Editorial

FORAM MAIS DE 300 MIL

Foram mais de 300 mil a dizer «Basta!» á política de direita e a exigir um outro rumo para Portugal - e esse...
Opinião
Actual

Concertação

Uma responsável sindical afirma: «[….] o nosso país destaca-se, por exemplo, pelo “aumento fenomenal do...
Actual

A reacção não passará!

Este sábado ocorreu a maior manifestação nacional das últimas décadas. Fomos mais de trezentos mil em...
Actual

Bestas

Teixeira dos Santos foi a Wall Street tocar o sino. Não aquele de que quase todos guardamos imagem, accionado logo que fosse...
PCP

Quatro notas e um compromisso

Mais de 300 mil pessoas manifestaram-se em Lisboa contra a política de desastre nacional do PS e PSD, uma massa imensa de indignação, protesto e luta que respondeu ao apelo da CGTP-IN e realizou a maior manifestação das últimas décadas.

Crónica Internacional

Terrorismo de Estado

A notícia chegou cedo na manhã de segunda-feira. Israel havia atacado militarmente a missão humanitária...
Em Foco

Força para mudar de rumo

A manifestação nacional, promovida pela CGTP-IN no sábado, em Lisboa, foi a maior das últimas décadas. O descontentamento dos trabalhadores e de outras camadas sociais afectadas pela política de direita do Governo PS teve nas ruas uma vigorosa expressão, permitindo afirmar com confiança que «é possível mudar de rumo com a luta de quem trabalha». Na resolução aclamada no final do comício sindical afirma-se também «total disponibilidade e empenho», tanto para prosseguir as batalhas em curso em empresas, serviços e sectores, como para «adoptar todas as formas de luta que a Constituição consagra».

A luta continua

Na manifestação de 29 de Maio, a CGTP-IN assumiu as suas responsabilidades e tomou o compromisso de transformar o descontentamento «num protesto sem tréguas, pela defesa dos direitos e da dignidade de quem trabalha, pelo direito da juventude a um futuro digno».

Professores unidos na luta

Os professores concentraram-se duas horas antes do início da manifestação, diante do Ministério da...

«Temos que lutar o tempo que for preciso»

 

Num momento em que o País atravessa uma situação como não há memória – marcada por uma ofensiva sem precedentes do grande capital, por intermédio do PS e do PSD, contra os direitos e as condições de vida dos trabalhadores e do povo e, ao mesmo tempo, por uma intensa luta que cresce e se intensifica –, Jerónimo de Sousa referiu ao Avante! que a manifestação de sábado, que considerou um marco na história do movimento operário e sindical, terá necessariamente de ter continuidade. E reafirmou a determinação dos comunistas em persistir no combate pela ruptura e pela mudança, demore o tempo que demorar.

PCP

Dois comunistas que o fascismo assassinou

Germano Vidigal e Alfredo Lima foram dois dos militantes comunistas assassinados pela sinistra PIDE ao longo dos 48 anos de fascismo. O primeiro morreu na tortura em 1945, o segundo foi varado a tiro, cinco anos depois.

Mobilizar!

Os comunistas estão empenhados na mobilização dos trabalhadores para a luta que é necessário travar contra a poderosa ofensiva do grande capital, do PS e do PSD, que teve no passado sábado uma enorme expressão.

Na rua contra as injustiças

O PCP promove, nos próximos dias 17, 18 e 19 de Junho, três grandes desfiles nos centros das cidades de Lisboa, Évora e Porto, contra as injustiças e o desastre económico e social.

«Derrubar injustiças, com o PCP construir alternativas»

 

Com o lema «Derrubar injustiças, com o PCP construir alternativas», realizou-se este fim-de-semana, no Funchal, o VIII Congresso dos comunistas madeirenses. Uma iniciativa que contou com a presença de Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP, e que serviu para apresentar um caminho e um rumo alternativos à política de direita perpetuada por Alberto João Jardim, agora com o apoio do PS.

PCP entregou contas de 2009

O PCP entregou, no dia 31 de Maio, no Tribunal Constitucional as contas referentes ao ano de 2009. As contas entregues cumprem o Plano...
Trabalhadores

Polícias reclamam dignidade

Mais de dois mil profissionais de Polícia e seus familiares manifestaram-se, dia 27, em Lisboa, exigindo um estatuto que facilite a normal progressão na carreira. E prometeram continuar a lutar.

Sindicatos mais fortes

Oito dos sindicatos da Fiequimetal/CGTP-IN decidiram juntar forças, para melhor defenderem os interesses dos trabalhadores, reagindo às alterações estruturais e alargando o âmbito geográfico e sectorial.

Combater privatizações na <i>CP</i>

Com a Tribuna Pública de dia 26, em Lisboa, os trabalhadores do sector ferroviário e as comissões de utentes iniciaram um conjunto de acções contra as privatizações anunciadas pelo Governo PS.

Militares ao combate

«Estas políticas destroem a condição militar - combate-as» - clamava uma das faixas que militares na reserva,...

Quem não ganha nos seguros

O sector de seguros teve, em 2009, quase 250 milhões de euros de lucro, a remuneração dos accionistas subiu seis por...

Resistir e exigir

A gerência do café lisboeta «A Brasileira», no Chiado, é acusada pelo Sindicato da Hotelaria do Sul e...
Assembleia da República

Haja transparência

A Assembleia da República rejeitou no passado dia 12 de Maio a prorrogação até final do corrente ano do regime...

Mais um ataque aos pobres

O PCP acusou o PS, PSD e CDS/PP de convergirem no «ataque aos mais pobres, aos mais desprotegidos» para nada exigir aos mais...

Um País violentado

O PCP voltou a considerar «crucial» o papel da soberania e independência nacional para a viabilidade económica do...

Agravar ainda mais a vida

O aumento dos preços dos transportes é uma medida «socialmente inaceitável», considera o PCP, que acusa o Governo de sobre esta matéria montar uma «teia de mistificações, manipulações e meias verdades».

Povos resistem à ofensiva

(…) Na escalada da ofensiva que aí está, o que é novo é a sua intensidade e a forma mais estreita como se...

Responder aos problemas do País

Nas suas Jornadas Parlamentares em Setúbal, além de aprofundar o conhecimento à realidade do distrito, o PCP definiu novas iniciativas para responder aos problemas do País, na linha do seu combate firme à política de direita, visando erigir uma alternativa de esquerda ao actual rumo de ruína, crescentes desigualdades e desastre nacional.

 

Nacional

Em defesa dos serviços públicos

A Câmara de Arraiolos promoveu, no dia 20 de Maio, uma tribuna «em defesa dos serviços públicos no concelho» onde se apelou, entre outros, ao não encerramento de escolas do 1.º ciclo, à manutenção dos Serviços de Finanças e do Tribunal da Comarca, à construção de um novo centro de saúde e à aprovação de investimentos em creches, centros de dia e lares.

PCP exige lar de idosos

João Oliveira, deputado do PCP na Assembleia da República, visitou, na passada semana, o concelho de Mora. Nesta iniciativa,...

Liberdade

Na terça-feira, dia 8, às 18.30 horas, na Casa do Alentejo, em Lisboa, tem lugar o primeiro colóquio de 2010 da...

<i>Avante!</i>

O próximo número do nosso jornal sairá na quarta-feira, dia 9.
Europa

A confissão de Köhler

O presidente da Alemanha, Horst Köhler, afirmou, dia 26, que o envolvimento militar germânico no Afeganistão se deve mais à defesa dos seus interesses económicos do que a razões de segurança, como tem alegado governo.

Direita une-se

Apesar de terem vencido as legislativas, o resultado obtido pelos sociais-democratas checos não lhes permite formar governo face à maioria obtida pelos partidos da direita.

Austeridade chega à Dinamarca

O elogiado modelo social da Dinamarca, de onde foi importado o sistema da chamada «flexigurança», acaba de ser parcialmente...

CGIL prepara greve geral

A maior central sindical italiana, CGIL, que já convocou uma manifestação da administração pública...

Luta na <i>British Airways</i>

O pessoal de bordo da companhia aérea British Airways iniciou no domingo, 30, um novo período de greve de cinco dias, que...

O programa

Resolveu a Comissão dos Assuntos Europeus da Assembleia da República levar a cabo, na passada semana, uma audição...
Internacional

RPD da Coreia contra agressão

Uma multidão de norte-coreanos manifestou-se, domingo, na capital da República Popular Democrática da Coreia, contra a...

Segunda volta

Os candidatos dos partidos U e Verde, Juan Manuel Santos e Antanas Mockus, respectivamente, vão disputar a segunda volta das...

Israel ataca «Liberdade»

Cerca de duas dezenas de pessoas morreram e pelo menos outras 36 ficaram feridas depois de um ataque das forças armadas israelitas a uma caravana de ajuda humanitária que se dirigia à Faixa de Gaza.

Temas

O aumento da pobreza

Ao princípio foi o Orçamento de Estado, aprovado por tudo o que é PS.
Depois veio o PEC considerado credível, saudado pelas instituições internacionais e propalado pelas vozes do dono.
A seguir veio, «a bem da nação», o acordo «Sócrates-Passos Coelho».Entretanto, em todas estas etapas houve tantos interlúdios quantas as vontades dos directórios da UE e tantas notações financeiras quantos os interesses dos especuladores.
Nos próximos anos esta dramática história repetir-se-á, salvo se, até lá, não houver, como propõe o PCP, uma ruptura democrática com as actuais políticas.

O domínio da segurança privada

É geralmente nos tempos assolados pela crise que surgem as mais precárias e frágeis soluções quase sempre ditadas por interesses minoritários e particulares e que visam infligir limitações e retrocessos ao quadro de garantias, direitos e liberdades, tanto dos cidadãos como das organizações empenhadas na democracia participativa.

Argumentos
ATver

A tourada e o futebol, de novo!

Apesar da gigantesca manifestação de mais de 300 mil pessoas a protestar no passado sábado, em Lisboa, contra a feroz...
Pontos Cardeais

Quedas

A notícia anunciava uma espécie de vitória: a Bolsa de Lisboa foi a que «menos perdeu na Europa» (é...
TVisto

Contraponto viciado

1. Era a tarde do dia 29 de Maio. Mais de trezentos mil manifestantes desciam a Avenida da Liberdade em Lisboa. A RTP, operadora...
Religiões

A Nova Teocracia do Dinheiro

Roubar aos pobres para dar aos ricos. Obediência ou morte...  Os tecnocratas do grande capital estão cheios de dinheiro e...
Aconteceu

Homenagear os presos políticos

Mais de 800 pessoas participaram, quinta-feira, no Cinema São Jorge, em Lisboa, num espectáculo para assinalar os 40 anos da...

ALDA reclama mais apoios

A Associação da Lavoura do Distrito de Aveiro (ALDA) realizou, no dia 30 de Maio, na Junta de Freguesia de Válega, o...

Marco histórico para o Sporting

O Sporting ganhou, sábado, em Almada, a Taça Challenge de andebol, ao bater os polacos do MMTS Kwidzyn por 27-26. Desta forma,...

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP   Sábado, 5  ...

A semana em resumo

Frases

«Faz parte da história da Humanidade: todas as conquistas sociais, desde o direito a...