Aniversário do «Avante!» é motivo de orgulho
O «Avante!», o seu papel e a necessidade de aumentar a sua difusão foram questões em destaque no almoço promovido no domingo, 20, pelo Sector de Empresas de Lisboa, evocativo do 91.º aniversário do órgão central do PCP. Na sua intervenção, o chefe de redacção, Gustavo Carneiro, sublinhou a crescente importância que o «Avante!» assume face à brutal ofensiva ideológica dirigida contra o Partido, os trabalhadores e os seus direitos, as funções sociais do Estado e, no plano internacional, também contra a paz.
A operação que conduziu à maioria absoluta do PS e a escalada de tensão do imperialismo no Leste da Europa são exemplos da necessidade de uma informação alternativa àquela que é difundida pela generalidade dos órgãos de comunicação social, enfeudada ao grande capital e ao imperialismo. Nestas condições, a imprensa comunista tem uma vez mais a responsabilidade de noticiar o que outros optam por ocultar e apresentar a realidade na perspectiva dos trabalhadores e dos povos.
O membro do Comité Central lembrou ainda as medidas aprovadas pelo XXI Congresso do Partido visando o alargamento da difusão do «Avante!», que teve ali mesmo concretização, com alguns dos presentes a comprometerem-se junto da organização a adquirir semanalmente o jornal.
Já na «conversa» sobre os 91 anos do «Avante!», «instrumento de esclarecimento e luta», que decorreu na tarde de sábado, dia 19, no centro de trabalho do PCP, em Matosinhos, a homenagem à história do órgão central do Partido foi temperada com o recente sucesso no aumento da venda e divulgação do jornal, a animar para o prosseguimento do esforço.
Reunindo mais de três dezenas de camaradas e amigos sem filiação partidária, a sessão começou com a exibição, em vídeo, de um excerto da intervenção de José Casanova, enquanto director do Avante! e dirigente comunista, no XIX Congresso do PCP, em 2012, e terminou com a «Marcha do Jornal Avante!», por Fernando Farinha.
Pelo meio, falou-se das medidas mais recentes tomadas pela Comissão Concelhia, com reflexo na duplicação das vendas, e da presença constante que há meia dúzia de anos é mantida, com uma banca, todas as semanas, na Feira da Senhora da Hora.
Após uma intervenção de Domingos Mealha, da Redacção do «Avante!», a importância do jornal e da sua leitura e divulgação foi destacada por vários dos presentes, somando argumentos e estímulo para o trabalho futuro.