Pobres estão mais pobres em Portugal
Uma análise da Pordata destacou, no dia 17, que os pobres do País estão mais pobres. Segundo a base de estatísticas sobre Portugal, houve uma subida da taxa de risco de pobreza pela primeira vez em sete anos, ao passar de 16,4 por cento, em 2021, para 17 por cento, em 2022.
Em comunicado, a Pordata afirma que foi no grupo de crianças e jovens que a taxa de risco de pobreza mais de agravou, bem como nas famílias com crianças dependentes, salientando ainda o «maior aumento da taxa de intensidade de pobreza da última década». Esta taxa mede a distância do rendimento mediano da população em risco de pobreza, face ao valor do limiar da pobreza, ou seja, a profundidade da pobreza.
«Em Portugal, metade dos pobres tinham, em 2022, um rendimento monetário disponível 25,6 por cento abaixo da linha da pobreza e esta profundidade aumentou face a 2021», lê-se no documento divulgado pela Pordata, no Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza.
A avaliação da Pordata teve por base os dados mais recentes disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estatística, segundo o qual existem em Portugal, 2,1 milhões de pobres.