PCP com os trabalhadores

Mobilizar!

Os comunistas estão empenhados na mobilização dos trabalhadores para a luta que é necessário travar contra a poderosa ofensiva do grande capital, do PS e do PSD, que teve no passado sábado uma enorme expressão.

Jerónimo de Sousa participou, no dia 27, num comício em Coimbra onde reafirmou as grandes prioridades da intervenção do PCP: o combate a todas e a cada uma das medidas previstas do PEC do PS e do PSD e dar força e contribuir para o alargamento da luta em defesa dos salários, dos direitos sociais e dos serviços públicos.

Dois dias antes, o Secretário-geral do PCP tinha estado em Setúbal, nos estaleiros da Mitrena, a contactar com os trabalhadores da Lisnave. No folheto distribuído aos trabalhadores, o PCP denunciava – além das questões gerais, que afectam todos os trabalhadores portugueses – os baixos salários, a precariedade e a chantagem praticada naquela empresa. Só no final de Abril aqueles trabalhadores viram actualizados os seus salários, «e em valores claramente insuficientes face ao aumento do custo de vida». Apesar dos «lucros substanciais» que o grupo alcançou nos últimos anos.

Os trabalhadores da Gestnave, da Erecta e da formação profissional, acusava o PCP, «após dois anos em situação precária mas a ocupar um posto de trabalho permanente, foram obrigados a subscrever um contrato com uma nova empresa, que impõe uma categoria profissional inferior e horários à vontade do patrão». Os trabalhadores que ali prestam serviço através de empresas subcontratadas «sentem a permanente incerteza e chantagem quanto ao futuro, as más condições de higiene e segurança no trabalho, o trabalho à hora e a precariedade».



Mais artigos de: PCP

Dois comunistas que o fascismo assassinou

Germano Vidigal e Alfredo Lima foram dois dos militantes comunistas assassinados pela sinistra PIDE ao longo dos 48 anos de fascismo. O primeiro morreu na tortura em 1945, o segundo foi varado a tiro, cinco anos depois.

Na rua contra as injustiças

O PCP promove, nos próximos dias 17, 18 e 19 de Junho, três grandes desfiles nos centros das cidades de Lisboa, Évora e Porto, contra as injustiças e o desastre económico e social.

«Derrubar injustiças, com o PCP construir alternativas»

 

Com o lema «Derrubar injustiças, com o PCP construir alternativas», realizou-se este fim-de-semana, no Funchal, o VIII Congresso dos comunistas madeirenses. Uma iniciativa que contou com a presença de Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP, e que serviu para apresentar um caminho e um rumo alternativos à política de direita perpetuada por Alberto João Jardim, agora com o apoio do PS.

PCP entregou contas de 2009

O PCP entregou, no dia 31 de Maio, no Tribunal Constitucional as contas referentes ao ano de 2009. As contas entregues cumprem o Plano Oficial de Contabilidade, com a devida adequação à especificidade partidária, e a Lei do Financiamento dos Partidos Políticos e Campanhas Eleitorais....