35 horas para enfermeiros

Poderá ser assinado no dia 20 um protocolo para regular as negociações sobre a aplicação do limite semanal de 35 horas aos enfermeiros em regime de contrato individual de trabalho (CIT), permitindo assim que o aumento do horário seja revogado para estes profissionais também no dia 1 de Julho.
Numa informação sobre a segunda reunião com o Ministério da Saúde, realizada no dia 8, o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses revelou que foram discutidas «questões técnicas» sobre o protocolo negocial que vai regular as negociações entre o SEP/CGTP-IN, os ministérios da Saúde e das Finanças e os hospitais EPE, bem como sobre o instrumento de regulamentação colectiva de trabalho (IRCT) «para aplicar as 35 horas aos enfermeiros a CIT a 1 de Julho».
O sindicato adianta que no protocolo está previsto negociar «em Junho» o IRCT, estando constituídas as comissões negociadoras do SEP e dos ministérios da Saúde e da Finanças e faltando definir a comissão negociadora que representará os hospitais EPE.
O SEP «está a desenvolver todos os esforços para que este IRCT seja assinado na reunião de 20 de Junho e, consequentemente, possa seguir para publicação em Boletim de Trabalho e Emprego, com vista a que as 35 horas entrem em vigor a 1 de Julho». Nos quatro meses seguintes, refere ainda o sindicato, será negociado um ACT que regule avaliação do desempenho, concursos e horários, para além das matérias que integram o Caderno Reivindicativo já apresentado ao Governo.
 

ARS Norte 

Os enfermeiros da Divisão para a Intervenção nos Comportamentos Aditivos e Dependências (DICAD) do Norte fizeram anteontem greve, com uma adesão que o SEP estimou em 70 por cento, e concentraram-se, de manhã, junto à Administração Regional de Saúde, no Porto. A luta visa exigir melhores condições de trabalho e a admissão de mais profissionais.
O sindicato acusa a ARS Norte de, perante uma crónica falta de enfermeiros, manter em situação de precariedade 14 profissionais que ali exercem funções há mais de dez anos, apontando-a como «“recordista” de concursos “sem fim à vista”», porque um concurso aberto em 2013 continua por concluir, enquanto o que se iniciou em 2010 demorou mais de quatro anos.

A carência de enfermeiros não impediu o Centro Hospitalar de Lisboa Norte de dispensar profissionais contratados com vínculo precário, que estavam integrados nos serviços. A direcção regional do SEP, que denunciou o caso no dia 3, exigiu do Ministério da Saúde medidas para que os dispensados sejam reintegrados e para alargar a contratação. O sindicato insiste que a cada posto de trabalho de necessidade permanente deve corresponder um vínculo efectivo.

 



Mais artigos de: Trabalhadores

Aviso às concessionárias

A Itau e a Gertal, a Eurest, a Servirail e outras concessionárias de cantinas, refeitórios, fábricas de refeições, áreas de serviço e bares dos comboios, bem como a associação patronal Ahresp, devem ter em conta o que se passou no dia 9.

Cortar o assédio pela raiz

A unidade dos trabalhadores, uma intervenção mais eficaz da ACT e da CITE e maior celeridade nos tribunais são necessárias para combater e eliminar o assédio moral e sexual nos locais de trabalho.

Confirmada greve no <i>handling</i>

O Sitava convocou três dias de greve em todas as empresas de assistência em escala nos aeroportos, reclamando do Governo o cumprimento até 30 de Junho de uma resolução aprovada há mais de dois meses no Parlamento.

Luta pelos feriados na Panrico

Num plenário realizado dia 9, na fábrica em Mem Martins (Sintra), os trabalhadores da Panrico reafirmaram a participação na greve marcada para o dia seguinte e decidiram levar a cabo uma concentração frente a esta unidade fabril, no dia 29 de Junho, para exigirem que a empresa...

Vitórias que contam

A Câmara Municipal de Oeiras, reconhecendo razão ao STAL/CGTP-IN e aos trabalhadores, comunicou ao sindicato que decidiu pagar o trabalho prestado em feriados por agentes da Polícia Municipal, com efeitos retroactivos e respectivos juros de mora.Na nota em que, no dia 1, anunciou esta decisão...

Avançar no Metro e na Carris

«Esta vitória só foi alcançada porque diversas ORT se mantiveram, desde a primeira hora e até ao fim, unidas, firmes nas suas posições e articuladas na concretização do objectivo central», sublinhou o STRUP, num comunicado aos trabalhadores do...

Feviccom ataca precariedade

Uma resolução aprovada no 4.º Congresso da Federação Portuguesa dos Sindicatos da Construção, Cerâmica e Vidro (Feviccom), dia 9, define 10 empresas, com 14 locais de trabalho, que passam a ser consideradas prioritárias para iniciar...

Aumento dos salários

Os trabalhadores da Secil, no Outão, concentram-se amanhã, sexta-feira, 17, às 16h00, à porta da cimenteira, em protesto contra a decisão unilateral da empresa de encerrar o processo negocial em que se discutia o aumento dos salários.Os trabalhadores reivindicam que em 2016...