Avançar no Metro e na Carris
«Esta vitória só foi alcançada porque diversas ORT se mantiveram, desde a primeira hora e até ao fim, unidas, firmes nas suas posições e articuladas na concretização do objectivo central», sublinhou o STRUP, num comunicado aos trabalhadores do Metropolitano de Lisboa, congratulando-se pelo fim da marca comercial «Transportes de Lisboa».
No documento, divulgado ainda no dia 9, pouco depois da votação no plenário do Parlamento (que noticiamos na pág. 11, tal como a posição da célula do Partido, na pág. 14), o sindicato da Fectrans/CGTP-IN reconhece que os trabalhadores «podem afirmar que venceram mais esta batalha» e alerta que «ainda faltam outras e bem importantes», como as progressões nas carreiras, a reposição das anuidades e o alargamento do quadro de pessoal.
Com a remoção da denúncia do Acordo de Empresa na Carris, deixou de haver esta «chantagem negocial» e será possível avançar na negociação, o que já permitiu retirar a proposta de «banco» de horas. A Fectrans e o STRUP, num comunicado de dia 6, destacam a necessidade de tratar agora das valorizações remuneratórias; para admitir a ponderação de matérias de muito difícil convergência, insistem numa contrapartida que consagre a semana de 35 horas.