«O Socialismo é o futuro!»
Com o objectivo de preparar a 13.ª reunião magna de Partidos Comunistas e Operários, reuniu, no passado dia 29 de Maio, em Atenas, na Grécia, o Grupo de Trabalho do Encontro Internacional, constituído pelo Partido Comunista Sul-Africano, Partido Comunista do Brasil, Partido Comunista de Cuba, Partido Progressista do Povo Trabalhador do Chipre (AKEL), Partido Comunista da Boémia e Morávia, Partido Comunista da Grécia, Partido Comunista Libanês, Partido do Povo da Palestina, Partido Comunista da Federação Russa e Partido Comunista Português.
Na reunião em que ficou decidido que o próximo Encontro Internacional terá lugar na capital grega, entre os dias 9 e 11 de Dezembro deste ano, o PCP esteve representando por Ângelo Alves, da Comissão Política do Comité Central, e por Pedro Guerreiro, do Comité Central e da Secção Internacional.
O 13.º Encontro Internacional realizar-se-á subordinado ao tema «Socialismo é o futuro! - A situação internacional e a experiência dos comunistas 20 anos após a contra-revolução na URSS. As tarefas para o desenvolvimento da luta de classes nas condições da crise do capitalismo, das guerras imperialistas, das lutas e levantamentos populares contemporâneos, pelos direitos populares e da classe trabalhadora, o fortalecimento do internacionalismo proletário e da frente anti-imperialista, pela superação do capitalismo e a construção do socialismo».
Os membros do Grupo de Trabalho também discutiram e avaliaram positivamente a concretização das acções comuns de acordo com os eixos definidos no 12º EIPCO na África do Sul, e procederam a uma muito útil troca de impressões acerca dos desenvolvimentos da situação internacional.
Realizado dois dias antes da celebração do 1.º de Maio, os partidos participantes na reunião do Grupo de Trabalho expressaram as suas calorosas saudações à classe operária e a todos os trabalhadores, bem como a todos os povos do mundo que estão em luta pelos seus direitos e em combate contra o assalto do capital e do imperialismo.