Câmara de Évora cria nova ligação pedonal
Num investimento de 47 537,60 euros e um prazo de duração de 60 dias, a Câmara Municipal de Évora (CME) tem em curso obras de construção de uma nova placa de circulação pedonal na zona do Bairro de Almeirim.
Garantir condições de segurança para os peões
Em nota divulgada no passado dia 11, a CME informa que, após a conclusão da obra, «ficarão garantidas as condições de segurança para os peões que necessitem de circular nesta via que, em consequência da expansão da área área industrial, tem vindo a registar um tráfego rodoviário cada vez mais intenso».
Concluída a obra, ficará completo o acesso pedonal entre o Bairro Ferroviário, zona da Estação de Caminhos-de-Ferro e a zona Sudeste do Parque Industrial e Tecnológico de Évora (PITE) e Parque de Industria Aeronáutica de Évora (PIAE). «A primeira fase desta ligação, concluída em Janeiro de 2020, incluiu a construção de uma placa de circulação pedonal com a extensão de 400 metros, entre o Bairro Ferroviário e o acesso à Decathlon», acrescenta a CME.
A construção destes acessos pedonais foi uma necessidade identificada no anterior mandato autárquico pela Associação de Moradores do Bairro de Almeirim e pela União das Freguesias de Malagueira e Horta das Figueiras, assinalada no âmbito do programa municipal de gestão participada «Pelos caminhos do Concelho». Estas intervenções, agora em fase de conclusão, inserem-se no Plano Municipal de Mobilidade Urbana Sustentável de Évora (PMUSÉ), que prevê, entre outros objectivos, criar percursos pedonais que possibilitem ligações seguras entre os bairros periféricos e o Centro Histórico de Évora.