Reposição das 35 horas

PCP destaca «vitória dos trabalhadores»

O PCP está a dis­tri­buir um fo­lheto em todo o País sobre a re­cente de­cisão da As­sem­bleia da Re­pú­blica de repor o ho­rário de 35 horas na Ad­mi­nis­tração Pú­blica. A pro­posta partiu do PCP e passou com os votos contra do PSD e do CDS, os mesmos que alar­garam a du­ração do tra­balho se­manal para as 40 horas. A me­dida entra em vigor no pró­ximo dia 1 de Julho.

Para o PCP, trata-se de uma «vi­tória da luta dos tra­ba­lha­dores, que ao longo de três anos lu­taram sempre contra a im­po­sição das 40 horas de tra­balho». Ao mesmo tempo que cons­titui, acres­centa, uma «der­rota da ope­ração do grande ca­pital, as­su­mida pelo go­verno PSD/​CDS, que, ao au­mentar o ho­rário se­manal na função pú­blica, pre­tendia ini­ciar um pro­cesso de au­mento da jor­nada de tra­balho para todos os tra­ba­lha­dores». Der­ro­tadas foram, também, as «pre­ten­sões, ma­no­bras e chan­ta­gens do grande ca­pital na­ci­onal e trans­na­ci­onal», ga­rante o Par­tido, lem­brando que estas «não pa­raram» com este des­fecho.

Muito em­bora va­lo­rize o «avanço agora con­se­guido», o PCP lembra que a luta pela re­dução do ho­rário de tra­balho con­tinua, pois a lei apro­vada só abrange os tra­ba­lha­dores em re­gime de con­trato de tra­balho em fun­ções pú­blicas. Muito em­bora tenha sido aberto o ca­minho à sua apli­cação aos tra­ba­lha­dores com con­trato in­di­vi­dual de tra­balho, o Par­tido de­fende a sua con­cre­ti­zação no ime­diato. Aliás, o pro­jecto-lei que apre­sentou nesse sen­tido só não foi apro­vado porque PS, PSD e CDS o re­jei­taram.

 



Mais artigos de: PCP

O jornal que dá voz à luta do povo

A cam­panha na­ci­onal de di­vul­gação do Avante!, lan­çada aquando do seu 85.º ani­ver­sário, co­nhece novos de­sen­vol­vi­mentos com o lan­ça­mento de ma­te­riais grá­ficos de pro­moção.

Pelo direito à mobilidade

Je­ró­nimo de Sousa vi­ajou num com­boio da Fer­tagus entre o Fo­gue­teiro e Lisboa, no dia 9, para dar vi­si­bi­li­dade à pro­posta do PCP de alar­ga­mento e va­lo­ri­zação do passe so­cial in­ter­modal.

Defender os produtores

Je­ró­nimo de Sousa es­teve an­te­ontem, 14, em Braga, a vi­sitar uma ex­plo­ração lei­teira, apro­vei­tando a oca­sião para re­a­firmar o apoio do PCP aos pe­quenos e mé­dios pro­du­tores.

«Mais mil e tantos...»

A Or­ga­ni­zação Re­gi­onal de Lisboa do PCP tem em curso uma cam­panha de afir­mação do pro­jecto do Par­tido e de re­cru­ta­mento de novos mi­li­tantes.

Árvores na Quinta do Cabo

Começaram a ser plantadas no passado fim-de-semana novas árvores na Quinta do Cabo. Esta iniciativa é parte de um plano mais vasto de arborização do novo terreno, que passa pela plantação de 160 novas árvores.

Conquistas no Metro

A célula do PCP no Metropolitano de Lisboa valoriza, num comunicado emitido no dia 8, «duas importantes vitórias numa luta que continua»: a retirada formal, pela administração da empresa, da denúncia da contratação colectiva e a aprovação na...

Festa da Igualdade

O Parque de Lazer da Vila de Brito acolheu no dia 11 a Festa da Igualdade, promovida pela Comissão de Freguesia do Partido. Que a Festa da Igualdade é já uma iniciativa incontornável do calendário da Organização Concelhia de Guimarães...

TVI abre Portas

Dentro de uma semana, a 23 de Junho, teremos espelhado por toda a imprensa os resultados e consequências do referendo britânico sobre a permanência na União Europeia. Mas vamos igualmente assistir a uma estreia: a de Paulo Portas como comentador de política internacional na TVI,...