Combater a política de desastre nacional
Jerónimo de Sousa participou, sábado, na Associação «Os Trovadores do Cano», em Guimarães, num jantar de apresentação da lista da CDU pelo distrito de Braga, onde Agostinho Lopes é o primeiro candidato e Amélia Lopes é a mandatária distrital.
Depois de apresentados os 24 candidatos, Mariana Silva, candidata e membro do Conselho Nacional do Partido Ecologista «Os Verdes», responsabilizou o PS, o PSD e o CDS pela crise e pelo rumo do País, e Agostinho Lopes alertou para a destruição do aparelho produtivo. O actual deputado do PCP fez ainda um balanço da última legislatura, «incontornavelmente marcada pela imposição de medidas profundamente lesivas para a grande maioria dos portugueses», que se traduziram, no distrito de Braga, nos problemas económico-sociais que atingem o Vale do Ave e o Vale do Cávado, na elevada percentagem de desempregados e no encerramento de dezenas de pequenas empresas, na agricultura regional e na comunidade piscatória de Esposende, nos problemas na área da saúde, com o encerramento de vários Serviços de Atendimento Permanente, e na educação, com o encerramento de escolas básicas e criação de mega-agrupamentos.
O Secretário-geral do PCP, que antes havia visitado a Associação de Apoio a Deficientes Visuais do Distrito de Braga, na Póvoa de Lanhoso, valorizou a lista ali apresentada, com muitos candidatos jovens e representativa da «viva realidade e ligação à vida do trabalho». Salientou, por isso, que os candidatos da CDU são «garantia e força indispensáveis ao País» contra a «política de desastre nacional».