PCP
Um ideal e um projecto para o nosso tempo
Artigo de acesso livre
Os centros da ideologia dominante desenvolvem uma intensa ofensiva ideológica contra o Partido e a sua acção, contra o ideal e o projecto comunistas, recorrendo, como sempre, à arma anticomunista, mas associando-lhe hoje novas formas, meios e diversificadas expressões.
Crónica Internacional
Mensageiros da guerra
Artigo de acesso livre
Actual
Amanhã, logo se vê
Actual
Uma luta a enfrentar
Actual
Que parte desta guerra é que é «fria»?
A talhe de foice
A besta
Algumas notas sobre os partidos de direita
Artigo de acesso livre
São muitos os que olham com legítimas preocupações para os partidos de direita, para os seus resultados eleitorais, discursos e prática. Importa continuar a acompanhar os desenvolvimentos nestes e destes partidos, para melhor dar combate aos seus objectivos políticos e ideológicos.
PCP na linha da frente do combate por melhores condições de vida
«Da parte do PS, o que se vai vendo com a adquirida maioria absoluta é já o alargar das portas por onde entram os interesses do grande capital», afirmou Jerónimo de Sousa na sessão pública do PCP Contigo todos os dias – Salários, Pensões, Saúde, Habitação, no dia 19, na Baixa da Banheira, concelho da Moita.
Sobe o custo de vida... desce o poder de compra
Hoje, 24 de Fevereiro, o PCP realiza em todo o País uma campanha intitulada «Sobe o custo de vida… desce o poder de compra», para exigir o aumento geral dos salários, incluindo o salário mínimo nacional, e uma mais justa distribuição da riqueza, para dinamizar a economia nacional, fortalecer a Segurança Social e assegurar melhores pensões no futuro. Às 16h30, Jerónimo de Sousa participa no Centro de Trabalho Vitória, em Lisboa, numa sessão pública sobre o tema.
A 6 de Março todos os caminhos vão dar ao Campo Pequeno
Daqui a pouco mais de uma semana, o PCP promove no Campo Pequeno, um comício que culmina as comemorações do Centenário do Partido, assinala os seus 101 anos e constitui uma grande acção de massas. De norte a sul organizam-se as deslocações para Lisboa.
Avaliação soberana na questão do lítio
Deve ser o interesse nacional, a defesa do ambiente e das populações, e não a estratégia da União Europeia o que determina a avaliação das vantagens e desvantagens da exploração de lítio, defende o Partido.
Restrições já não fazem sentido mas reforço do SNS é urgente
É «indispensável e urgente dotar o Serviço Nacional de Saúde de meios humanos, financeiros e físicos que lhe permitam retomar em pleno o seu desempenho», insiste o PCP quando foi decidido o alívio das restrições sociais.
É Tão Lindo o Meu Partido encanta e aponta ao futuro
O Cine Teatro Pax Julia, em Beja, acolheu na noite de sábado o espectáculo É Tão Lindo o Meu Partido, evocativo do Centenário do PCP. O projecto de sempre, as lutas de ontem e de hoje e uma imensa confiança no futuro foram aspectos em destaque.
O momento é de juntar forças ao Partido
Aniversário do «Avante!» é motivo de orgulho
São Pedro da Cova merece justiça
«100 Anos de Luta» apresentado na Guarda
Barcos no cais por falta de isco
Plenário de Sindicatos salienta importância de manter a luta
Na sua primeira reunião deste ano, o órgão máximo da CGTP-IN, entre congressos, analisou a situação laboral, social e política, alertando para as esperadas repercussões da maioria absoluta do PS na AR.
Revelados motivos para fecho da refinaria
A Fiequimetal e a Comissão Central de Trabalhadores (CCT) da Petrogal exigiram a reabertura da refinaria de Matosinhos face às recentes intenções anunciadas para aquele importante complexo industrial.
Patrões a passo de caracol nas negociações salariais
As administrações de grandes empresas e grupos, como a EDP, a REN, os CTT e a Brisa, mantêm propostas de actualização salarial de meio por cento, ou menos, para alimentarem os lucros e os dividendos.
Firmeza e persistência com resultados
Semana focada na exigência de igualdade
Contra trabalho precário nas escolas
Apelo à luta dos estudantes do Superior nos 60 anos do 24 de Março
A Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa apela às associações académicas e de estudantes que no dia 24 de Março comemorem os 60 anos da Crise Académicacom uma grande acção de luta.
Câmara de Évora cria nova ligação pedonal
Num investimento de 47 537,60 euros e um prazo de duração de 60 dias, a Câmara Municipal de Évora (CME) tem em curso obras de construção de uma nova placa de circulação pedonal na zona do Bairro de Almeirim.
Dia Internacional da Mulher
CNA debate situação difícil no sector
PS e PSD unidos em Grândola
1,9 milhões de euros para as juntas do Seixal
Situação internacional em debate
Cuba é testemunho de «resistência, valentia e luta»
A deputada do PCP no PE, Sandra Pereira, integrou a delegação do Grupo Confederal da Esquerda Unitária Europeia / Esquerda Verde Nórdica – A Esquerda no Parlamento Europeu (GUE-NGL), que, no início do mês, visitou Cuba, a convite da Assembleia Nacional do Poder Popular. Em entrevista ao Avante, fala dessa visita a Cuba socialista.
Para a UE, África é «tabuleiro geoestratégico»
Cerca de 70 chefes de Estado e de governo e outros dirigentes participaram, nos dias 17 e 18, em Bruxelas, na VI Cimeira União Europeia-União Africana. Prevista para 2020 e adiada devido à COVID-19, esta foi a primeira reunião euro-africana de alto nível a realizar-se de forma presencial desde 2017.
Elementos sobre um Fundo Social Climático
Rússia reconhece repúblicas do Donbass
Artigo de acesso livre
Perante sete anos de agressão contra a população do Donbass e o incumprimento dos acordos de Minsk por parte do regime ucraniano, a Rússia reconheceu as autodenominadas repúblicas populares. UE e EUA aplicam novas sanções, a Alemanha travou a certificação do Nord Stream 2 e a China pede diálogo.
Protestos populares prosseguem no Sudão
Continuam as manifestações no Sudão para exigir o regresso dos militares aos quartéis e a formação de um governo civil. Apesar da repressão, o movimento popular não abranda a contestação.
Manifestação em Bamako celebra saída de tropas franceses do Mali
A Santa Aliança Americana
Paz e segurança: afinal, quem as ameaça?
Militarização, corrida aos armamentos, disseminação de bases e frotas navais, ameaças de guerra, chantagens e sanções, agressão militar, directa ou indirecta: estes são traços da acção do imperialismo norte-americano nas últimas décadas, que importa ter sempre presente caso se queira compreender a situação tensa que hoje se vive, na Europa e não só. Para lá de toda a propaganda e desinformação.