TJE invalida crime de imigração

O Tribunal de Justiça da União Europeia decidiu, dia 28, declarar contrária ao direito comunitário a lei italiana de 2009 que define a imigração ilegal como crime, e não como infracção administrativa.

A sentença considera que o normativo viola a directiva europeia sobre repatriamento aprovada em 2008, instando as autoridades transalpinas a, em vez de encarcerar os imigrantes que não podem ser repatriados, «prosseguir os seus esforços para cumprir a directiva do retorno».

O Tribunal, com sede no Luxemburgo, foi chamado a julgar o caso do cidadão argelino Hassen El Dridi, condenado a um ano de prisão em 2010 pela Justiça italiana por não ter cumprido com a ordem de expulsão emitida pela polícia.

Analisando o recurso do queixoso, o TJ deliberou que as sanções penais previstas pela legislação italiana contrariam a directiva da UE sublinhando que os estados-membros da UE «não podem introduzir, para superar o fracasso das medidas coercivas adoptadas para proceder ao afastamento forçado, uma pena de detenção» que varia entre um e quatro anos de prisão.

Os magistrados invocam o princípio de que as legislações nacionais não podem ser mais severas do que as directivas europeias e lembram que a directiva 115/2008 estabelece que a detenção de imigrantes ilegais deve durar o período «mais breve possível», nunca superior a 18 meses.



Mais artigos de: Europa

Desemprego recorde em Espanha

O primeiro trimestre encerrou em Espanha com um nível histórico de desemprego: 21,29 por cento da população activa, um total de 4,91 milhões de pessoas sem trabalho, e um milhão e 386 mil famílias com todos os seus membros desempregados.

Esquerda marginalizada

Depois da recente ilegalização do novo partido da esquerda independentista basca Sortu, a justiça espanhola, solicitada pelo governo de Zapatero, vetou as listas da coligação Bildu.

Greve geral para mudar tudo

A Frente Sindical Militante (PAME) aproveitou as manifestações de 1.º de Maio, que reuniram dezenas de milhares de trabalhadores em toda Grécia, para apelar à participação na nova greve geral, marcada para quarta-feira da próxima semana,...

Défices elevados, dívida a subir

Os défices dos países da zona euro e da UE 27 mantiveram-se elevados em 2010, registando-se um significativo aumento do endividamento, apesar de a maioria dos governos terem imposto duras medidas de austeridade aos respectivos povos. Segundo as conclusões divulgadas dia 26 pelo Eurostat, o organismo...

Luta social e soberania

Tiveram um particular significado as manifestações, celebrações e jornadas de luta, que decorreram por todo o País, neste ano em que se comemoram os 37 anos da revolução de 25 de Abril de 1974, tal como se recordou a alegria esfuziante do mar de...