ALDA reclama mais apoios
A Associação da Lavoura do Distrito de Aveiro (ALDA) realizou, no dia 30 de Maio, na Junta de Freguesia de Válega, o seu 9.º Encontro da Lavoura/Assembleia Eleitoral.
Nesta acção, uma das maiores já relizadas, onde estiveram mais de 160 pessoas, foi debatida a realidade e o futuro da agricultura e do mundo rural do distrito de Aveiro. Foi ainda aprovado, por unanimidade, um documento com dez medidas necessárias para fazer frente ao período difícil que atravessa a agricultura. Desta forma, exige-se a «isenção temporária de pagamento da taxa de segurança social», a «conclusão do projecto do Baixo Vouga Lagunar», a «intervenção do Governo na garantia de um preço justo por litro de leite à produção», a «defesa dos mercados tradicionais» e a implementação nas regiões serranas de «medidas de apoio directo ao mundo rural, como forma de promover a fixação das populações nas aldeias e estimular a produção agrícola numa perspectiva de valorização dos produtos tradicionais».
Os agricultores de Aveiro reclamam ainda o «aumento do "benefício fiscal" (desconto) para o gasóleo agrícola e reposição da ajuda à Electricidade Verde», que o Governo accione «cláusulas de salvaguarda para os alimentos produzidos em território nacional», a «reformulação do Programa de Desenvolvimento Rural e linhas de crédito», mais «apoio técnico e financeiro para a legalização das explorações pecuárias» e «linhas de crédito bonificado a longo prazo para a salvaguarda das adegas cooperativas e para a revitalização e rejuvenescimento dos vinhedos e dos activos no sector».