Multinacionais procuram «via verde» para o lay-off

O Governo deve ser «rigoroso perante as multinacionais que, alegando terem falta de componentes, querem uma “via verde” para o recurso ao lay-off», exigiu a Fiequimetal/CGTP-IN.

«Em boa verdade, a existência de perturbações no fornecimento de componentes não pode ser motivo para que multinacionais como a Bosch, a Fico Cables, a Apico ou a Continental Mabor, entre outras, usem e abusem do lay-off, quando se admite que o problema da falta de componentes reside numa guerra entre empresas», protestou a federação, numa nota divulgada dia 13.

A Fiequimetal salientou que, «independentemente das razões que assistem a este problema», «as medidas de resposta não podem recair sobre os trabalhadores, seja por via do recurso ao lay-off (que penaliza os salários e o orçamento da Segurança Social), seja pelo aproveitamento que o patronato procura fazer, para recusar aumentos de salários».

No dia 10, quando se iniciou na Bosch Car Multimedia, em Braga, um período de lay-off, por falta de matéria-prima (semicondutores), que a empresa admitiu prorrogar para lá de 9 de Junho, o SITE Norte reafirmou a exigência de pagamento dos salários na íntegra, bem como do subsídio de alimentação. A multinacional, salientou o sindicato, tem «condições para ir mais além na defesa dos seus trabalhadores».

 



Mais artigos de: Trabalhadores

Unidade na luta por aumentos salariais

Em acções realizadas no final da semana passada, os trabalhadores de duas importantes unidades industriais, organizados no SITE Norte, deixaram bem claro que não abdicam de melhorias salariais e outras exigências, inscritas nos cadernos reivindicativos a que as administrações persistem em não...

Administração Pública hoje em luta

A Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública convocou para hoje um dia nacional de luta dos trabalhadores que, nos diversos sectores, vão realizar greves ou manifestações, confluindo numa concentração, pelas 15 horas, em frente do Palácio da Ajuda, para o qual foi marcada a reunião do Conselho de Ministros. O...