Editorial
Opinião
A talhe de foice

No descrédito

O não-pagamento de impostos tornou-se a Avantesma do primeiro-ministro Passos Coelho, mal acabado de gargantear a...
Crónica Internacional

Com a Revolução bolivariana!

Como tem sido sublinhado, seria um erro minimizar o significado e alcance do anúncio de Obama de que a Venezuela representa uma...
Actual

O perfil de Cavaco

No prefácio aos «Roteiros IX», Cavaco Silva lança, no seu conhecido estilo paternalista, o debate público...
Actual

Os mil milhões

Os lucros anuais da EDP têm estado acima dos mil milhões de euros pelo menos desde 2005. O ano de 2014 não fugiu à...
Actual

Tríptico da Utopia – I

Parece que foi há muito tempo, mas foi apenas há sete anos. Uma onda varreu os Estados Unidos, «Yes, We Can!»a...
PCP

É que vale mesmo a pena!

O ano de 2015 leva ainda pouco mais de dois meses e eis os trabalhadores, as populações e a juventude na luta diária pelo seu presente sabendo que essa é a forma mais segura de garantir o seu futuro.

Em Foco

Partido da luta e da alternativa

Um vibrante comício na Voz do Operário e um grande almoço no Seixal, respectivamente na sexta-feira e no domingo, abriram as comemorações do 94.º aniversário do Partido Comunista Português, que prosseguem nas próximas semanas.

Milhares nas ruas dão mais força à luta

Em Lisboa, no Porto e mais duas dezenas de capitais de distrito e outras localidades, muitos milhares de trabalhadores no activo, reformados e desempregados, mulheres e homens, idosos e jovens, aderiram à manifestação nacional da CGTP-IN, dando assim mais força à luta para derrotar o Governo PSD/CDS, romper com a política de direita seguida há 38 anos e construir uma alternativa de esquerda e soberana.

PCP

Um «acordo» a ser travado pela luta

O Partido promoveu, no dia 3, uma sessão pública sobre o Tratado Transatlântico (EUA-UE), que o Avante! abordou resumidamente na última edição. Pela sua importância, voltamos ao assunto.

Propostas de ruptura e alternativa

O PCP promoveu anteontem, 10, ao final da tarde, uma audição pública com vista à recolha de contribuições para a construção do seu programa eleitoral.

Soluções para o País

Arranca hoje, 12, a acção do PCP «Com a força do povo, construir soluções para o País»,...

PCP evoca 40 anos das nacionalizações

Num comunicado que está a ser distribuído aos trabalhadores dos Seguros, o PCP evoca as nacionalizações de 1975 e aponta o controlo democrático dos sectores estratégicos como essencial para o futuro.

Campanha avança no Algarve

Cinco meses após o lançamento da campanha de fundos «Mais Espaço, Mais Festa. Futuro com Abril», a...

Dúvidas por esclarecer

O PCP não desiste de obter do primeiro-ministro o cabal esclarecimento da sua situação contributiva com a...

Debate hoje, em Lisboa

Jerónimo de Sousa participa hoje, às 18h30, num debate com democratas e patriotas no Centro de Trabalho Vitória, em...
Trabalhadores

A greve vai responder

«A cada dia que passa cresce a adesão» à greve nacional de amanhã, em todos os sectores da Administração Pública, que será «a resposta merecida» ao Governo e à sua ofensiva.

Hoje estão em luta

Os ex-trabalhadores da fábrica da Amorim Cork Composites em Corroios (Seixal) voltam à empresa...

Transportes

A 16 de Abril, quando faz 40 anos que foi decretada a nacionalização da CP, vai realizar-se um dia de luta nacional do sector...
Juventude

«Pelo Ensino Superior Público:<br>Com a luta o conquistámos!<br>Com a luta o defendemos!»

No sábado, 14 de Março, a partir das 10 horas, o Teatro Paulo Quintela, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, vai acolher a 15.ª Conferência Nacional do Ensino Superior (CNES) da JCP, organização revolucionária da juventude que está, como sempre esteve, ao lado dos estudantes na sua luta.
Ao Avante!, Elsa Severino, Alma Rivera, responsáveis pela Organização do Ensino Superior de Lisboa e de Coimbra, respectivamente, e Duarte Alves, do Secretariado da Comissão Política, com a responsabilidade do Ensino Superior a nível nacional, salientaram que os valores da Revolução de Abril são o futuro de Portugal e o garante de um Ensino Superior para todos.
Relativamente aos últimos cinco anos, os jovens comunistas criticaram o corte de 320 milhões de euros no Ensino Superior que fez aumentar o valor das propinas e das refeições, diminuir as bolsas e a qualidade das cantinas, degradar as faculdades.
Com esta política, prosseguida por PS e PSD-CDS, pretende-se elitizar o Ensino Superior público, tornando-o acessível apenas a quem possa pagar, denunciaram.

Assembleia da República

Urge travar degradação

O PCP voltou a exigir a adopção urgente de medidas que travem o processo de degradação da Escola de Música do Conservatório Nacional.

Falta criar valor e boa gestão

O recuo dos pinhais e montados e o avanço do eucalipto é hoje uma marca forte do território, reveladora da inexistência de uma política florestal que valorize a floresta, crie valor e estimule a sua correcta gestão.

Quem ganhou com a pilhagem?

A maioria PSD/CDS-PP, com a abstenção do PS, inviabilizou sexta-feira passada a proposta do PCP de criação de uma...

O que sabia o Governo?

A relação de amizade de Passos Coelho com o presidente do BES Investimento (BESI), José Maria...
Nacional

Lutar e concretizar <br> direitos todos os dias

O Dia Internacional da Mulher foi assinalado, em todo o País, com iniciativas promovidas por estruturas unitárias e autarquias. Em declaração política na segunda-feira, 9, o PCP sublinhou que este 8 de Março fica marcado pela «indignação, o protesto e a luta de vastíssimos sectores de mulheres que têm consciência de que não há nem haverá igualdade num País flagelado pela política de direita».

CDU intensifica campanha

A cerca de três semanas das eleições para a Assembleia Legislativa da Madeira (ALR), a Coligação Democrática Unitária multiplicou as acções de contacto, a denúncia dos problemas e a apresentação de propostas.

 

Lopes Graça no Seixal

A Associação Lopes Graça, em conjunto com a Câmara Municipal do Seixal, promove no próximo sábado,...
Europa

A persistência da desigualdade

A Organização Internacional do Trabalho estima que ao ritmo actual a igualdade de remuneração entre homens e mulheres só seria atingida dentro de 71 anos.

Crise e desemprego

Um estudo apresentado numa conferência do GUE/NGL, realizada, dia 5, em Bruxelas, revela que o acordo de livre comércio com os EUA terá impactos nefastos para os povos.

Desemprego sobe em França

A taxa de desemprego em França subiu em 2014 para dez por cento da população activa, em resultado do aumento de um ponto...
Internacional

«Caça às bruxas» na Ucrânia

O Partido Comunista da Ucrânia denuncia estar a ser alvo de uma «caça às bruxas» por parte do governo, e de estar em curso um processo que criminaliza a contestação das forças democráticas e antifascistas, próprio de qualquer ditadura.

Solidariedade reforçada

No momento em que a Venezuela enfrenta uma nova tentativa de golpe de Estado alimentada pelos EUA, os povos unem-se em defesa da República Bolivariana, da sua soberania e povo.

Netanyahu extrema posições

Em vésperas das eleições em Israel, marcadas para 17 de Março, a campanha eleitoral está ao rubro e as...

Desdolarização na ordem do dia

A China acaba de anunciar o lançamento do seu próprio sistema de pagamentos internacionais, o CIPS, no que é considerado...
Temas

Ao serviço do povo e do País

Foi a 14 de Março de 1975, faz depois de amanhã 40 anos, que se iniciou o histórico processo de nacionalizações no Portugal democrático do pós-25 de Abril, com a nacionalização da Banca e dos Seguros pelo Conselho da Revolução. Desde já, a afirmação de que tal processo de nacionalizações, além de politicamente urgente e necessário, e económica e financeiramente adequado, constituiu um acto profundamente patriótico.
Argumentos
Sociedade

EUA – Coincidências preocupantes

Ned Colt, ex-correspondente de guerra da NBC, morreu a 10 de Fevereiro de 2015, em Boston, de um ataque ao coração. Tinha 58...
TVisto

A orientação pelo silêncio

Como se sabe e até talvez aqui tenha sido por várias vezes sublinhado, isto de sermos espectadores da televisão que nos...
História

A reacção não passou!(1)

Na sua edição de 13 de Março de 1975, o Avante! noticiava assim o desfecho da tentativa de...
Aconteceu

Mulheres longe da igualdade real

Iguais perante a lei, as mulheres são mais atingidas do que os homens pelas chagas sociais em Portugal.Segundo os últimos dados...

Pessoa no Congresso dos EUA

Uma exposição sobre Fernando Pessoa, com manuscritos originais do poeta e poemas escritos em inglês, foi inaugurada, dia...

Nelson Évora conquista ouro

O atleta português Nelson Évora conquistou, no sábado, 7, o primeiro lugar no triplo salto dos Europeus de Atletismo de...

«Urbano O Eterno Sedutor»

O livro de Eduardo M. Raposo, «Urbano – O Eterno Sedutor», editado pelas edições Colibri, foi apresentado, dia...

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP   Hoje, 12  ...

A semana em resumo

Frases

“As pessoas que dizem [que a austeridade funcionou em Portugal] isso não sabem como...