Busto de Adriano Correia de Oliveira inaugurado em Avintes

No sábado, 26, às 14h30, vai ser inaugurado em Avintes um busto de Adriano Correia de Oliveira, perto da rua com o nome do artista. Trata-se de uma iniciativa dos herdeiros do cantor, que conta com o apoio do Centro Artístico, Cultural e Desportivo Adriano Correia de Oliveira (CACDACO), com sede naquela freguesia de Vila Nova de Gaia.

Avintes é a terra adoptiva de Adriano, figura incontornável da cultura portuguesa, cuja escultura da autoria de Joaquim Álvares de Sousa será mais um elemento de preservação da memória de Adriano Correia de Oliveira. O momento solene tem também o apoio e a representação da Junta de Freguesia de Avintes e da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia.

Após a cerimónia, haverá um convívio aberto, com porto d'honra acompanhado por broa de Avintes, no novo espaço expositivo do CACDACO, localizado na rua 5 de Outubro, nas imediações da Casa da Cultura. Ali poderá ser visitada a exposição permanente «Adriano 80 - Vida e Obra».

No passado dia 16 foi inaugurada a mesma exposição no Instituto Camões em Vigo, Espanha, seguida de uma tertúlia com o escritor português João Pedro Mésseder (José António Gomes) e o poeta galego António García Teijeiro. A sessão, integrada nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, contou ainda com um momento musical por Manuel Freire e Manuel Pires da Rocha. A mostra fica patente até 12 de Novembro.

Obra de interesse nacional
O Grupo Parlamentar do PCP apresentou entretanto um Projecto de Resolução onde se recomenda ao Governo que classifique a obra de Adriano Correia de Oliveira como de interesse nacional. «Aderiu ao PCP em 1960 e manteve-se como militante até ao fim da sua vida. Viveu na ditadura e a ela resistiu como se pode testemunhar pela sua vida e obra, participando em várias acções de luta e acompanhando os movimentos revolucionários que combateram o fascismo», recorda o documento apresentado pelos deputados comunistas. Dá-se ainda conta que a obra gravada de Adriano Correia de Oliveira contém 19 singles e oito álbuns, tendo sido editados postumamente mais dois álbuns. Divulgou também um conjunto alargado de poetas portugueses e galegos: Manuel Alegre, Manuel da Fonseca, António Gedeão, Urbano Tavares Rodrigues, António Aleixo, Rosalia de Castro e Curros Henriquez, entre outros.

 



Mais artigos de: Nacional

João Ferreira contacta com trabalhadores da Câmara de Lisboa

Instalações degradadas há anos, balneários deficitários, falta de um refeitório, foram algumas das dificuldades que João Ferreira, vereador do PCP na Câmara Municipal de Lisboa (CML), encontrou, dia 17 de Novembro, no Posto de Limpeza da rua Filipe da Mata, no decorrer de uma visita ao local....

Oposição rejeita projectos essenciais para Benavente

Na Assembleia Municipal (AM) de Benavente de 27 de Setembro, a 4.ª revisão ao orçamento e às grandes opções do plano (GOP) foi rejeitada com os votos contra do PSD (7) e Chega (3) e a abstenção do PS (5) e da Candidatura Independente (1). Esta revisão apresentada pela gestão CDU, para além de investimentos na área da...