Editorial

DAR MAIS FORÇA A QUEM A MERECE

A troika FMI/BCE/UE – representante dos interesses do grande capital financeiro – ocupou Portugal. A confirmá-lo aí...
Opinião
Actual

Vender gato por lebre

Não é com vinagre que se apanham moscas ou há muita maneira de matar pulgas são ditos populares que os...
A talhe de foice

Quem servem?

«O PCP exige ao Governo que seja concretizado o direito de informação que constitucionalmente lhe é devido e...
PCP

Um milhão de contactos

Estamos exactamente a um mês das eleições legislativas de 5 de Junho. Vivemos um dos períodos mais complexos e perigosos da história de Portugal, em que a defesa da soberania e da independência do País, dos direitos e das condições de vida dos trabalhadores e do povo, a necessidade do reforço da luta de massas se conjugam com a batalha eleitoral.


Crónica Internacional

Resistir à agressão

Entre outros aspectos que caracterizam a evolução da situação internacional, continua a ser da máxima...
Em Foco

Maio, poesia e luta

Image 7481

André Lemos

«Oito horas para o trabalho, oito horas para o sono e oito horas para a casa» foi a consigna que a 1 de Maio de 1886 levou 200 000 operários norte-americanos a entrar em luta. Passados 125 anos, quando a jornada de trabalho de oito horas entretanto conquistada volta a ser posta em causa pelo capital, um grupo de jovens artistas ofereceu ao Avante! o conjunto de ilustrações deste suplemento que constitui um tributo ao 1.º de Maio. Através do seu trabalho, que acompanhamos com poemas do livro Maio, trabalho, luta (Editorial Avante!), voltam com mais força as palavras Albert Spies, um dos mártires de Chicago:

«se acreditais que enforcando-nos podereis acabar com o movimento operário – o movimento do qual os milhões de oprimidos, os milhões que trabalham na miséria e na necessidade esperam a sua salvação – se essa é a vossa opinião, então enforquem-nos! Aqui pisam uma chispa, mas ali e além, atrás de vocês, à vossa frente, por todo o lado, as chamas surgirão. É um fogo subterrâneo. Não o conseguireis apagar»

Legislativas 2011

Na primeira linha do combate

O salão da Casa do Alentejo transbordou de apoiantes e candidatos da CDU ao final da tarde de segunda-feira, na apresentação da lista da coligação por Lisboa. Na ocasião, Jerónimo de Sousa garantiu que os candidatos da CDU estarão «na primeira linha do combate às desigualdades e injustiças sociais», num momento em que está a ser consumada a ingerência externa no nosso País.

Candidatos CDU a deputados do povo

A Coligação Democrática Unitária é a única força política comprometida com os interesses dos trabalhadores e do povo, empenhada numa política alternativa que construa um futuro para Portugal, e capaz de defender a independência e soberania nacionais colocadas em causa por 35 anos de política de direita, referiu Jerónimo de Sousa nas apresentações das listas de candidatos pelos distritos de Viana do Castelo e Coimbra.

Novo rumo para Portalegre

Na apresentação dos candidatos pelo círculo eleitoral de Portalegre, Luísa Araújo, cabeça de lista pelo distrito, afirmou que dando mais força à CDU «é possível outro caminho, assente numa política patriótica e de esquerda».

Vamos abrir caminho!

A vontade de romper com a ruinosa política de direita conduzida pelos três partidos a quem tem cabido a governação do País em mais de três décadas – PS, PSD e CDS – e a crítica vigorosa ao recurso ao FMI e à União Europeia dominaram os discursos na apresentação da lista da Coligação Democrática Unitária pelo círculo de Setúbal, que teve lugar na Biblioteca Municipal da capital do distrito, na passada quinta-feira.

«Apelo à justiça» na Madeira

Edgar Silva, candidato da CDU pelo círculo eleitoral da Madeira, anunciou, na semana passada, que o PCP vai insistir junto do...

Rita Rato em Braga

No âmbito da campanha eleitoral, Rita Rato, candidata e deputada à Assembleia da República,...

Nós apoiamos a CDU

1- Álvaro Siza Vieira - Arquitecto 2- Ana Cristina Macedo - Docente do Ensino Superior...
PCP

Pacto de submissão

José Sócrates anunciou, terça-feira à noite, o acordo do Governo com o FMI/BCE/UE, a maior agressão aos direitos do povo e aos interesses do País desde os tempos do fascismo.

Melhores condições para organizar e intervir

Num esforço colectivo assinalável, a Organização Regional de Coimbra do PCP inaugurou, sábado, o novo Centro de Trabalho (CT) naquela cidade, infraestrutura que cria condições para «organizar e reforçar o Partido e intervir mais e melhor», como sublinhou na ocasião Jerónimo de Sousa.

PCP reuniu com CNA

Prosseguindo os contactos com organizações e movimentos de massas para debater a situação nacional e afirmar a...

<i>O Militante</i>

Já saiu a edição de Maio/Junho de O Militante, que tem como destaques principais as eleições legislativas...
Trabalhadores

Maio é para lutar

A unidade, organização e luta dos trabalhadores são determinantes para que se passe a fazer em Portugal o oposto do que os governos do PSD, do PS e do CDS têm feito e têm permitido que o poder económico e financeiro faça. Do 1.º de Maio saiu um forte apelo à intensificação da acção colectiva, um incentivo a todos os que não se resignam nem se deixam intimidar e a convocação de duas manifestações nacionais, já no dia 19, contra a ingerência da UE e do FMI.

Nas ruas do 1.º de Maio

De Norte a Sul, na Madeira e nos Açores, milhares e milhares de pessoas responderam ao apelo da CGTP-IN e trouxeram para as ruas as suas justas razões de descontentamento e protesto e a determinada exigência de uma ruptura com a política de direita, que não pode dar solução aos problemas graves que ela mesma criou, pela acção de governantes e deputados do PS, do PSD e do CDS.

Greve nacional amanhã

«Estão a ser preparadas gravíssimas medidas contra os trabalhadores, que justificam uma resposta firme e imediata», para «travar este processo, que só ataca quem menos tem e atira Portugal para a ruína».

Assembleia da República

Desate-se o garrote financeiro

É de ruptura financeira a situação que hoje se vive nos hospitais públicos, em resultado dos sucessivos cortes impostos aos seus orçamentos pelo Governo. As carências são de vária ordem e fazem-se sentir em vários planos.

Desumanidade à solta

Na Delphi continua a assistir-se à sistemática violação dos direitos dos trabalhadores...
Nacional

CDU promove concentração

A CDU convocou para hoje uma concentração contra a ingerência da troika FMI/BCE/CE no nosso País. A...
Europa

Desemprego recorde em Espanha

O primeiro trimestre encerrou em Espanha com um nível histórico de desemprego: 21,29 por cento da população activa, um total de 4,91 milhões de pessoas sem trabalho, e um milhão e 386 mil famílias com todos os seus membros desempregados.

Esquerda marginalizada

Depois da recente ilegalização do novo partido da esquerda independentista basca Sortu, a justiça espanhola, solicitada pelo governo de Zapatero, vetou as listas da coligação Bildu.

Luta social e soberania

Tiveram um particular significado as manifestações, celebrações e jornadas de luta,...
Internacional

Milhões fazem de Maio a sua bandeira

Massivas movimentações de massas ocorreram em todo o mundo a propósito do Dia Internacional do Trabalhador. A factura da crise apresentada pelo capital foi recusada, e a defesa dos direitos sociais e laborais, de salários e emprego, e de políticas que beneficiem os trabalhadores e o povo foram exigências comuns.

Unidos pela paz e a independência

Os principais partidos palestinianos assinaram, anteontem, um acordo que abre caminho à reconciliação entre as facções políticas do território. O objectivo estratégico é alcançar a paz e a independência.

«O Socialismo é o futuro!»

Com o objectivo de preparar a 13.ª reunião magna de Partidos Comunistas e Operários, reuniu, no passado dia 29 de Maio, em...
Temas

A Democracia no País dos Sovietes (I)

Nesta comunicação defende-se que o sistema político construído após a revolução russa de 1917, que deu origem à União Soviética e inspirou milhões de pessoas por todo o mundo, é a forma de democracia mais avançada que a humanidade já conheceu. Afirma-se ainda que o Estado soviético não caiu por si, mas foi destruído por efeito de uma política que se afastou da prática e dos princípios leninistas.

Argumentos
TVisto

Seis meses

A televisão, que é a mãe de todas as minhas sabedorias acerca do País e do mundo, tal como de resto acontece com a...
Pontos Cardeais

Cargos I

O PS de Sócrates e o PSD de Passos Coelho desunham-se, actualmente, numa empreitada de «apresentação de...
Aconteceu

Protesto pela Cinemateca

O crescente sufoco financeiro e perda de autonomia da Cinemateca estiveram na base do protesto que reuniu na...

César Príncipe lança poesia

Foi apresentado na Livraria Lello, no Porto, dia 30, o mais recente livro do jornalista César Príncipe. Trata-se de «uma...

Roubo do abono de família

Cerca de 70 mil crianças perderam o abono de família em Março, o que eleva para 645 mil o número dos que em seis...

Morreu David Lopes Ramos

Morreu no dia 29 de Abril, aos 63 anos, o jornalista David Lopes Ramos. O funeral realizou-se no cemitério...

Pobreza infantil

A taxa de pobreza infantil no nosso País atinge os 16,6 por cento, valor que é superior à...

Reuniões e outras iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP   Hoje, 5   Beja 18h00,...

A semana em resumo

Frases

«Leite de Campos [vice-presidente do PSD] apresentou-se na SIC como cavaleiro dos...