Editorial

Organização e luta

A semana que passou fica marcada por significativos acontecimentos: em primeiro lugar, pelo impacto político e social da grandiosa...
Opinião
PCP

Fortalecer a luta, reforçar a CDU

Como já foi correctamente apontado, as recentes e inaceitáveis declarações de Cavaco Silva não deixam de ter o mérito de contribuir para uma maior clarificação quanto aos reais objectivos prosseguidos pelos mentores e executantes da política de direita, isto é, os grandes grupos económicos e financeiros (sejam nacionais ou estrangeiros) e os partidos que realizam a sua política.

Crónica Internacional

Ucrânia

Não será possível compreender os recentes e preocupantes desenvolvimentos da situação na Ucrânia sem...
Actual

Pobres dos ricos

A revista «Forbes» publicou recentemente a sua lista dos mais ricos do mundo. Lá estão incluídos os...
Actual

Os sapatos

Abre a gente um qualquer jornal, económico ou generalista, sirva ele os interesses específicos que servir, dentro dos...
Actual

Abre os olhos!

Já terão visto a última abjecção fermentada nas meninges de algum servente da ideologia dominante, exposta...
A talhe de foice

O bando

O Governo já nem «corre atrás do prejuízo» (como gostam de dizer alguns comentadores): age como calha e nunca...
Em Foco

Lutar por uma outra Europa

João Ferreira apresentou a Declaração Programática do PCP para as Eleições para o Parlamento Europeu, por «um Portugal com futuro numa Europa dos trabalhadores e dos povos», onde os direitos, o desenvolvimento e a soberania são os eixos centrais e incontornáveis.

Compromisso que fala a verdade

Para Jerónimo de Sousa, a Declaração Programática apresentada é um «compromisso dos comunistas portugueses para com os trabalhadores, o povo e o País», que assenta na profunda confiança de que «o rumo de destruição económica, de empobrecimento, de regressão social e de ataque à soberania nacional não é inevitável e pode ser invertido».
PCP

Orgulho no passado<br> confiança no futuro

O Partido Comunista Português iniciou, no fim-de-semana, as comemorações do seu 93.º aniversário em dezenas de iniciativas nas quais participaram milhares de militantes e simpatizantes. No vibrante comício de Lisboa como no grande almoço do Seixal, em que marcaram presença Jerónimo de Sousa e João Ferreira, uma coisa ficou desde logo clara: o colectivo partidário comunista está coeso e determinado em prosseguir o seu combate de sempre contra a exploração e a opressão, pela democracia, o progresso e a justiça social.

Renegociar a dívida é indispensável

O Manifesto subscrito por 70 personalidades que defendem a renegociação da dívida pública vem dar razão à proposta que o PCP apresentou há quase três anos.

Propaganda e favorecimento dos poderosos

Os objectivos do Governo para os investimento em infra-estruturas de transporte representam, para o PCP, a continuação da submissão aos interesses do grande capital.

Democracia cultural

Sob o lema «Unidade na luta pela democracia cultural», realizou-se no início de Março, em Almada, o «Encontro...

CT da Amadora reabre

Depois de ter sido destruído num incêndio, em Setembro do ano passado, reabriu no sábado o...
Trabalhadores

Dias de luta a subir

Na semana nacional de protesto e luta, a decorrer desde dia 8, as reivindicações de aumentos salariais e defesa de direitos cruzam-se com a exigência de substituição do Governo e antecipação das eleições legislativas, para abrir caminho a uma política de esquerda e soberana, que a CGTP-IN defende para responder aos interesses dos trabalhadores e do País.

Mais salário com mais luta

A CGTP-IN divulgou uma lista de empresas onde foram alcançados aumentos salariais para o corrente ano. Em alguns casos, foi mesmo superada a reivindicação geral de um euro por dia.

Polícias unidos exigem celeridade

Milhares de profissionais das forças e serviços de segurança fizeram, no dia 6, a maior manifestação de sempre do sector, dando mais força à exigência de solução rápida para as questões colocadas ao Governo.

O PR fugiu

«O Presidente da República tem medo dos trabalhadores», protestou a União dos Sindicatos de Aveiro. Numa nota que...
Assembleia da República

Mentiras e eleitoralismo

Jerónimo de Sousa teceu duras críticas ao chefe do Governo a quem acusou de «falta de lealdade» e de «mentir aos portugueses» a propósito dos cortes nos salários e pensões.

Luta sem tréguas pela igualdade

O Governo pretende «impor aos trabalhadores do século XXI os direitos do século XIX». A acusação é da deputada Rita Rato e nela está o retrato fiel da política em curso de destruição e retrocesso social.

Lei «garrote»

PSD e CDS chumbaram os projectos de lei do PCP e do BE que visavam revogar a lei dos compromissos. De todos os quadrantes da...

Faltam as acções concretas

A maioria PSD/CDS-PP chumbou o projecto de resolução do PCP que preconizava medidas de apoio às vítimas das...

Alterações à lei do asilo

Foi recentemente aprovado, em votação final global, com os votos favoráveis do PSD, PS e CDS-PP, os votos contra do PCP e...
Nacional

Continuar a luta

O Dia Internacional da Mulher foi assinalado no sábado com iniciativas de Norte a Sul do País, visando homenagear o empenho e a luta de muitas gerações de mulheres pelos seus direitos, mas também para denunciar e combater as discriminações e desigualdades que ainda subsistem na nossa sociedade e no mundo.

Ilda Figueiredo mandatária

Ilda Figueiredo é a mandatária da lista da CDU às eleições para o Parlamento Europeu, que se realizam a 25...

Porto esquecido

A CDU no Porto critica o «abandono» e a «degradação» do património cultural e natural do Vale de Massarelos, e defende um investimento municipal prioritário para esta e outras zonas esquecidas da cidade.

PCP contra transferências

No dia 5, em reunião extraordinária da Câmara de Lisboa, foi aprovada a lista nominativa de transição dos...
Europa

Pelo direito de decidir

O Dia Internacional da Mulher foi assinalado com manifestações em várias cidades de Espanha em que participaram dezenas de milhares de homens e mulheres.

 

Cortes custam vidas

Um relatório publicado na revista médica britânica The Lancet acusa o governo grego e a troika de estarem a provocar um recuo escandaloso nos níveis de saúde da população.

Meio milhão com zero horas

O gabinete oficial de estatísticas britânico reconheceu que o número de contratos com zero horas é afinal muito...

Supremo aponta ilegalidade

Uma sentença do Tribunal Supremo de Espanha veio lembrar as administrações públicas de que não podem...

Violência vitima mulheres

Uma em cada três mulheres na União Europeia é vítima de violência, revelou um estudo da Agência para os...

Do prefácio e do resto

1. Cavaco abriu o livro. No passado fim-de-semana, o jornal do regime deu à estampa, em pré-publicação, excertos...
Internacional

Chave tripla

A República Autónoma da Crimeia realiza, domingo, um referendo sobre a união à Rússia, o qual ocorre num quadro de tensão diplomática e militar envolvendo a Ucrânia.

FMLN volta a vencer

O candidato da Frente Farabundo Martí para a Libertação Nacional (FMLN) foi eleito presidente de El Salvador e promete continuar o caminho iniciado em 2009.

Regime em causa

A coligação governamental do presidente Juan Manuel Santos (partidos Unidade, Liberal e Mudança Radical) perdeu a...
Argumentos
TVisto

A nova viagem de um globetrotter

Liguei o televisor, sintonizei o canal que tenho por dominante e, inesperadamente para mim, lá estava ele. Confesso aliás que...
Aconteceu

Reuniões e outras iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP   Logótipo do...

A semana em resumo

Frases

  “Passos Coelho sabe muito bem que o valor da sua palavra é nulo, e isso...