Declaração de guerra ao Serviço Nacional de Saúde

Jorge Pires (Membro da Comissão Política)

No passado dia 3 de Maio, aproveitando o facto da União Europeia realizar a dita Cimeira Social, em que participaram vários chefes de Estado e de governo, mais de duas dezenas de estruturas que representam o sector privado da saúde em Portugal, juntaram-se no Porto para aprovarem uma declaração Sistemas de Saúde Focados nas Pessoas e nos Resultados, cujo conteúdo, por mais dissimulado que esteja, não consegue esconder os verdadeiros objectivos: estamos perante uma verdadeira declaração de guerra ao Serviço Nacional de Saúde.

Face à ofensiva, o Estado deve reforçar o SNS em meios humanos e materiais

Esta iniciativa, cujas propostas são dirigidas à Comissão e Parlamento europeus, mas a pensar sobretudo em Portugal, onde juntaram pela primeira vez em muitos anos todas as estruturas representativas do sector privado, que têm em comum a defesa do negócio da doença, é o culminar de um ano marcado por uma ofensiva sem precedentes contra o SNS, em que procuraram, aproveitando algumas insuficiências do serviço público na resposta aos doentes com outras patologias que não a COVID-19, aparecer como os salvadores da pátria, insistindo na tese de que a solução de futuro passa sobretudo pela iniciativa privada.

Ao longo dos anos, particularmente neste último, este conglomerado de interesses instalados na saúde procurou impedir a articulação e exploração das integrais potencialidades do SNS, sitiando-o e utilizando-o como instrumento da transferência de recursos públicos para a acumulação privada.

Não estamos perante mais uma iniciativa integrada na campanha contra o SNS. Este é um passo muito significativo na ofensiva cujo objectivo é, desde há muito, a criação de um «sistema nacional de saúde» como uma pretensa solução de futuro. Dizem os promotores da iniciativa que são portadores de uma solução eficiente e sustentável, considerando o sector da saúde um importante contributo para transição climática e transformação digital, onde todas as suas componentes – privado, social e público – comuniquem entre si, criando desta forma as condições para que os doentes circulem no sistema.

Uma circulação que se faz num sentido, o dos privados, financiados com dinheiros públicos e com uma prestação de cuidados centrada nos seguros de saúde, deixando como alternativa aos dois milhões de pobres um serviço público minimalista, desvalorizado, com garantia de serviços mínimos.

Estamos perante uma proposta de estratégia que se insere numa lógica de desnatar o sector público com recursos financeiros públicos por via da dissociação do processo financiador/prestador e de aprofundamento das desigualdades no quadro do sistema a duas velocidades que decorre da opção utilizador/pagador.

Ao longo do texto utilizam expressões como «uma articulação inteligente e transparente entre sectores» e «assumir as pessoas no centro do sistema», com que procuram esconder a lógica de funcionamento dos grupos privados: o negócio da doença.

Procurando posicionar-se onde está o dinheiro fácil, apontam, como elemento central para as escolhas dos países da UE, o facto dos «agentes privados terem uma expressão significativa não só no sector da saúde como na economia europeia». Sempre a saúde misturada com o negócio.

Se dúvidas pudessem existir sobre o que os portugueses podem esperar das orientações defendidas na declaração do Porto, basta fixarmo-nos no que aconteceu no último ano, quando o País foi confrontado com o agravamento da situação epidémica, situação em que os grupos privados, ou se esconderam ou fecharam unidades, disponibilizando algumas camas, não para o combate à COVID-19, mas para a recuperação de cirurgias - o que dá lucro.

Ao longo das nove páginas do texto não fazem uma única referência ao Serviço Nacional de Saúde, ignorando por completo a existência de um preceito constitucional que atribui ao SNS o papel principal na garantia do acesso à saúde, bem como à existência de uma nova Lei de Bases da Saúde que aponta no mesmo sentido.

Perante mais este passo na ofensiva contra o SNS, cabe ao Estado responder da única maneira possível – reforçar o Serviço Público de Saúde, dotando-o das condições necessárias para assumir as responsabilidades constitucionais que lhe estão atribuídas, no sentido de garantir o acesso dos portugueses aos cuidados de saúde, independentemente das suas condições sociais e económicas.




Mais artigos de: Opinião

Tem méritos

Quando, há uns anos, o Governo aprovou os quadros de mérito nas escolas básicas e secundárias, alguns ter-se-ão espantado pela posição crítica face a esta medida. Tratava-se de, dizia-se, «reconhecer, valorizar e estimular ações meritórias e exemplares dos alunos ou grupos de alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do Ensino...

A liberdade de imprensa contra as bombas

Israel arrasou à bomba centenas de edifícios de Gaza, entre os quais a torre Al-Jalaa, onde se situavam os serviços da televisão Aljazeera (do Catar) e da American Associated Press (agência cooperativa independente de notícias dos USA) e destruiu outros espaços dos media internacionais. Tratou-se de silenciar à bomba a...

Likud, passado e presente

Em Dezembro de 1948, 28 intelectuais judeus publicam no New York Times uma carta-aberta que não poupa palavras. Eis alguns trechos: «Entre os mais perturbadores fenómenos do nosso tempo encontra-se a emergência no recém criado Estado de Israel do “Partido da Liberdade” (Thuat Haherut), um partido político cuja...

Vão ver

«Ditadura não, Liberdade sim» foi o lema da manifestação promovida este sábado pela World Wide Rally for Freedom and Democracy, estrutura em que participam as organizações não-governamentais Somos Humanidade, Defender Portugal e Habeas Corpus, contra as medidas restritivas devido à COVID-19 e o que dizem ser a «tirania»...

Escombros

A barbárie de Israel reduz a escombros a Faixa de Gaza, essa enorme prisão a céu aberto onde vivem dois milhões de refugiados de 73 anos de guerras de Israel. Em poucos dias, contam-se mais de 200 mortos, incluindo 60 crianças. As bombas israelitas destroem torres de apartamentos, serviços médicos, escolas e empresas. E...