A talhe de foice
Na História
PCP
A crise, o Big Brother e as comadres
Como sempre temos vindo a afirmar, a democracia política é indissociável da democracia económica, social e cultural e tem com estas outras vertentes uma relação dialéctica. O inverso é igualmente verdade, adquirindo hoje uma actualidade gritante e uma importância central no desenvolvimento do factor subjectivo da luta.
Crónica Internacional
O que há de novo a Leste
Actual
O critério
Actual
Habilidades
Actual
Branqueamentos
Cartaz
Avante! especial
Incentivo à reflexão, à intervenção e à luta
O Congresso «Álvaro Cunhal, o projecto comunista, Portugal e o Mundo de hoje», realizado no fim-de-semana na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, foi um momento ímpar de reflexão em torno do legado teórico e prático do histórico dirigente comunista, que mantém, nos dias de hoje, uma flagrante e inegável actualidade. Nas dezenas de intervenções que preencheram as quatro sessões do Congresso foram abordados diversos aspectos da vida, do pensamento e da luta de Álvaro Cunhal, com especial destaque para aqueles que têm projecção nos combates que os comunistas hoje travam, lado a lado com muitos outros que o não são, pelos objectivos a que tão exemplarmente dedicou toda a sua vida e o melhor das suas imensas capacidades.
Uma vida e uma obra que iluminam os combates de hoje
Percurso exemplar
Entrevista histórica
Aprender com o passado para projectar o futuro
Os exaltantes e complexos caminhos da transformação social
Organizar e lutar
Identidade comunista
Patriotismo e internacionalismo
Contributo essencial
Contributos preciosos
Comício no Campo Pequeno
Passado o Congresso (com o êxito que procurámos salientar nas páginas anteriores), as comemorações do centenário do nascimento de Álvaro Cunhal têm o próximo ponto alto no comício de 10 de Novembro, no Campo Pequeno, em Lisboa.
«Basta de roubos e mentiras!»
Compromisso com a mudança
Tal como é prática habitual do PCP, a CDU em Loures – força maioritária, mas sem maioria absoluta – ofereceu pelouros na Câmara Municipal a todos as restantes forças partidárias (PS e PSD). O PS não aceitou essa responsabilidade, ao contrário do PSD.
Vigilantes comunistas
Homenagear Álvaro Cunhal
Plenário em Paris
Orçamento merece chumbo
No apelo à participação na concentração de amanhã, às dez horas, frente à Assembleia da República, a CGTP-IN e os sindicatos apontam como primeiro objectivo «chumbar» a proposta de Orçamento do Estado para 2014, apresentada pelo Governo e que vai ser sujeita à votação na generalidade.
Forte greve nos CTT
A greve de 25 de Outubro contou com enorme adesão de mais de 80 por cento dos trabalhadores, e veio dar mais ênfase à mensagem que o Governo e a sua administração não queriam que fosse entregue.
Greve nacional dia 8
Com mais de um milhão de trabalhadores e pensionistas ameaçado de novos cortes nos rendimentos, a greve de 8 de Novembro, convocada pela Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública, ganha crescente apoio.
Polícias na rua dia 21
Derrotar as 40 horas
Resistentes na McDonald's
Carregar todo o fardo no povo
«Um passo significativo na agudização da crise», com os mesmíssimos objectivos de roubo dos trabalhadores e reformados e de «reconfiguração do Estado à medida da banca e dos grandes grupos económicos», assim avalia o PCP o Orçamento do Estado para 2014, cuja discussão na generalidade tem hoje início na AR.
Mais dependência e desastre
Qualquer amarra à troika para lá de Junho de 2014 – chame-se-lhe o que se quiser – é má para o País e só comprova, à luz dos interesses nacionais, o completo falhanço desta política.
Ingerência e insulto
Destruição prossegue
Pôr Loures a andar para a frente
O Pavilhão Paz e Amizade acolheu no dia 22 de Outubro a cerimónia de tomada de posse dos autarcas eleitos para a Câmara e Assembleia Municipal de Loures. Na iniciativa, que contou com a presença de Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP, Bernardino Soares prometeu «cumprir a mudança» pedida pela população.
Odivelas precisa<br> de uma política diferente
JCP saúda luta dos estudantes
Desenvolver Almada
«Até amanhã, camaradas»<br> no cinema
Comunistas reforçam votação
As eleições legislativas antecipadas na República Checa, realizadas a 25 e 26, significaram uma pesada derrota para a direita governante e um claro avanço para os comunistas.
Penúria financeira
Os deputados do PCP no Parlamento Europeu alertam para o risco de o orçamento da UE para 2014 poder sofrer cortes drásticos, criando uma situação de penúria financeira.
Espanhóis pela saúde e educação
Extremismos
Escândalo global
Milhares de pessoas protestaram em Washington contra o programa de espionagem dos EUA, iniciativa que ocorreu no final de uma semana em que foram revelados novos dados sobre a escandalosa vigilância global.
Síria colabora e cumpre
A maioria das instalações passíveis de produzirem armas químicas na Síria foram já visitadas pela missão mandatada pelas Nações Unidas, a qual também recebeu o inventário do arsenal e a localização dos depósitos.
Paquistão nega colaboração
Confrontos prosseguem
Consequências da guerra imperialista
O que cinco motoristas podem fazer
Drama no seio da Revolução de Outubro
Trotsky pedira a demissão do seu cargo de Comissário para os Negócios Estrangeiros. O Comité Central parecia agonizar numa luta terrível para conseguir consenso durante o debate que levaria à designação dos camaradas que haviam de seguir para Brest-Litovsk e proceder, finalmente, à assinatura do Tratado com o governo alemão.