Editorial

BASTA DE SUBMISSÃO!

Esta semana ficou marcada pelos desenvolvimentos da situação em torno da Caixa Geral de Depósitos (CGD). Depois das...
Opinião
Crónica Internacional

Provocadores NATOs

Têm estado a decorrer as maiores manobras militares da NATO na Europa Oriental, envolvendo 31 mil soldados de 24 países. Basta...
PCP

O PCP na defesa da arte<br>do Vale do Côa

A posição do PCP perante o património do Vale do Côa insere-se no seu programa de «Uma Democracia Avançada, os Valores de Abril no Futuro de Portugal», onde a democracia cultural é uma vertente indissociável da democracia política, económica e social. Uma posição, acção e intervenção do PCP, consequente desde 1995 até aos dias de hoje e reconhecida por muitos, pelo seu papel inequívoco e afirmativo na defesa deste património único.

A talhe de foice

Mais difícil

Os jornalistas ou apresentadores de televisão, em Portugal, quase não sabem fazer a contagem ordinal, substituindo-a...
Actual

Cara e coroa

Fértil em descobertas, aquela parte do País sempre pronta a vender gato por lebre redescobriu agora em Carlos Moedas, o...
Actual

Cuidado com as imitações

Já se sabe que Marcelo Rebelo de Sousa começou a campanha que o iria levar a Presidente da República há muitos...
Actual

Tudo às claras

Maria Luís Albuquerque, a ministra das Finanças de Passos Coelho, cuja nomeação motivou a irrevogável...
Em Foco

Saber resistir<br>para poder avançar

O XV e o XVI congressos do PCP, realizados em 1996 e 2000, tiveram lugar num período de forte ofensiva das forças do grande capital, em Portugal como a nível global. Os comunistas portugueses souberam resistir e preparar o caminho para novos avanços.

Unimos vozes dia 18

Na marcha «Unir vozes em defesa da escola pública», que este sábado tem início às 14h30, no Marquês de Pombal, em Lisboa, vai de novo mostrar-se o amplo, diversificado e crescente movimento que reuniu mais de 70 mil assinaturas em 15 dias e que pretende dar força a medidas e orientações políticas que tenham no centro a escola de todos, afirmando os valores inscritos na Constituição e consolidando os serviços públicos e as funções sociais do Estado.
PCP

O jornal que dá voz à luta do povo

A campanha nacional de divulgação do Avante!, lançada aquando do seu 85.º aniversário, conhece novos desenvolvimentos com o lançamento de materiais gráficos de promoção.

Pelo direito à mobilidade

Jerónimo de Sousa viajou num comboio da Fertagus entre o Fogueteiro e Lisboa, no dia 9, para dar visibilidade à proposta do PCP de alargamento e valorização do passe social intermodal.

Defender os produtores

Jerónimo de Sousa esteve anteontem, 14, em Braga, a visitar uma exploração leiteira, aproveitando a ocasião para reafirmar o apoio do PCP aos pequenos e médios produtores.

«Mais mil e tantos...»

A Organização Regional de Lisboa do PCP tem em curso uma campanha de afirmação do projecto do Partido e de recrutamento de novos militantes.

Árvores na Quinta do Cabo

Começaram a ser plantadas no passado fim-de-semana novas árvores na Quinta do Cabo. Esta iniciativa...

Conquistas no Metro

A célula do PCP no Metropolitano de Lisboa valoriza, num comunicado emitido no dia 8, «duas importantes vitórias numa luta...

Festa da Igualdade

O Parque de Lazer da Vila de Brito acolheu no dia 11 a Festa da Igualdade, promovida pela Comissão de...

TVI abre Portas

Dentro de uma semana, a 23 de Junho, teremos espelhado por toda a imprensa os resultados e consequências do referendo britânico...
Trabalhadores

Aviso às concessionárias

A Itau e a Gertal, a Eurest, a Servirail e outras concessionárias de cantinas, refeitórios, fábricas de refeições, áreas de serviço e bares dos comboios, bem como a associação patronal Ahresp, devem ter em conta o que se passou no dia 9.

Cortar o assédio pela raiz

A unidade dos trabalhadores, uma intervenção mais eficaz da ACT e da CITE e maior celeridade nos tribunais são necessárias para combater e eliminar o assédio moral e sexual nos locais de trabalho.

Confirmada greve no <i>handling</i>

O Sitava convocou três dias de greve em todas as empresas de assistência em escala nos aeroportos, reclamando do Governo o cumprimento até 30 de Junho de uma resolução aprovada há mais de dois meses no Parlamento.

Vitórias que contam

A Câmara Municipal de Oeiras, reconhecendo razão ao STAL/CGTP-IN e aos trabalhadores, comunicou ao sindicato que decidiu pagar...

35 horas para enfermeiros

Poderá ser assinado no dia 20 um protocolo para regular as negociações sobre a aplicação do limite...

Aumento dos salários

Os trabalhadores da Secil, no Outão, concentram-se amanhã, sexta-feira, 17, às 16h00, à porta da cimenteira,...
Assembleia da República

É preciso pôr fim ao regabofe

O Parlamento aprovou, na generalidade, dia 9, três projectos de lei do PCP relacionados com o combate aos off-shores, à criminalidade económica e financeira, à transparência e à tributação nas transacções financeiras. Outros três diplomas seus sobre as mesmas matérias baixaram à comissão, sem votação.

Rumar em defesa<br>da Escola Pública

O PCP identifica medidas de sentido positivo em matéria de política de educação – algumas «estancam» ou «invertem» mesmo o rumo seguido pelo governo anterior do PSD e do CDS –, defendendo no entanto que importa «ir mais longe» na defesa da Escola Pública.

AR contra eventuais sanções<br>ao País

A Assembleia da República aprovou um voto apresentado pelo PS, PCP, PEV, BE e PAN de condenação pela eventual aplicação de sanções de Bruxelas a Portugal por incumprimento do Pacto de Estabilidade e Crescimento.

Nacional

Manifestação cultural <br>e política

Sob o lema «Defender a Constituição, lutar por pensões dignas», mais de três mil pessoas participaram, dia 10, no Parque do Serrado, Seixal, no 21.º Piquenicão Nacional do MURPI.

Retrocesso e humilhação

CNOD e ANDO denunciam e repudiam os serviços oferecidos pela empresa Mundial Eventos que incluem o arremesso, bowling e strip-tease com pessoas com nanismo.

Ameaças à soberania

Mais de uma centena de pessoas participaram no seminário «Tratados de livre comércio – Impactos na agricultura e floresta», promovido, no dia 5, pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA), em Santarém.

Devolução das freguesias já!

A Câmara do Seixal reclama a devolução das freguesias liquidadas no concelho (Seixal, Arrentela e Aldeia de Paio Pires) antes das eleições autárquicas de 2017.

CDU quer reconquistar Mértola

Em Mértola, no dia 4, teve lugar, no Centro de Trabalho do PCP, um Encontro Concelhio da CDU, iniciativa que serviu para fazer um...

Mil dias a afirmar Beja

Passados que estão mil dias desde que reassumiu os destinos do município de Beja, a CDU iniciou, no dia 13, uma campanha de...

PS retira pelouros à CDU

A CDU saiu do executivo da Junta de Freguesia de Rio de Mouro, Sintra, depois de o presidente daquela autarquia ter retirado, no dia 30 de...

CPPC no Alentejo

Amanhã, às 21 horas, no Largo do Tribunal, em Beja, tem lugar uma sessão pública, promovida pelo Conselho...

Festival Liberdade 2016

Nos dias 10 e 11 de Junho decorreu no concelho do Barreiro o Festival Liberdade 2016, organizado pela...
Europa

Resistência revigorada

Ao fim de mais de três meses de luta incessante contra a reforma laboral, sete organizações sindicais realizaram, dia 14, uma enorme manifestação na capital francesa.

Soberania em risco

O parlamento do Luxemburgo aprovou, dia 7, uma moção em que apela ao governo a que não adopte o acordo de livre comércio com o Canadá (CETA).

Greves na Grécia

Professores, médicos, enfermeiros e funcionários hospitalares cumpriram, dia 8, uma greve de 24 horas, exigindo a...

Pela boca morre o peixe

O TTIP, tratado de livre comércio entre a União Europeia e os Estados Unidos, está neste...
Internacional

«Guerra fria» volta a aquecer

Artigo de acesso livre

A Cimeira da NATO em Varsóvia deverá consolidar o reforço da organização no Leste da Europa, onde por estes dias a Aliança Atlântica tem vindo a realizar os maiores exercícios militares desde a «guerra fria».

O Brasil saiu à rua

Centenas de milhares de brasileiros manifestaram-se sexta-feira, 10, contra o golpe de Estado e Michel Temer, cujo governo golpista cumpre um mês.

Obscena riqueza

A concentração da riqueza mundial assim como o seu agravamento foram confirmados num relatório divulgado dia 7 pelo...

Paz recua

O nível de paz global teve a maior queda dos últimos seis anos, afirma o fundador e financiador do Instituto para a Economia e...

Não à OSCE armada

Milhares de pessoas protestaram, dia 10, no centro de Donetsk, contra o envio para as regiões Leste da Ucrânia de uma...

PCP visita Angola

Uma delegação do Partido Comunista Português composta Pedro Guerreiro e José Capucho, membros do Secretariado do...
Temas

Sair ou ficar, eis a questão<br>– declarações do Partido Comunista Britânico<br>ao Avante!

Em vésperas do referendo sobre a permanência ou não do Reino Unido na União Europeia, que tem lugar na próxima quinta-feira, 23, regista-se uma ingerência sem precedentes das principais figuras da NATO, dos EUA e da Comissão Europeia na vida política britânica. A pressão a favor do «não» à saída («Brexit»), reveladora da importância estratégica atribuída à participação britânica na UE, pode ter sido contraproducente, afirma o Partido Comunista Britânico, em resposta a questões colocadas pelo Avante!. «Seja qual for o lado que ganhe, considera o PCB, o Partido Conservador continuará fracturado, o que abre oportunidades para o Partido Trabalhista sob a liderança de Corbyn e para a esquerda.


Argumentos
TVisto

Adeus, até ao seu regresso

Bem se sabe que estes são, para todo o País, os dias do futebol que está a ser jogado em França e, em muito...
Filme do Mês

O dinheiro como monstro

Que função tem o dinheiro no sistema capitalista na sua fase actual? Tem uma função...
Memória
Aconteceu

Fechar Almaraz

Cerca de duas mil pessoas, entre as quais 600 portugueses, participaram, dia 11 numa manifestação ibérica para exigir o...

Faleceu Paquete de Oliveira

O sociólogo José Manuel Paquete de Oliveira morreu, dia 11, em Lisboa, aos 79 anos, vítima de doença...

Os barcos da muleta

O livro «Antigamente da Bela Vista Viam-se os Barcos da Muleta», de Armando Sousa Teixeira, foi apresentado, dia 11, no...

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP Soluções...

A semana em resumo

Frases

“Enquanto ministro, Portas sempre pareceu um delegado comercial, promovendo negócios...