CDU apresenta Manifesto Eleitoral nos Açores

Produção, emprego e autonomia

A CDU apresentou, no dia 28 de Abril, o seu Manifesto Eleitoral na Região Autónoma dos Açores. A sessão decorreu no Centro Municipal de Cultura de Ponta Delgada e contou com a presença de José Decq Mota, primeiro candidato da coligação pela região, e de Jerónimo de Sousa.

O Secretário-geral do PCP destacou o carácter «diferente e único» do Manifesto apresentado, realçando a sua profunda ligação com os problemas sentidos pelos trabalhadores e o povo da região e a sua identificação com as suas perspectivas de desenvolvimento. As propostas aí apresentadas, precisou, integram-se e articulam-se com o «quadro mais geral da proposta de ruptura e mudança que a CDU apresenta no plano nacional».

Para Jerónimo de Sousa, se o Manifesto é diferente é único é também porque tem «atrás de si a garantia de cumprimento do que assumimos perante os portugueses nas últimas eleições e que traduzimos em intervenção e projecto quer na Assembleia Legislativa Regional quer na Assembleia da República». E também porque «traz consigo a garantia de que estaremos com as lutas dos trabalhadores e das populações, transformando os seus anseios e reivindicações em proposta e intervenção».

Em suma, destacou o dirigente comunista, trata-se de um Manifesto que não defende a continuação da mesma política. Pelo contrário, compromete-se com uma «política patriótica e de esquerda, para um novo rumo e uma vida melhor para os portugueses».

No Manifesto, a CDU reclama respostas para os «problemas imediatos da região» e aponta rumos de desenvolvimento. Entre as propostas adiantadas, destaca-se a aposta «de forma decidida na nossa capacidade produtiva, apoiando quem produz em vez de usar os fundos europeus para abater embarcações de pesca ou incentivar o abandono de actividade de agricultores», e a intervenção estatal para garantir um «preço justo para os nossos produtos agrícolas e da pesca, limitando as enormes margens de lucro dos grandes intermediários». A CDU defende ainda a manutenção nas mãos do Estado de importantes empresas como a ANA, a NAV, a SATA ou a TAP.

A dinamização do mercado interno, através do aumento do poder de compra das famílias açorianas, e a criação de emprego «real, de qualidade, justamente remunerado e com direitos» são outras das propostas, a par da protecção do mar da «rapina das frotas estrangeiras». A defesa da autonomia e dos meios financeiros da região é outro dos eixos estratégicos que a CDU propõe para aquela região autónoma.



Mais artigos de: Legislativas 2011

Na primeira linha do combate

O salão da Casa do Alentejo transbordou de apoiantes e candidatos da CDU ao final da tarde de segunda-feira, na apresentação da lista da coligação por Lisboa. Na ocasião, Jerónimo de Sousa garantiu que os candidatos da CDU estarão «na primeira linha do combate às desigualdades e injustiças sociais», num momento em que está a ser consumada a ingerência externa no nosso País.

Candidatos CDU a deputados do povo

A Coligação Democrática Unitária é a única força política comprometida com os interesses dos trabalhadores e do povo, empenhada numa política alternativa que construa um futuro para Portugal, e capaz de defender a independência e soberania nacionais colocadas em causa por 35 anos de política de direita, referiu Jerónimo de Sousa nas apresentações das listas de candidatos pelos distritos de Viana do Castelo e Coimbra.

Novo rumo para Portalegre

Na apresentação dos candidatos pelo círculo eleitoral de Portalegre, Luísa Araújo, cabeça de lista pelo distrito, afirmou que dando mais força à CDU «é possível outro caminho, assente numa política patriótica e de esquerda».

Vamos abrir caminho!

A vontade de romper com a ruinosa política de direita conduzida pelos três partidos a quem tem cabido a governação do País em mais de três décadas – PS, PSD e CDS – e a crítica vigorosa ao recurso ao FMI e à União Europeia dominaram os discursos na apresentação da lista da Coligação Democrática Unitária pelo círculo de Setúbal, que teve lugar na Biblioteca Municipal da capital do distrito, na passada quinta-feira.

Combater a política de desastre nacional

Jerónimo de Sousa participou, sábado, na Associação «Os Trovadores do Cano», em Guimarães, num jantar de apresentação da lista da CDU pelo distrito de Braga, onde Agostinho Lopes é o primeiro candidato e Amélia Lopes é a mandatária...

«Apelo à justiça» na Madeira

Edgar Silva, candidato da CDU pelo círculo eleitoral da Madeira, anunciou, na semana passada, que o PCP vai insistir junto do Procurador-Geral da República para que continuem as investigações para apurar responsabilidades criminais relacionadas com o temporal de 20 de Fevereiro de 2010. Uma...

Rita Rato em Braga

No âmbito da campanha eleitoral, Rita Rato, candidata e deputada à Assembleia da República, esteve, há dias, no distrito de Braga em acções de contacto e de afirmação das 20 medidas apresentadas, em Lisboa, no dia 23 de Abril, pela...

Nós apoiamos a CDU

1- Álvaro Siza Vieira - Arquitecto 2- Ana Cristina Macedo - Docente do Ensino Superior 3- António Cartaxo - Professor Universitário 4- Carlos Vidal - Artista Plástico 5- César Príncipe - Jornalista 6- Francisco Duarte...