Campanha avança no Algarve
Cinco meses após o lançamento da campanha de fundos «Mais Espaço, Mais Festa. Futuro com Abril», a Organização Regional do Algarve já recolheu mais de 33 por cento do objectivo traçado. Quanto ao valor global dos compromissos assumidos pelos militantes e amigos do Partido, aproxima-se já bastante da meta. Como afirmaram ao Avante! os responsáveis pela campanha de fundos na região, os valores recolhidos resultam essencialmente das contribuições dos membros do Partido. Apenas uma pequena parte provém de iniciativas que as organizações promoveram de forma criativa.
A explicar este arranque audacioso está não só o apelo, nos organismos e iniciativas do Partido, à contribuição para a campanha, mas sobretudo a «discussão individual com cada camarada ou amigo sobre qual o compromisso que está em condições de assumir». Apesar dos passos assinaláveis que já foram dados, há muito por fazer: «há ainda uma grande parte da organização que é preciso contactar, na medida em que o universo de camaradas com compromissos andará à volta dos 20 por cento, ou seja, há um largo campo para crescer.» A receptividade e a compreensão demonstradas, até ao momento, pelos militantes do Partido e amigos da Festa do Avante! quanto aos objectivos e importância desta campanha de fundos levam a crer que as metas definidas serão efectivamente concretizadas e, mesmo, ultrapassadas.
Na base desta confiança está, desde logo, a grande consciência demonstrada pelos militantes e amigos que contribuíram para a campanha ou que já estabeleceram compromissos visando a sua contribuição. Esta consciência é de tal ordem que não serão poucos aqueles que assumiram com naturalidade a sua contribuição mesmo que isso representasse, como representou, um sacrifício para as suas vidas.
No imediato, a prioridade dos comunistas algarvios passa por alargar o número de compromissos, ou seja, por ir mais além no contacto com muitos independentes, democratas e patriotas. Ao mesmo tempo, há que garantir a disponibilidade da organização para chegar junto dos militantes de forma a recolher os valores assumidos.
Para além do que representa, no imediato, para a aquisição da Quinta do Cabo e a melhoria da Festa do Avante!, a campanha de fundos tem um significado mais vasto: pelos contactos que permite estabelecer, pelos meios financeiros que coloca ao serviço da luta, pela compreensão de que o Partido, sejam quais forem as circunstâncias, é e será aquilo que os seus militantes decidirem.