A demissão do ministro da economia, na sequência da indigna reacção à crítica da bancada do PCP durante o debate sobre o estado da Nação, bem expressiva do nervosismo e desorientação que grassa na área governamental, é um facto político relevante.
Aniversário redondo. Vinte anos do tradicional, e absolutamente incontornável para muitos, Passeio das Mulheres CDU do Porto. O local escolhido foi a praia fluvial de Porto de Rei, em Resende, um espaço com uma beleza natural envolvente que, pela segunda vez, deliciou os participantes nesta iniciativa da CDU, realizada no domingo passado, 5 de Julho.
José Soeiro é o rosto dos trabalhadores, dos desempregados, dos micro, pequenos e médios empresários, dos agricultores, dos jovens e das mulheres, dos reformados, dos pensionistas e dos cidadãos com deficiência que teimam em acreditar que «sim é possível» travar e inverter as tendências de desertificação, de envelhecimento, de estagnação económica, que continuam a caracterizar o distrito de Beja.
Sob o lema «Basta de injustiças! CDU – Soluções para uma vida melhor», Paulo Sá foi apresentado, sexta-feira, como o cabeça de lista da Coligação às Eleições Legislativas de 2009, pelo círculo eleitoral do Faro. Uma iniciativa que contou com a presença de Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP.
A Juventude CDU apresentou, segunda-feira, na Sede do Partido Ecologista «Os Verdes», em Lisboa, um conjunto de 15 medidas com vista a resolver os problemas e os dramas que os trabalhadores e as populações enfrentam no nosso País
Quase a completar uma década de existência na Festa do Avante!, o pavilhão da Ciência e Tecnologia prepara para este ano uma exposição ímpar e cativante, quer para quem dela poderá usufruir durante os três dias da Festa, quer para os que, durante meses, trabalham na sua preparação. O desafio é «meter» 4500 milhões de anos em escassas dezenas de metros quadrados, disseram ao Avante!os membros do colectivo responsável pela mostra patente na Quinta da Atalaia nos próximos dias 4, 5 e 6 de Setembro.
A CDU completou a divulgação dos seus cabeças-de-lista, em todos os círculos eleitorais, para as eleições legislativas de 27 de Setembro. Os nomes destes e demais candidatos acrescentam razões para o voto na coligação PCP-PEV.
Governo e patronato tentam empurrar para cima dos trabalhadores as responsabilidades e as despesas, ficando o patronato com as mãos livres para amealhar mais e mais lucros.
As organizações do Partido continuam a acompanhar a evolução da situação social nas várias regiões do País, que continua a agravar-se por culpa da política do Governo.
Mais de uma centena de trabalhadores do Grupo Jerónimo Martins Retalho denunciaram dia 1, em Lisboa, o atropelo aos seus direitos e exigiram à administração da empresa, que não os recebe desde Março de 2007, a marcação de uma reunião até dia 15.
O Conselho Nacional da CGTP-IN aprovou, dia 2, «Dez eixos estratégicos para mudar as políticas», documento que vai ser apresentado aos partidos políticos durante este mês.
O País e a vida dos portugueses estão piores e esse é o resultado da política de direita do Governo PS, que seguiu e aprofundou nestes quatro anos as pisadas dos seus antecessores.
A degradação do Serviço Nacional de Saúde e a consequente fragilização do direito das populações à saúde são dois traços fortes que marcam a acção do Governo, não diferindo, no fundamental, das linhas orientadoras que presidiram à política de direita dos seus antecessores.
Sob o lema «Basta de injustiças! CDU – Soluções para uma vida melhor», foram apresentados, sábado, os candidatos aos órgãos autárquicos do concelho de Lagoa. Esta iniciativa cantou com a presença de Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP, e de Paulo Sá, candidato da CDU à Assembleia da República pelo Algarve.
Carlos Tomé e Manuel Ligeiro são, respectivamente, os primeiros candidatos da CDU à Câmara e Assembleia Municipal de Torres Vedras. Carlos Marques é o mandatário da lista da Coligação, composta por «gente que dá a cara por causas e leva a sério a vida política».
O Senado italiano, câmara alta do parlamento, aprovou, no dia 2, a controversa lei que sanciona os imigrantes clandestinos com multas de cinco mil a dez mil euros e penas de prisão até três anos para quem albergue pessoas sem autorização de residência.
A oposição conservadora venceu as eleições legislativas realizadas, no domingo, 5, na Bulgária, ultrapassado em mais de 20 pontos percentuais o Partido Socialista do primeiro-ministro cessante, Serguei Stanichev.
O povo hondurenho continua os protestos contra o golpe que derrubou o presidente legitimamente eleito em 2005. O governo golpista responde com repressão e procura, junto dos EUA, quebrar o isolamento a que foi votado pelos estados e instituições internacionais.
Os efeitos económicos e sociais da crise do capitalismo ainda não se fizeram sentir em toda a sua brutalidade, admite a OMC. Simultaneamente, outras instituições do sistema pressionam contra o «proteccionismo», enquanto a ONU divulgou números preocupantes da miséria no mundo e os EUA não saem da crise.
Cavaco Silva, no discurso que proferiu na Assembleia da República em 25 de Abril de 2006, salientou que o combate à exclusão social devia constituir uma causa nacional tendo, a esse propósito, declarado o seguinte: «Quero propor um compromisso cívico, um compromisso para a inclusão social».
Embora o apelo tenha sido abrangente ele não deixa de clarificar que: «É, seguramente, aos gestores do momento que cabe decidir os caminhos, mas é onde esses caminhos nos levam que lhes hão-de dar, ou não, o reconhecimento das novas gerações».