Aveiro e Castelo Branco prejudicados

PS chumba desenvolvimento regional

O plano de emergência social para o distrito de Aveiro, apresentado pelo PCP, foi chumbado pela maioria PS na Assembleia da República. Este partido, manifestando a sua concordância com o diagnóstico feito pelos comunistas, afirmou, porém, que o caminho para a saída da crise é o que está a ser seguido pelo Governo.
Para a Direcção da Organização Regional de Aveiro do PCP, esta atitude não deixa dúvidas de que o PS «não tirou ilações sobre a profunda derrota e reprovação que recebeu nas últimas eleições europeias», pretendendo continuar com a mesma política. Já o PSD, que votou a favor, «não se fez representar com deputados eleitos pelo distrito». O CDS-PP, cujo presidente Paulo Portas é deputado eleito por Aveiro, não se fez representar, assim como o Bloco de Esquerda.
No dia 3 de Julho, foi a vez do Plano de Emergêcia para o distrito de Castelo Branco, igualmente apresentado pelo Grupo Parlamentar do PCP, ter sido rejeitado pelo PS, com a abstenção do PSD e do CDS-PP.
Esse plano, lembra o Secretariado da Direcção da Organização Regional de Castelo Branco do PCP, foi proposto com base num «diagnóstico real sobre a dura realidade sentida pela população e pelos trabalhadores» e continha um conjunto de propostas para «muitos dos graves problemas com que o distrito e as suas gentes se confrontam actualmente.
Ao contrário dos partidos que, vontando contra ou abstendo-se, são responsáveis pelo chumbo desta proposta, o PCP, que não tem deputados eleitos pelo distrito, conhece a realidade, através de «inúmeras visitas, contactos, reuniões e encontros com diversas entidades e organizações, com trabalhadores e populações» e tem tido uma atitude combativa.
Para a direcção regional comunista, o distrito «não está condenado ao abandono». E, garante, «tudo continuará a fazer para que haja uma verdadeira mudança de políticas que coloquem o interesse dos trabalhadores, das populações e do desenvolvimento regional em primeiro plano, combatendo a lógica que tem sido seguida pelos sucessivos governos e pelos seus representantes».
O PCP lembra que, nas próximas eleições, os trabalhadores e as populações do distrito «têm a oportunidade de imprimir uma mudança de rumo na política nacional, elegendo deputados identificados com os problemas e os anseios do distrito», votando na CDU.


Mais artigos de: PCP

Exigir o cumprimento dos direitos

Governo e patronato tentam empurrar para cima dos trabalhadores as responsabilidades e as despesas, ficando o patronato com as mãos livres para amealhar mais e mais lucros.

Crise agrava-se de Norte a Sul

As organizações do Partido continuam a acompanhar a evolução da situação social nas várias regiões do País, que continua a agravar-se por culpa da política do Governo.

Ferreira Soares, o médico dos pobres

A Comissão Concelhia de Santa Maria da Feira do PCP assinalou, no sábado, em Nogueira da Regedoura, os 67 anos passados sobre o assassinato do Dr. António Ferreira Soares, o «Dr. Prata», médico dos pobres, pela PVDE, polícia política do regime fascista.Durante a romagem à campa do camarada Ferreira Soares, a que se...

PCP evoca Alfredo Dinis

Há 64 anos, escondidos atrás de uma furgoneta, os esbirros da PIDE, então PVDE, assassinaram cobardemente a tiro o destacado dirigente comunista Alfredo Dinis – Alex, era o seu nome de combate –, quando este, desprevenido, descia de bicicleta a estrada de Bucelas. Tinha 28 anos de idade.A Comissão Concelhia de Loures do...

Atracções não faltam!

No próximo fim-de-semana, 10 e 11 de Julho, o espaço do antigo mercado em Caldas das Taipas acolhe de novo a Festa da Fraternidade, que vai já na sua IV edição. A Comissão de Freguesia de Caldelas do PCP, promotora da iniciativa, entre as muitas atracções que a Festa oferece destaca para os mais jovens a noite de...

Encontros com o PCP

Delegações do Partido, que integraram o Secretário-geral, encontraram-se anteontem, em Lisboa, no centro de trabalho da Rua Soeiro Pereira Gomes, com delegações da Fenprof e da Confecoop.De manhã, a Federação Nacional dos Professores apresentou a Jerónimo de Sousa e Jorge Pires, membro da Comissão Política, o «Livro...