Conquistas no Metro

A célula do PCP no Metropolitano de Lisboa valoriza, num comunicado emitido no dia 8, «duas importantes vitórias numa luta que continua»: a retirada formal, pela administração da empresa, da denúncia da contratação colectiva e a aprovação na Assembleia da República do fim da «Transportes de Lisboa», que unia sob uma mesma administração o Metro, a Carris, a Transtejo e a Soflusa. Em ambos os casos, realça o PCP, os efeitos destas vitórias «não se sentem no imediato, na medida em que não se traduzem num imediato aumento das remunerações e na melhoria das condições de trabalho». Contudo, representam «duas vitórias decisivas» para o futuro da empresa e dos seus trabalhadores.

Com a retirada do pedido de denúncia dos acordos de empresa (que reverte uma medida gravosa do anterior governo), dá-se mais um passo para o que a célula considera a «reposição da legalidade e do primado na contratação colectiva na empresa». O próximo passo neste processo, acrescenta, terá que ser o «cumprimento integral dos acordos», que continuam limitados por restrições legais. A destruição da contratação colectiva era um dos objectivos centrais e iniciais da ofensiva contra a empresa, lembra o PCP, valorizando a dimensão da vitória alcançada.

No segundo caso, a célula do Partido destaca que o fim da «Transportes de Lisboa», mesmo só entrando em vigor no início do próximo ano, representa a derrota do «processo ilegal de destruição do Metropolitano de Lisboa», a que a fusão das empresas conduziria.

 



Mais artigos de: PCP

O jornal que dá voz à luta do povo

A campanha nacional de divulgação do Avante!, lançada aquando do seu 85.º aniversário, conhece novos desenvolvimentos com o lançamento de materiais gráficos de promoção.

Pelo direito à mobilidade

Jerónimo de Sousa viajou num comboio da Fertagus entre o Fogueteiro e Lisboa, no dia 9, para dar visibilidade à proposta do PCP de alargamento e valorização do passe social intermodal.

Defender os produtores

Jerónimo de Sousa esteve anteontem, 14, em Braga, a visitar uma exploração leiteira, aproveitando a ocasião para reafirmar o apoio do PCP aos pequenos e médios produtores.

«Mais mil e tantos...»

A Organização Regional de Lisboa do PCP tem em curso uma campanha de afirmação do projecto do Partido e de recrutamento de novos militantes.

Árvores na Quinta do Cabo

Começaram a ser plantadas no passado fim-de-semana novas árvores na Quinta do Cabo. Esta iniciativa é parte de um plano mais vasto de arborização do novo terreno, que passa pela plantação de 160 novas árvores.

PCP destaca «vitória dos trabalhadores»

O PCP está a distribuir um folheto em todo o País sobre a recente decisão da Assembleia da República de repor o horário de 35 horas na Administração Pública. A proposta partiu do PCP e passou com os votos contra do PSD e do CDS, os mesmos...

Festa da Igualdade

O Parque de Lazer da Vila de Brito acolheu no dia 11 a Festa da Igualdade, promovida pela Comissão de Freguesia do Partido. Que a Festa da Igualdade é já uma iniciativa incontornável do calendário da Organização Concelhia de Guimarães...

TVI abre Portas

Dentro de uma semana, a 23 de Junho, teremos espelhado por toda a imprensa os resultados e consequências do referendo britânico sobre a permanência na União Europeia. Mas vamos igualmente assistir a uma estreia: a de Paulo Portas como comentador de política internacional na TVI,...