Violência vitima mulheres

Uma em cada três mulheres na União Europeia é vítima de violência, revelou um estudo da Agência para os Direitos Fundamentais (FRA), que realizou 42 mil entrevistas nos 28 estados-membros.

Na apresentação oficial do trabalho, dia 4, a responsável pela Agência, Joanna Goodey, salientou que a informação apurada revela «claramente» que «os direitos das mulheres na UE não estão a ser garantidos na prática».

«Se estes dados dissessem respeito a um país fora da UE, haveria imensas declarações de indignação, mas isto é dentro da UE», observou Goodey.

A prevenção da violência foi tema de uma audição, promovida, dia 5, pela Comissão dos Direitos da Mulher e da Igualdade dos Géneros, no Parlamento Europeu. Na iniciativa participou a socióloga Maria Inês Fontinha, directora de o «Ninho», Instituição Particular de Solidariedade Social, que foi convidada pela deputada do PCP, Inês Zuber.



Mais artigos de: Europa

Pelo direito de decidir

O Dia Internacional da Mulher foi assinalado com manifestações em várias cidades de Espanha em que participaram dezenas de milhares de homens e mulheres.

 

Cortes custam vidas

Um relatório publicado na revista médica britânica The Lancet acusa o governo grego e a troika de estarem a provocar um recuo escandaloso nos níveis de saúde da população.

Meio milhão com zero horas

O gabinete oficial de estatísticas britânico reconheceu que o número de contratos com zero horas é afinal muito superior ao anteriormente estimado. Como noticia o diário The Independent, na edição de segunda-feira, 10, a autoridade estatística decidiu alterar o...

Supremo aponta ilegalidade

Uma sentença do Tribunal Supremo de Espanha veio lembrar as administrações públicas de que não podem recorrer a desempregados para substituir trabalhadores efectivos ou para o desempenho de tarefas permanentes. O acórdão, divulgado na imprensa dia 7, indeferiu um recurso...

Do prefácio e do resto

1. Cavaco abriu o livro. No passado fim-de-semana, o jornal do regime deu à estampa, em pré-publicação, excertos do mais recente livro do inquilino do Palácio de Belém (a ostensiva e reiterada violação das suas obrigações não levou, ainda,...