Defender e valorizar a Serra da Estrela

Foi aprovado o projecto de resolução apresentado pelo PCP visando a valorização do Parque Natural da Serra da Estrela. Como salientou o deputado Alfredo Maia, apresentando a proposta, trata-se de uma superfície superior a 89 mil hectares, «uma das mais importantes áreas protegidas do País, com um conjunto muito significativo e rico de valores». Entre eles destacam-se a paisagem, de morfologia peculiar, a fauna e a flora, num «extraordinário mosaico de habitats que suportam inúmeras espécies protegidas ou em perigo de extinção e endemismos de extremo valor». E, também, uma economia de montanha muito característica, acrescentou.

Lembrando os severos incêndios que ali lavraram, que consumiram milhares de hectares de floresta, o PCP propôs a adopção de um Programa de Valorização, nas dimensões ambiental, social e económica, assente na reposição do potencial produtivo, na valorização das áreas com maior valor, na erradicação das espécies invasoras e no reforço da capacidade do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas. É ainda proposto o desencadeamento de um processo de revisão do Plano de Ordenamento do Parque, que inclua a avaliação das alterações no uso do solo e de atividades económicas não tradicionais e a identificação e quantificação das pressões e as ameaças aos valores naturais.

O plano proposto pelo PCP, e aprovado na AR, prevê ainda criar um regime de apoio excepcional para o efectivo pecuário da ovelha bordaleira, da produção de leite e de queijo da Serra da Estrela.

 



Mais artigos de: Assembleia da República

Abstenção do PS no OE revela cumplicidade mais funda

Com o voto contra garantido ao Orçamento do Estado, o PCP comentou a abstenção do PS: «nós ouvimos de facto muita conversa para no fim deixar passar um Orçamento que não dá resposta aos trabalhadores, não dá resposta ao povo, não dá resposta ao País».

Garantir a todos o acesso ao ensino

«O facto de sucessivos governos PS, PSD e CDS se terem desresponsabilizado das suas obrigações constitucionais no financiamento às instituições faz com que hoje estudar no Ensino Superior não seja para quem quer, mas para quem pode pagar», denuncia o PCP num projecto de lei sobre o reforço da acção social escolar,...