PCP
Orçamento do Estado – cumplicidades, ruptura e alternativa
Artigo de acesso livre
Crónica Internacional
A raiz
A talhe de foice
Prazos
Actual
A arma da fome
Actual
Energicamente
Actual
Não têm vergonha nenhuma
Reformados exigem em Lisboa aumentos nas pensões e uma rede pública de lares
Cerca de um milhar de reformados, pensionistas e idosos, de diversas zonas do País, participaram, quinta-feira, 17, numa caminhada/mostra associativa entre a Praça Duque de Saldanha e o Campo Pequeno, em Lisboa, para comemorar o mês do idoso.
Nas ruas de Lisboa amanhã contra mais empobrecimento
Vindos de todo o País, trabalhadores de todos os sectores da Administração Pública central, regional e local protestam amanhã, em Lisboa. Respondendo ao apelo da Frente Comum de Sindicatos, reúnem-se no Marquês de Pombal, pelas 15 horas, seguindo depois para junto da Assembleia da República. A manifestação nacional tem como lema «Parar o empobrecimento! Aumentar salários e pensões, valorizar carreiras, reforçar os serviços públicos».
Governos de PS, PSD e CDS condenam País ao desastroso rumo dos incêndios
Pelas mãos de PS, PSD e CDS, continuam por resolver os muitos problemas que os incêndios provocaram em Portugal nos últimos anos, mas persistem, igualmente, os muitos erros que têm condenado o País a este rumo. Foi sobre esta matéria que o PCP tomou posição, numa declaração de João Frazão, de dia 19.
Acção nacional Aumentar Salários e Pensões avança
Os militantes do PCP têm-se desdobrado em inúmeros contactos para fazer chegar o abaixo-assinado «Aumentar Salários e Pensões, para uma vida melhor» ao maior número possível de pessoas e locais de trabalho.
São imperativas soluções para os problemas da habitação
O PCP realizou, no dia 18, no Centro de Trabalho Vitória, em Lisboa, a audição pública «Dos solos ao direito à habitação». A iniciativa desenvolveu-se em torno de três diplomas apresentados pelo PCP na Assembleia da República e contou com os contributos de diversas associações e entidades sobre o assunto.
Capital Europeia de Cultura pertence a Évora
Avança preparação do XXII Congresso do PCP
Reorganização «passa ao lado» do que é necessário para o SNS
O PCP considera que o plano de reorganização para as urgências de obstetrícia/ginecologia e pediatria, apresentado terça-feira pelo Ministério da Saúde (MS), «passa ao lado» daquilo que é efectivamente necessário para assegurar o adequado funcionamento dos serviços».
Tribuna do XXII Congresso do PCP
Os textos enviados para a Tribuna do Congresso devem ter um máximo de 2500 caracteres, espaços incluídos. A redacção do Avante! reserva-se o direito de reduzir os textos que excedam estas dimensões, bem como de efectuar a selecção que as limitações de espaço venham a impor. Cada texto deverá ser acompanhado do número de militante do seu autor.
Será dada prioridade à publicação do primeiro texto de cada camarada. Eventuais segundos textos do mesmo autor só serão publicados quando não houver primeiros textos a aguardar publicação.
A redacção poderá responder ou comentar textos publicados.
De toda a correspondência que contenha propostas de emenda ou sugestões sobre o documento em debate, será enviada cópia para a respectiva comissão de redacção.
A correspondência deve ser endereçada para a redacção do Avante!: Rua Soeiro Pereira Gomes, n.º 3, 1600-196 Lisboa; endereço electrónico: [email protected].
Salários, emprego e direitos conseguidos com unidade e luta
Na Carris, na CGD, na Hanon, na RTP Açores e na Sumol+Compal, tal como nos portos e barras, desfechos recentes comprovaram a importância da unidade dos trabalhadores e da força dos sindicatos de classe.
O que falta para erradicar a pobreza de quem trabalha
Com «níveis de pobreza persistentemente elevados» e um número excessivo de trabalhadores pobres», a pobreza laboral está «entre os mais graves problemas da sociedade portuguesa», sublinhou a CGTP-IN.
Primeiro plenário na Casbuscais
Há riqueza criada na Altice
Governo arrasta revisão do Estatuto da Carreira Docente até 2026
O direito à habitação tem de valer mais do que a especulação e o lucro
O PCP propôs na Assembleia da República medidas para proteger arrendatários e endividados à banca, de modo a que o direito à habitação se sobrepusesse à especulação e aos lucros: foram rejeitadas por PS, PSD, CDS, Chega e IL.
Abstenção do PS no OE revela cumplicidade mais funda
Com o voto contra garantido ao Orçamento do Estado, o PCP comentou a abstenção do PS: «nós ouvimos de facto muita conversa para no fim deixar passar um Orçamento que não dá resposta aos trabalhadores, não dá resposta ao povo, não dá resposta ao País».
Defender e valorizar a Serra da Estrela
Garantir a todos o acesso ao ensino
«Concerto pela Paz e de Solidariedade com a Palestina» em Lisboa no dia 26
O «Concerto pela Paz e de Solidariedade com a Palestina», que vai ter lugar no sábado, 26, no Fórum Lisboa, às 16h00, é antecedido por um cordão humano, às 15h00, com início na estação de comboio de Roma-Areiro.
CNOD realiza em Viseu 29.º Encontro Nacional de Pessoas com Deficiência
Sob o lema «50 anos de Abril, em luta por uma sociedade inclusiva», realiza-se no sábado, 26, em Viseu, no Pavilhão da Escola Básica do Viso, o 29.º Encontro Nacional de Pessoas com Deficiência.
Busto de Adriano Correia de Oliveira inaugurado em Avintes
João Ferreira contacta com trabalhadores da Câmara de Lisboa
Oposição rejeita projectos essenciais para Benavente
Reunião do Conselho Europeu: guerra, ingerência, neoliberalismo
As conclusões do Conselho Europeu da passada semana confirmam o aprofundamento das políticas militaristase neoliberais da União Europeia, no quadro do federalismoeda sua submissão aos EUA. O Governo português alinha com todas elas.
Intervenção multifacetada no PE
Governo sujeita Portugal às agruras ditadas pela UE
Palestinianos resistem à recolonização de Gaza por parte de Israel
Israel prossegue com total impunidade o genocídio na Faixa de Gaza, a escalada de violência na Cisjordânia e os bombardeamentos no Líbano, agravando a tragédia nesses territórios. Os “ultimatos” dos EUA e os “avisos” da UE, sem efeitos concretos, soam a hipocrisia.
«As pessoas acima dos lucros» apelam trabalhadores nos EUA
Indústria automóvel, aeronáutica e alimentar: a luta de classes intensifica-se nos EUA, onde se agravam as contradições do capitalismo à medida que crescem os lucros dos monopólios à custa do aumento da exploração e do agravamento das desigualdades.
Erradicar o colonialismo sob todas as formas
A Declaração sobre a concessão da independência aos países e povos colonizados continua, 64 anos após a sua aprovação nas Nações Unidas, a não estar plenamente cumprida. O assunto voltou a ser debatido.