCP

Tarefa principal de todo o Partido

Numa al­tura em que se ve­ri­fica o agra­va­mento ace­le­rado da crise do ca­pi­ta­lismo, com o cres­cente en­di­vi­da­mento dos EUA e a perda cada vez mais acen­tuada da sua he­ge­monia a nível mo­ne­tário, as su­ces­sivas crises bol­sistas, a per­sis­tente re­cessão no Japão e a crise que per­corre a União Eu­ro­peia e de forma par­ti­cular a zona euro, os tra­ba­lha­dores e os povos lutam, re­sistem e travam em todo o mundo um di­fícil com­bate contra a ex­plo­ração ca­pi­ta­lista.

Crónica Internacional

Agenda da guerra

Inebriados pelo sucesso da barbárie em terras líbias os paladinos da guerra imperialista miram novos horizontes. O militarismo...
Em Foco

É preciso estancar o saque ao País

A fuga de ca­pi­tais e as leis e normas que a per­mitem e in­cen­tivam, ao nível na­ci­onal e in­ter­na­ci­onal, servem a acu­mu­lação ca­pi­ta­lista ao mesmo tempo que re­tiram aos países im­por­tantes re­cursos fun­da­men­tais ao seu de­sen­vol­vi­mento.

Em Por­tugal, o pro­blema atinge di­men­sões co­los­sais. Mas não é ine­vi­tável, como se de­mons­trou an­te­ontem no de­bate pú­blico pro­mo­vido pelo PCP Fuga de ca­pi­tais e o pro­grama de agressão – em­po­bre­ci­mento e de­la­pi­dação do País.

PCP

Encontrar caminhos para resistir e avançar

A VII As­sem­bleia da Or­ga­ni­zação Re­gi­onal de Lisboa do PCP, mar­cada para 5 de No­vembro, no Pa­vi­lhão do Casal Vis­toso, será re­a­li­zada num mo­mento in­ten­sís­simo da luta de massas. Ana Lou­rido, Luís Cai­xeiro e Luís Fer­nandes, da DORL e do Co­mité Cen­tral, não vêem isto como um pro­blema, mas como uma opor­tu­ni­dade para com­provar na prá­tica as de­ci­sões e re­fle­xões aí as­su­midas.

Propaganda e omissões para justificar privatização

O PCP acusou o Go­verno de levar a cabo uma «ri­dí­cula e des­pu­do­rada acção de pro­pa­ganda» que tem como ob­jec­tivo jus­ti­ficar a pri­va­ti­zação das em­presas pú­blicas de trans­porte.

Negligência ou cumplicidade?

O PCP quer saber quando o Governo nomeará um conselho de administração para a NAV, empresa pública que gere o...
Trabalhadores

Semana de luta a encher

O ple­nário na­ci­onal, con­vo­cado pela Frente Comum de Sin­di­catos, des­taca-se entre as ac­ções que já estão anun­ci­adas para a se­mana de luta com que a CGTP-IN quer dar con­ti­nui­dade às ma­ni­fes­ta­ções de 1 de Ou­tubro.

Resistir nos transportes

Uma de­le­gação da Fec­trans/​CGTP-IN levou na se­gunda-feira o pro­testo dos tra­ba­lha­dores ao Mi­nis­tério da Eco­nomia e con­se­guiu que o mi­nistro mar­casse uma reu­nião para a manhã se­guinte.

Assalto ilegal à <i>TNC</i>

Uma grande operação policial, envolvendo mais de 200 agentes, foi desencadeada na madrugada de terça para quarta-feira,...

Fenprof não dá tréguas

O Go­verno não res­peita os pró­prios com­pro­missos e quer cortar mais 600 mi­lhões de euros na Edu­cação, o que exige uma pos­tura ofen­siva de pro­fes­sores e de todos os que não de­sistem da es­cola pú­blica.

Protestos na PSP

Na segunda-feira, a partir das 17 horas, dezenas de profissionais do Corpo de Intervenção da PSP concentraram-se junto às...

Arsenal

Os trabalhadores do Arsenal do Alfeite decidiram realizar uma concentração hoje, a partir das 10.30 horas, junto da sede da...

Évora

Uma «acção de protesto e luta» foi convocada para amanhã, às 10.30 horas, junto às...

Morte na mina

Um mineiro de 20 anos sofreu um acidente mortal, na segunda-feira à tarde, na Mina da Panasqueira. O STIM responsabilizou a...
Assembleia da República

Desmantelar para servir os privados

O Go­verno chama-lhe «plano de re­es­tru­tu­ração» mas do que se trata é do des­man­te­la­mento da RTP, acusa a ban­cada co­mu­nista, que avisa estar em marcha o «apa­ga­mento do ser­viço pú­blico» de te­le­visão e sua trans­for­mação em «ser­viço mí­nimo».

Apostar no imenso potencial produtivo.

Fe­ridas abertas por anos a fio da acção des­trui­dora da po­lí­tica de di­reita co­e­xis­tindo com um enorme po­ten­cial pro­du­tivo capaz de su­perar cons­tran­gi­mentos, gerar ri­queza e con­tri­buir para um novo mo­delo de de­sen­vol­vi­mento num País me­lhor e mais justo.

Um passo no combate à corrupção

En­con­tram-se na co­missão par­la­mentar, onde a todo o mo­mento pode ter início a sua apre­ci­ação na es­pe­ci­a­li­dade, os pro­jectos de lei do PCP, do BE e da mai­oria PSD/​CDS-PP para cri­mi­na­lizar o en­ri­que­ci­mento ilí­cito dos ti­tu­lares de cargos pú­blicos.

Uma praga que urge erradicar

A precariedade laboral que hoje atinge cerca de um milhão e 500 mil trabalhadores é uma «praga social», afirma o...
Nacional

A força de todos

Nas elei­ções para a As­sem­bleia Re­gi­onal da Ma­deira a CDU ob­teve mais de 5500 votos (3,76 por cento) e elegeu um de­pu­tado (menos um do que há quatro anos). Para o Se­cre­tário-geral do PCP, este foi «um re­sul­tado ne­ga­tivo» que está longe do «re­co­nhe­cido pres­tígio po­lí­tico» da força po­lí­tica que tem uma «ímpar in­ter­venção junto dos tra­ba­lha­dores e das po­pu­la­ções».

Utentes manifestam-se no Seixal

Amanhã, às 20 horas, tem lugar uma vi­gília em frente ao Ser­viço de Aten­di­mento Per­ma­nente (SAP) de Amora, onde a po­pu­lação do con­celho do Seixal vai ma­ni­festar a sua in­dig­nação com a re­dução do ho­rário da­quela uni­dade de Saúde.

Documento Verde é antidemocrático

A Câ­mara de Moura chumbou, na se­mana pas­sada, o Do­cu­mento Verde da Re­forma da Ad­mi­nis­tração Local, re­jei­tando as pro­postas apre­sen­tadas, con­si­de­rando que ame­açam a au­to­nomia dos mu­ni­cí­pios, trans­for­mando-os em «en­ti­dades sub­si­diá­rias do poder cen­tral».

Água é de todos

No dia 6 de Outubro, a Câmara de Palmela aprovou, por unanimidade, uma moção em defesa da...
Europa

Sobrevivência ameaçada

Na Grécia, as greves e pro­testos su­cedem-se numa ca­dência diária. Aos tra­ba­lha­dores e ca­madas des­fa­vo­re­cidas da po­pu­lação con­de­nados à in­di­gência resta a luta nas ruas contra as po­lí­ticas sel­va­gens do poder bur­guês.

Antes era melhor

De acordo com a última sondagem realizada pelo Instituto Romeno de Estudos Sociais (IRES) e divulgada, dia...

Bloqueia a ponte, salva o SNS

Mais de duas mil pessoas manifestaram-se, no domingo, 9, no centro de Londres, em protesto contra a reforma do...

Estudantes abalam Itália

Dezenas de milhares de estudantes desfilaram, dia 7, pelas ruas das principais cidades de Itália, nomeadamente Roma, Milão,...

Despejos aumentam

As ordens de despejo em Espanha elevaram-se a mais de 30 mil nos primeiros seis meses do ano, por falta de pagamento das...

Reflexões breves

1. A luta social que irrompe por essa Europa fora desenvolve-se a par de uma intensa e persistente luta...
Internacional

Dez anos de terror no Afeganistão

Uma dé­cada de­pois de ini­ciada a guerra im­pe­ri­a­lista contra o Afe­ga­nistão, os EUA e os seus ali­ados da NATO são res­pon­sá­veis pela de­vas­tação e so­fri­mento in­fli­gido ao povo afegão no seu pró­prio ter­ri­tório, e pela ins­ta­bi­li­dade em toda a re­gião.

Resistência dramática em Sirte

Tida como um dos mais sim­bó­licos bas­tiões do an­te­rior re­gime líbio, a ci­dade natal de Mu­ammar Kah­dafi en­frenta o avanço das forças do cha­mado Con­selho Na­ci­onal de Tran­sição (CNT), isto apesar do cerco e dos in­tensos bom­bar­de­a­mentos das úl­timas se­manas.

Chilenos avançam com greve geral

A Con­fe­de­ração de Es­tu­dantes do Chile (Con­fech) con­vocou para os pró­ximos dias 18 e 19 de Ou­tubro uma nova pa­ra­li­sação e res­pon­sa­bi­lizou o go­verno pelo fim do diá­logo com es­tu­dantes. O mo­vi­mento sin­dical uni­tário une-se ao pro­testo.

Protesto por todos os EUA

Ao cabo de quase um mês, os protestos nos EUA sob o lema «Ocupem Wall Street» já se fizeram sentir na maioria dos...

Protesto massivo na Colômbia

Centenas de milhares de funcionários públicos manifestaram-se nas ruas em 32 cidades colombianas contra a política...

Tensão social no Egipto

Milhares de egípcios compareceram anteontem às cerimónias fúnebres de 17 dos 25 manifestantes mortos pelo...

Espanha cede Rota à NATO

O presidente do governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, anunciou, dia 5, que parte da base naval da Rota, na baía...

EUA armam Bahrein

O governo norte-americano informou o Congresso de que pretende concluir a venda de armas ao Bahrein no valor de 53 milhões de...

PCP saúda PC Peruano

Em mensagem enviada ao Comité Central do Partido Comunista Peruano por ocasião do seu 83.º aniversário, a...
Temas

Milhões de portugueses em risco de pobreza

A pre­texto da crise, estão a ser es­tran­gu­lados fi­nan­cei­ra­mente, para não dizer mesmo des­truídos ser­viços pú­blicos es­sen­ciais à po­pu­lação. No seu ataque às fun­ções so­ciais do Es­tado, o Go­verno tem re­du­zido também dras­ti­ca­mente as con­di­ções de vida dos tra­ba­lha­dores da Função Pú­blica.

Os protestos de Wall Street e as lutas em Portugal

Nos úl­timos dias os pro­testos de Wall Street foram tema de man­chetes em in­flu­entes media in­ter­na­ci­o­nais.
Em Washington o go­verno tenta des­va­lo­rizar o sig­ni­fi­cado das ma­ni­fes­ta­ções que prin­ci­pi­aram com a ocu­pação por um grupo de «in­dig­nados» da rua da Bolsa de Nova Iorque, sím­bolo do poder do ca­pital.
Mas o que pa­recia ser a ini­ci­a­tiva ino­fen­siva de um pu­nhado de jo­vens as­sumiu ra­pi­da­mente as pro­por­ções de um pro­testo de di­men­sões na­ci­o­nais.

«Contos da Memória que Falece» de Francisco Silva Dias

Foi na Voz do Ope­rário, numa ho­me­nagem a Fran­cisco Silva Dias, que lhe pe­dimos a es­crita deste livro – «Contos da Me­mória que Fa­lece». Na sua in­ter­venção, ele tinha con­tado epi­só­dios da Lisboa da sua in­fância, na zona his­tó­rica, e de como des­co­brira as ave­nidas novas a nas­cerem, na mu­dança da fa­mília para as terras então a serem des­bra­vadas e ha­bi­tadas.

Argumentos
Pontos Cardeais

A descida

Apesar da conquista da maioria absoluta no parlamento regional da Madeira, Alberto João Jardim sofreu pela primeira vez um desaire...
TVisto

A Oeste algo de novo

Um já quase totalmente esquecido livro de Erich Maria Remarque inspira, ainda que por antítese, o título destas duas...
Artes Plásticas

Palhaçadas sem arte

As gargalhadas de Berardo que ecoam entre as suas múltiplas declarações são um insulto que, mais uma vez,...
Aconteceu

Pedro e Inês

«Auto da Fonte dos Amores – Pedro e Inês» é uma ópera popular, recentemente...

Reuniões e outras iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP   Quinta-feira, 13...

A semana em resumo

Frases

«As várias Goldman Sachs mandam nos governos, nos parlamentos, nos tribunais, na...