PCP reuniu com CNA
Prosseguindo os contactos com organizações e movimentos de massas para debater a situação nacional e afirmar a política patriótica e de esquerda que propõe, o PCP encontrou-se no dia 27 de Abril com a Confederação Nacional da Agricultura, na sede da delegação de Lisboa desta organização. A comitiva comunista era dirigida pelo Secretário-geral Jerónimo de Sousa e incluía ainda João Frazão, da Comissão Política, e o deputado Agostinho Lopes.
Segundo João Frazão, do encontro saiu uma «profunda convergência de opiniões» no que respeita às consequências de 35 anos de política de direita no encaminhar da agricultura portuguesa para o «desastre» e para o «definhamento». Muitos agricultores – esmagados pelo abaixamento do preço à produção e pelo aumento dos custos dos factores de produção – são forçados a abandonar a actividade. No caso dos produtores de leite, já não são apenas aqueles que possuem duas ou três vacas a abandonar a produção – o mesmo já se passa com alguns que têm 100 ou mais cabeças de gado. Existe também uma profunda desigualdade na distribuição dos apoios: dois mil grandes latifundiários recebem mais do que 200 mil pequenos e médios produtores agrícolas.
A delegação do PCP transmitiu à CNA a convicção de que é possível desenvolver a agricultura nacional, afirmou João Frazão, salientando que o voto dos agricultores na CDU no próximo dia 5 de Junho é essencial para atingir este objectivo.