Roubo do abono de família
Cerca de 70 mil crianças perderam o abono de família em Março, o que eleva para 645 mil o número dos que em seis meses deixaram de ter acesso àquela prestação social, segundo dados da Segurança Social divulgados na passada semana.
Este é o resultado das alterações às regras de atribuição do abono de família, com início em Novembro do ano passado, que afectaram milhares e milhares de famílias que de um momento para o outro perderam ou viram reduzido este subsídio.
Com a eliminação dos dois últimos escalões da prestação e do pagamento adicional de 25 por cento a famílias com rendimentos mais baixos, deixaram de ser pagas num primeiro momento (em Novembro) mais de 384 mil prestações, número que se alargou ligeiramente em Dezembro (817 crianças) para voltar a disparar em Janeiro, mês em que foram excluídos mais de cem mil beneficiários. Com o processo de reavaliação extraordinária de rendimentos, esta tendência manteve-se em Fevereiro e Março, com o abono de família a deixar de ser processado, respectivamente, a 88 mil e perto de 70 mil crianças.