Crónica Internacional
Provocadores NATOs
PCP
O PCP na defesa da arte<br>do Vale do Côa
A posição do PCP perante o património do Vale do Côa insere-se no seu programa de «Uma Democracia Avançada, os Valores de Abril no Futuro de Portugal», onde a democracia cultural é uma vertente indissociável da democracia política, económica e social. Uma posição, acção e intervenção do PCP, consequente desde 1995 até aos dias de hoje e reconhecida por muitos, pelo seu papel inequívoco e afirmativo na defesa deste património único.
A talhe de foice
Mais difícil
Actual
Cara e coroa
Actual
Cuidado com as imitações
Actual
Tudo às claras
Saber resistir<br>para poder avançar
O XV e o XVI congressos do PCP, realizados em 1996 e 2000, tiveram lugar num período de forte ofensiva das forças do grande capital, em Portugal como a nível global. Os comunistas portugueses souberam resistir e preparar o caminho para novos avanços.
Unimos vozes dia 18
O jornal que dá voz à luta do povo
A campanha nacional de divulgação do Avante!, lançada aquando do seu 85.º aniversário, conhece novos desenvolvimentos com o lançamento de materiais gráficos de promoção.
Pelo direito à mobilidade
Jerónimo de Sousa viajou num comboio da Fertagus entre o Fogueteiro e Lisboa, no dia 9, para dar visibilidade à proposta do PCP de alargamento e valorização do passe social intermodal.
Defender os produtores
Jerónimo de Sousa esteve anteontem, 14, em Braga, a visitar uma exploração leiteira, aproveitando a ocasião para reafirmar o apoio do PCP aos pequenos e médios produtores.
«Mais mil e tantos...»
A Organização Regional de Lisboa do PCP tem em curso uma campanha de afirmação do projecto do Partido e de recrutamento de novos militantes.
Árvores na Quinta do Cabo
PCP destaca «vitória dos trabalhadores»
Conquistas no Metro
Festa da Igualdade
TVI abre Portas
Aviso às concessionárias
A Itau e a Gertal, a Eurest, a Servirail e outras concessionárias de cantinas, refeitórios, fábricas de refeições, áreas de serviço e bares dos comboios, bem como a associação patronal Ahresp, devem ter em conta o que se passou no dia 9.
Cortar o assédio pela raiz
A unidade dos trabalhadores, uma intervenção mais eficaz da ACT e da CITE e maior celeridade nos tribunais são necessárias para combater e eliminar o assédio moral e sexual nos locais de trabalho.
Confirmada greve no <i>handling</i>
O Sitava convocou três dias de greve em todas as empresas de assistência em escala nos aeroportos, reclamando do Governo o cumprimento até 30 de Junho de uma resolução aprovada há mais de dois meses no Parlamento.
Luta pelos feriados na Panrico
Vitórias que contam
Avançar no Metro e na Carris
35 horas para enfermeiros
Feviccom ataca precariedade
Aumento dos salários
É preciso pôr fim ao regabofe
O Parlamento aprovou, na generalidade, dia 9, três projectos de lei do PCP relacionados com o combate aos off-shores, à criminalidade económica e financeira, à transparência e à tributação nas transacções financeiras. Outros três diplomas seus sobre as mesmas matérias baixaram à comissão, sem votação.
Rumar em defesa<br>da Escola Pública
O PCP identifica medidas de sentido positivo em matéria de política de educação – algumas «estancam» ou «invertem» mesmo o rumo seguido pelo governo anterior do PSD e do CDS –, defendendo no entanto que importa «ir mais longe» na defesa da Escola Pública.
AR contra eventuais sanções<br>ao País
A Assembleia da República aprovou um voto apresentado pelo PS, PCP, PEV, BE e PAN de condenação pela eventual aplicação de sanções de Bruxelas a Portugal por incumprimento do Pacto de Estabilidade e Crescimento.
CDS vem falar<br>do que antes desprezou
Anuladas fusões<br>e subconcessões
Menores em actividades tauromáquicas
Manifestação cultural <br>e política
Sob o lema «Defender a Constituição, lutar por pensões dignas», mais de três mil pessoas participaram, dia 10, no Parque do Serrado, Seixal, no 21.º Piquenicão Nacional do MURPI.
Retrocesso e humilhação
CNOD e ANDO denunciam e repudiam os serviços oferecidos pela empresa Mundial Eventos que incluem o arremesso, bowling e strip-tease com pessoas com nanismo.
Ameaças à soberania
Mais de uma centena de pessoas participaram no seminário «Tratados de livre comércio – Impactos na agricultura e floresta», promovido, no dia 5, pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA), em Santarém.
Devolução das freguesias já!
A Câmara do Seixal reclama a devolução das freguesias liquidadas no concelho (Seixal, Arrentela e Aldeia de Paio Pires) antes das eleições autárquicas de 2017.
CDU quer reconquistar Mértola
Mil dias a afirmar Beja
PS retira pelouros à CDU
«Os Verdes» exigem soluções
CPPC no Alentejo
Festival Liberdade 2016
Resistência revigorada
Ao fim de mais de três meses de luta incessante contra a reforma laboral, sete organizações sindicais realizaram, dia 14, uma enorme manifestação na capital francesa.
Soberania em risco
O parlamento do Luxemburgo aprovou, dia 7, uma moção em que apela ao governo a que não adopte o acordo de livre comércio com o Canadá (CETA).
PE pactua com ingerência aberta
Greves na Grécia
Pela boca morre o peixe
«Guerra fria» volta a aquecer
Artigo de acesso livre
A Cimeira da NATO em Varsóvia deverá consolidar o reforço da organização no Leste da Europa, onde por estes dias a Aliança Atlântica tem vindo a realizar os maiores exercícios militares desde a «guerra fria».
O Brasil saiu à rua
Centenas de milhares de brasileiros manifestaram-se sexta-feira, 10, contra o golpe de Estado e Michel Temer, cujo governo golpista cumpre um mês.
Anti-imperialista, juvenil<br>e de massas
Nomeação de Israel é insulto
Obscena riqueza
Paz recua
Não à OSCE armada
PCP visita Angola
O monstro do ódio <br>entra na campanha
Sair ou ficar, eis a questão<br>– declarações do Partido Comunista Britânico<br>ao Avante!
Em vésperas do referendo sobre a permanência ou não do Reino Unido na União Europeia, que tem lugar na próxima quinta-feira, 23, regista-se uma ingerência sem precedentes das principais figuras da NATO, dos EUA e da Comissão Europeia na vida política britânica. A pressão a favor do «não» à saída («Brexit»), reveladora da importância estratégica atribuída à participação britânica na UE, pode ter sido contraproducente, afirma o Partido Comunista Britânico, em resposta a questões colocadas pelo Avante!. «Seja qual for o lado que ganhe, considera o PCB, o Partido Conservador continuará fracturado, o que abre oportunidades para o Partido Trabalhista sob a liderança de Corbyn e para a esquerda.