PCP destaca «vitória dos trabalhadores»
O PCP está a distribuir um folheto em todo o País sobre a recente decisão da Assembleia da República de repor o horário de 35 horas na Administração Pública. A proposta partiu do PCP e passou com os votos contra do PSD e do CDS, os mesmos que alargaram a duração do trabalho semanal para as 40 horas. A medida entra em vigor no próximo dia 1 de Julho.
Para o PCP, trata-se de uma «vitória da luta dos trabalhadores, que ao longo de três anos lutaram sempre contra a imposição das 40 horas de trabalho». Ao mesmo tempo que constitui, acrescenta, uma «derrota da operação do grande capital, assumida pelo governo PSD/CDS, que, ao aumentar o horário semanal na função pública, pretendia iniciar um processo de aumento da jornada de trabalho para todos os trabalhadores». Derrotadas foram, também, as «pretensões, manobras e chantagens do grande capital nacional e transnacional», garante o Partido, lembrando que estas «não pararam» com este desfecho.
Muito embora valorize o «avanço agora conseguido», o PCP lembra que a luta pela redução do horário de trabalho continua, pois a lei aprovada só abrange os trabalhadores em regime de contrato de trabalho em funções públicas. Muito embora tenha sido aberto o caminho à sua aplicação aos trabalhadores com contrato individual de trabalho, o Partido defende a sua concretização no imediato. Aliás, o projecto-lei que apresentou nesse sentido só não foi aprovado porque PS, PSD e CDS o rejeitaram.