Empresa vende espectáculos com anões

Retrocesso e humilhação

CNOD e ANDO denunciam e repudiam os serviços oferecidos pela empresa Mundial Eventos que incluem o arremesso, bowling e strip-tease com pessoas com nanismo.

As pessoas com nanismo têm direitos que devem ser respeitados

Esta prática, «que configura um profundo retrocesso, promove a humilhação, atenta contra a dignidade humana e viola os direitos das pessoas com deficiência», foi já «proibida noutros países e mereceu a condenação da ONU», recorda, em nota de imprensa, a Confederação Nacional dos Organismos de Deficientes (CNOD) e a Associação Nacional de Displasias Ósseas (ANDO).

Nestes serviços, informam as duas organizações, «a pessoa com nanismo é contratada com o único objectivo de ser alvo de gozo», sendo «arremessada em provas de distância» ou «lançada contra pinos de bowling», um «regresso aos tempos em que [tais pessoas] serviam de bobos da corte e em que eram figuras de atracção nas feiras».

«As pessoas com nanismo, como as demais pessoas com deficiência, têm direitos que devem ser respeitados», defende a CNOD e a ANDO, lembrando que a Constituição da República Portuguesa, a legislação e a Convenção da ONU sobre Direitos das Pessoas com Deficiência «são claras no combate à exclusão, ao preconceito e na defesa da dignidade humana».

Arranca a campanha da CNOD
Acessibilidade para todos

A Confederação Nacional de Organismos de Deficientes (CNOD) e a Associação Portuguesa de Deficientes (APD) agendaram para ontem, 15, ao final do dia, uma caminhada no Largo do Rato, com um conjunto de pessoas com deficiência, com e sem cadeiras de rodas, de idosos e de pessoas com carrinhos de bebé, de forma a demonstrar como é que um dos largos mais importantes de Lisboa pode transtornar a vida de tanta gente.

Com esta iniciativa – promovida em conjunto com a Confederação Nacional de Reformados, Pensionistas e Idosos (MURPI) e o Movimento Democrático de Mulheres (MDM) – foi lançada, na rua, a campanha «Ir, vir, viver – Acessibilidade para todos», com o objectivo de lançar um apelo, a todo o País, para que se identifique e denuncie a falta de acessibilidades para a população que tem deficiência ou mobilidade reduzida.

A CNOD, que promove esta campanha, vai ter um questionário na sua página de Internet (www.cnod.pt/home.htm) e vai publicar todas as fotografias que receber, para depois fazer uma denúncia dos casos que constituam obstáculos à inclusão.




Mais artigos de: Nacional

Manifestação cultural <br>e política

Sob o lema «Defender a Constituição, lutar por pensões dignas», mais de três mil pessoas participaram, dia 10, no Parque do Serrado, Seixal, no 21.º Piquenicão Nacional do MURPI.

Ameaças à soberania

Mais de uma centena de pessoas participaram no seminário «Tratados de livre comércio – Impactos na agricultura e floresta», promovido, no dia 5, pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA), em Santarém.

Devolução das freguesias já!

A Câmara do Seixal reclama a devolução das freguesias liquidadas no concelho (Seixal, Arrentela e Aldeia de Paio Pires) antes das eleições autárquicas de 2017.

CDU quer reconquistar Mértola

Em Mértola, no dia 4, teve lugar, no Centro de Trabalho do PCP, um Encontro Concelhio da CDU, iniciativa que serviu para fazer um balanço da situação do concelho, mas também para discutir ideias-chave quanto ao trabalho futuro da Coligação PCP-PEV. Durante os trabalhos...

Mil dias a afirmar Beja

Passados que estão mil dias desde que reassumiu os destinos do município de Beja, a CDU iniciou, no dia 13, uma campanha de contactos com a população do concelho, que se prolongará até ao dia 2 de Julho. «O esclarecimento da situação financeira do...

PS retira pelouros à CDU

A CDU saiu do executivo da Junta de Freguesia de Rio de Mouro, Sintra, depois de o presidente daquela autarquia ter retirado, no dia 30 de Maio, os pelouros a um dos eleitos da Coligação PCP-PEV, sem qualquer aviso prévio ou consulta. «O PS fez uma opção política: a de...

«Os Verdes» exigem soluções

O Partido Ecologista «Os Verdes» (PEV) questionou o Governo, na passada semana, sobre a falta de médicos de família e de condições no Centro de Saúde de Corroios, no concelho Seixal, que se encontra a funcionar num edifício de habitação adaptado para o...

CPPC no Alentejo

Amanhã, às 21 horas, no Largo do Tribunal, em Beja, tem lugar uma sessão pública, promovida pelo Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC), sobre «A situação internacional e a luta pela paz». A iniciativa conta com a...

Festival Liberdade 2016

Nos dias 10 e 11 de Junho decorreu no concelho do Barreiro o Festival Liberdade 2016, organizado pela Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS), em conjunto com os municípios de Alcochete, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Seixal,...