Aniversário do «Avante!» é motivo de orgulho

O «Avante!», o seu papel e a necessidade de aumentar a sua difusão foram questões em destaque no almoço promovido no domingo, 20, pelo Sector de Empresas de Lisboa, evocativo do 91.º aniversário do órgão central do PCP. Na sua intervenção, o chefe de redacção, Gustavo Carneiro, sublinhou a crescente importância que o «Avante!» assume face à brutal ofensiva ideológica dirigida contra o Partido, os trabalhadores e os seus direitos, as funções sociais do Estado e, no plano internacional, também contra a paz.

A operação que conduziu à maioria absoluta do PS e a escalada de tensão do imperialismo no Leste da Europa são exemplos da necessidade de uma informação alternativa àquela que é difundida pela generalidade dos órgãos de comunicação social, enfeudada ao grande capital e ao imperialismo. Nestas condições, a imprensa comunista tem uma vez mais a responsabilidade de noticiar o que outros optam por ocultar e apresentar a realidade na perspectiva dos trabalhadores e dos povos.

O membro do Comité Central lembrou ainda as medidas aprovadas pelo XXI Congresso do Partido visando o alargamento da difusão do «Avante!», que teve ali mesmo concretização, com alguns dos presentes a comprometerem-se junto da organização a adquirir semanalmente o jornal.

Já na «conversa» sobre os 91 anos do «Avante!», «instrumento de esclarecimento e luta», que decorreu na tarde de sábado, dia 19, no centro de trabalho do PCP, em Matosinhos, a homenagem à história do órgão central do Partido foi temperada com o recente sucesso no aumento da venda e divulgação do jornal, a animar para o prosseguimento do esforço.

Reunindo mais de três dezenas de camaradas e amigos sem filiação partidária, a sessão começou com a exibição, em vídeo, de um excerto da intervenção de José Casanova, enquanto director do Avante! e dirigente comunista, no XIX Congresso do PCP, em 2012, e terminou com a «Marcha do Jornal Avante!», por Fernando Farinha.

Pelo meio, falou-se das medidas mais recentes tomadas pela Comissão Concelhia, com reflexo na duplicação das vendas, e da presença constante que há meia dúzia de anos é mantida, com uma banca, todas as semanas, na Feira da Senhora da Hora.

Após uma intervenção de Domingos Mealha, da Redacção do «Avante!», a importância do jornal e da sua leitura e divulgação foi destacada por vários dos presentes, somando argumentos e estímulo para o trabalho futuro.



Mais artigos de: PCP

A 6 de Março todos os caminhos vão dar ao Campo Pequeno

Daqui a pouco mais de uma semana, o PCP promove no Campo Pequeno, um comício que culmina as comemorações do Centenário do Partido, assinala os seus 101 anos e constitui uma grande acção de massas. De norte a sul organizam-se as deslocações para Lisboa.

Avaliação soberana na questão do lítio

Deve ser o interesse nacional, a defesa do ambiente e das populações, e não a estratégia da União Europeia o que determina a avaliação das vantagens e desvantagens da exploração de lítio, defende o Partido.

É Tão Lindo o Meu Partido encanta e aponta ao futuro

O Cine Teatro Pax Julia, em Beja, acolheu na noite de sábado o espectáculo É Tão Lindo o Meu Partido, evocativo do Centenário do PCP. O projecto de sempre, as lutas de ontem e de hoje e uma imensa confiança no futuro foram aspectos em destaque.

O momento é de juntar forças ao Partido

As histórias dos novos militantes do PCP que têm sido relatadas no Avante! revelam que nunca é tarde para nos juntarmos àqueles que, todos os dias e nas várias frentes, trabalham para construir uma sociedade melhor. Aqueles com quem falámos esta semana, de uma ou de outra forma, já conheciam o...

São Pedro da Cova merece justiça

«A Comissão Concelhia de Gondomar do PCP considera que a culpa não pode morrer solteira e renova o seu compromisso com a população de São Pedro da Cova e de Gondomar de continuar a intervir e lutar para garantir que a remoção integral dos resíduos perigosos seja finalmente concluída, o espaço implicado requalificado, a...

«100 Anos de Luta» apresentado na Guarda

Decorreu, no passado sábado, dia 19, na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, na cidade da Guarda, a apresentação do livro «100 Anos de Luta ao Serviço do Povo e da Pátria, pela Democracia e o Socialismo», que contou com a participação de Manuel Rodrigues, membro da Comissão Política e...

Barcos no cais por falta de isco

«A Direcção da Organização Regional de Leiria do PCP alerta para a grave situação que os segmentos da pesca artesanal que dependem de isco para operar estão a atravessar». A razão é a proibição injustificada de captura de sardinha, recurso abundante e de excelência para as várias artes que necessitam de isco, e o elevado...