Actual
Tem méritos
Actual
A liberdade de imprensa contra as bombas
Actual
Likud, passado e presente
A talhe de foice
Vão ver
PCP
Declaração de guerra ao Serviço Nacional de Saúde
Artigo de acesso livre
No passado dia 3 de Maio, aproveitando o facto da União Europeia realizar a dita Cimeira Social, em que participaram vários chefes de Estado e de governo, mais de duas dezenas de estruturas que representam o sector privado da saúde em Portugal, juntaram-se no Porto para aprovarem uma declaração Sistemas de Saúde Focados nas Pessoas e nos Resultados, cujo conteúdo, por mais dissimulado que esteja, não consegue esconder os verdadeiros objectivos: estamos perante uma verdadeira declaração de guerra ao Serviço Nacional de Saúde.
Crónica Internacional
Escombros
A proximidade ao povo de Avis é o segredo da confiança na CDU
A cumprir o segundo mandato como presidente da Câmara Municipal de Avis (CMA), Nuno Silva sublinha a marca distintiva da CDU na gestão da autarquia, evidencia entusiasmo em prosseguir a obra em curso e garante que o futuro é de luta para que o município receba os investimentos que há muito reclama.
«Em Monforte temos vários projectos em andamento»
«O que diferencia o projecto da CDU em relação a outros é estarmos muito próximos das pessoas. Esta é a nossa forma de estar, de sentir e de viver», afirmou ao Avante! Gonçalo Lagem, presidente da Câmara Municipal de Monforte, num balanço do trabalho autárquico desenvolvido nos últimos oito anos, que repôs o desenvolvimento socioeconómico no concelho.
Jornada de afirmação da CDU até 31 de Maio
Sob o lema «Futuro de confiança. Trabalho, honestidade e competência», arranca hoje, 20 de Maio, uma jornada nacional de afirmação da CDU, com o objectivo de preparar as eleições autárquicas.
Dar voz às justas reivindicações das gentes do Porto
Na sexta-feira, 14, e com a presença do Secretário-geral do PCP, a Praça D. João I foi palco para a apresentação pública de Ilda Figueiredo e Rui Sá, respectivamente, candidatos da CDU à presidência da Câmara e da Assembleia Municipal do Porto.
Continuar o desenvolvimento em Vila Viçosa
Retomar o progresso em Castro Verde
Para que o concelho de Castro Verde possa retomar o caminho de progresso e desenvolvimento económico e social, a CDU avança com o nome de Maria de Fátima Silva como candidata a presidente da Câmara Municipal (CM) de Castro Verde.
Visão de futuro para Palmela
Em Portugal e no mundo, o mesmo clamor: «Palestina vencerá!»
Em Portugal, como em muitas outras cidades do mundo, ergue-se bem alto a solidariedade com a Palestina e o seu povo e a denúncia dos crimes e da ocupação pelo Estado de Israel e da cumplicidade dos EUA, da União Europeia e, por cá, do Governo português. Esta solidariedade que se alarga, aliada à resistência que prossegue, heróica, constitui o caminho para a vitória.
Têm agora mais força as mil lutas no caminho de Abril
Sob o lema «Mil lutas no caminho de Abril. Organizar – Transformar», a JCP realizou nos dias 15 e 16 o seu 12.º Congresso, no Ateneu Artístico em Vila Franca de Xira. Discussão fraterna, troca intensa de experiências, conhecimentos, aprendizagens e o fortalecimento dos laços de camaradagem foi o que sobressaiu do fim-de-semana escolhido para aquele que é um dos momentos mais importantes da vida da organização revolucionária da juventude portuguesa.
Jovens comunistas pintam de vermelho as ruas de Vila Franca de Xira
A discussão, as conclusões e a aprendizagem não foram os únicos pontos altos do 12.º Congresso da JCP. No dia 16, domingo, os jovens militantes comunistas partiram para as ruas, em desfile, e encheram de cor a cidade de Vila Franca de Xira.
Jerónimo de Sousa visitou Museu do Neo-realismo
A campanha de fundos mais significativa de sempre
A poucas semanas do seu fim, a campanha nacional de fundos O Futuro tem Partido ganha nova dinâmica a caminho do seu êxito, graças ao empenho de muitos militantes e de outros que, não o sendo, compreendem a importância de reforçar o PCP. Até à sua conclusão há ainda muitos contactos para fazer.
Não governamentalizar as Forças Armadas
A reforma que o Governo pretende impor na Estrutura Superior das Forças Armadas (FA) aprofunda a governamentalização e passa ao lado de um vasto conjunto de problemas com que aquelas se confrontam», denuncia o PCP.
A exploração que se oculta no que nos chega à mesa
Exploração, precariedade, ilegalidade, mas também luta e resistência: estas são realidades que coexistem nos vários sectores da produção alimentar, evidenciadas na audição realizada pelo PCP faz hoje uma semana.
PCP reúne-se com federações de desporto
Tudo ligado
Administração Pública hoje em luta
Greve forte nas cantinas respondeu ao ataque patronal
Os trabalhadores das cantinas, refeitórios, fábricas de refeições e bares concessionados fizeram greve no dia 17 e decidiram realizar novas formas de luta, caso a Ahresp persista na sua ofensiva.
Encontro Nacional de CT exige anulação de entraves legais
Em Coimbra, no dia 14, reuniram-se 120 representantes de meia centena de comissões de trabalhadores, sub-CT e comissões coordenadoras de CT, reafirmando que este é «um movimento com futuro».
Unidade na luta por aumentos salariais
Multinacionais procuram «via verde» para o lay-off
Agrava-se a exploração e o ataque aos direitos dos trabalhadores e o Governo assobia para o lado
Jerónimo de Sousa acusou o Governo de ser fraco «perante os poderosos» e «forte com os injustiçados», exigindo uma mudança desta situação. Há que reconhecer «direitos a quem trabalha», garantir «o direito a ter direitos, o que não está a acontecer em muitos pontos do País», alertou.
45 anos da URAP
Não ao bloqueio a Cuba
Não ao anticomunismo e à falsificação da História
Um seminário online sobre o tema «Não ao anticomunismo e à falsificação histórica – Em nome da paz e da verdade, contra o fascismo e a guerra» teve lugar no dia 13, organizado pelas delegações do PCP, do AKEL e do PCBM, que integram o Grupo Confederal Esquerda Unitária Europeia / Esquerda Verde Nórdica – A Esquerda no Parlamento Europeu.
Realidade confirma necessárias rupturas
Iván Duque declarou guerra à greve nacional na Colômbia
O presidente Iván Duque recusa-se a negociar e declarou guerra à greve nacional, «ao mandar colocar o máximo de forças militares e policiais nos locais de manifestação pacífica», afirmam os dirigentes do Comité Nacional de Greve na Colômbia.