Austeridade chega à Dinamarca

O elogiado modelo social da Dinamarca, de onde foi importado o sistema da chamada «flexigurança», acaba de ser parcialmente desmantelado por um vasto plano de austeridade orçamental acordado na semana passada entre o governo conservador e a extrema-direita.

Entre a panóplia de medidas anti-sociais, destaca-se a redução para metade da duração máxima do subsídio de desemprego, que até aqui podia atingir os quatro anos. As prestações familiares foram também restringidas e os benefícios fiscais suprimidos.

O dirigente do principal sindicato LO, Harald Boersting, qualificou o pacote de medidas como «uma declaração de guerra» aos trabalhadores. Também o partido social-democrata assinalou que se trata de um ataque ao «sistema de flexigurança» dinamarquês, o qual deveria combinar a facilidade de despedimento com uma protecção no desemprego generosa e de longa duração.

«O dinamarquês médio não tem segurança de emprego. Em contrapartida, está protegido por um sistema sólido de apoio aos desempregados. Agora, o governo tirou tudo como um ladrão pela calada da noite», considerou Henrik Sass Larsen, porta-voz dos sociais-democratas.



Mais artigos de: Europa

A confissão de Köhler

O presidente da Alemanha, Horst Köhler, afirmou, dia 26, que o envolvimento militar germânico no Afeganistão se deve mais à defesa dos seus interesses económicos do que a razões de segurança, como tem alegado governo.

Direita une-se

Apesar de terem vencido as legislativas, o resultado obtido pelos sociais-democratas checos não lhes permite formar governo face à maioria obtida pelos partidos da direita.

AKEL apela ao reforço do diálogo

O Comité Central do Partido Progressista do Povo Trabalhador (AKEL) manifestou total apoio à política conduzida pelo presidente da República do Chipre, Dimitris Christofias, com vista à reunificação do país, e reafirmou que continuará a luta por uma...

CGIL prepara greve geral

A maior central sindical italiana, CGIL, que já convocou uma manifestação da administração pública para dia 12, em Roma, poderá realizar até ao final do mês uma greve geral. O seu secretário-geral, Guglielmo Epifani, declarou, dia 26, que irá...

Luta na <i>British Airways</i>

O pessoal de bordo da companhia aérea British Airways iniciou no domingo, 30, um novo período de greve de cinco dias, que coincide com as férias escolares no Reino Unido. Na sexta-feira, 28, fracassaram as negociações entre o sindicato Unite e a administração sobre a...

O programa

Resolveu a Comissão dos Assuntos Europeus da Assembleia da República levar a cabo, na passada semana, uma audição parlamentar sobre «O Programa de Trabalho da Comissão Europeia para 2010». Na dita – à luz do que diz ser «o espírito do Tratado de...