Defender os produtores
Jerónimo de Sousa esteve anteontem, 14, em Braga, a visitar uma exploração leiteira, aproveitando a ocasião para reafirmar o apoio do PCP aos pequenos e médios produtores.
O PCP quer limitar a acção da grande distribuição
Ao final da manhã de terça-feira, o Secretário-geral do Partido visitou uma vacaria na freguesia de Sequeira, acompanhado por uma delegação da qual faziam parte, entre outros, a deputada eleita pelo círculo eleitoral de Braga, Carla Cruz, e o membro da Comissão Política João Frazão. Na ocasião, Jerónimo de Sousa realçou a importância de serem tomadas medidas que protejam os produtores de leite e valorizem a produção nacional.
Chamando a atenção para o impacto negativo das medidas inscritas na PAC e das políticas para o sector dos sucessivos governos do País, o Secretário-geral do PCP denunciou a diminuição muito significativa do número de produtores de leite em pouco mais de 20 anos. Contudo, realçou, Portugal é ainda auto-suficiente na produção de leite cru, havendo por isso margem de crescimento para a produção de lacticínios, como iogurtes e queijo. Essa é uma «aposta necessária», acrescentou.
Ao mesmo tempo, o dirigente comunista lembrou que na origem dos principais problemas do sector está o fim das quotas leiteiras, e responsabilizou os partidos que, no País e na União Europeia, deixaram que ele fosse imposto. Também os baixos preços pagos à produção, impostos pelos grupos económicos da grande distribuição numa atitude de «ditadura comercial», são culpados pela ruína de muitos produtores.
Olhar para o futuro
Mais do que responsabilizar os que, no passado, contribuíram para as fragilidades do sector do leite no País, o Secretário-geral do PCP referiu ser urgente olhar para o futuro e tomar medidas que apoiem os produtores e valorizem o sector. Entre elas, assumem particular importância a adopção de um controlo rigoroso das importações de leite e, ao mesmo tempo, privilegiar a produção nacional, designadamente nos consumos do Estado, como nas cantinas escolares e hospitalares. Esse foi, aliás, o sentido de uma recomendação apresentada pelo PCP e já aprovada na Assembleia da República.
Jerónimo de Sousa foi mais longe nas propostas, exigindo ainda uma acção efectiva de fiscalização e punição da grande distribuição em matéria de «dumping», de promoções e de marcas brancas, apoios mais volumosos para os produtores aguentarem as suas produções e ainda propôs uma grande campanha de promoção do consumo da produção nacional, não esquecendo também a medida de fundo, que é a defesa da reposição das quotas leiteiras, de forma a regular o mercado e garantir a cada país o direito a produzir.
Todas estas medidas são, na opinião do PCP, urgentes para inverter uma situação que pode comprometer em absoluto a produção nacional, levando ao colapso de um importantíssimo sector para a economia do País. O dirigente do Partido manifestou também preocupação por não se sentirem ainda, no terreno, quaisquer melhorias na situação dos produtores de leite. As medidas entretanto tomadas, como os apoios por vaca leiteira, são ainda muito insuficientes para garantir que os produtores «possam ficar descansados».